Debate Sobre a Música na Igreja

Os Adventistas e o Medo do Legalismo

por: Pr. Douglas Reis

O medo do legalismo ronda o cristianismo. Em parte, isso é justificável, uma vez que é a tendência do ser humano encarar suas ações como meritórios do ponto de vista da salvação. Assim fazendo, corremos o risco de deixarmos de lado aquela confiança exclusiva em Deus, o único que pode nos salvar. Entretanto, quando se classifica a obediência, em todas as exigências que a Palavra faz, como legalismo, algo está profundamente errado.

A obediência é prova de discipulado, não de salvação. Alguém pode estar salvo sem ainda obedecer completamente ao que a Bíblia ensina – ou por falta de instrução ou por deficiência pessoal. Se pensarmos de forma ampla, ninguém é perfeitamente leal a Jesus. Somos pecadores e a salvação não anula por completo a natureza pecaminosa com suas inclinações. Requerer comportamento impecável é a heresia dentro do adventismo que se chama perfeccionismo. O discipulado compreende a reprodução gradativa do caráter de Jesus na vida de seus filhos, sendo um aspecto importante da transformação gradativa do caráter do cristão (ao que chamamos santificação).

Assim, não podemos supervalorizar, nem menosprezar a obediência. Ela está relacionada com a maturidade cristã. Temas como uso de joia, tipos de música a ser consumida e produzida, estilo de adoração, vestimenta e alimentação são temas sensíveis, especialmente na conjuntura atual em que se encontra o adventismo. Criticar a postura da denominação, alegando que tais ênfases seriam resquícios legalistas, é o discurso favorito daqueles que não veem (ou não querem ver) que a mensagem do evangelho é integral e afeta a existência em todas as suas dimensões.

É mais fácil apelar para o modelo evangélico de graça barata (defendido, evidentemente, apenas por alguns evangélicos), o qual descarta a obediência ou que a reduz a muito pouco. Muitos adventistas têm feito isso, na esperança de viver uma fé mais “livre”; assim, não apenas arrumam pretextos para fugir de seu compromisso (não com a igreja, mas com o Senhor), além de minarem a base de sustentação do movimento, que consiste na revelação divina, expressa na Bíblia e nos testemunhos (embora os livros de Ellen G. White sejam descartados completa ou parcialmente por gente que se diz adventista…).

Em nome do medo do legalismo, está surgindo uma postura crítica que reduz a contribuição adventista a uma angu ralo, compreendendo estar salvo em Jesus, aguardar sua volta e descansar no sábado. O dia em que adventismo for apenas isso, teríamos de admitir que Deus tem pouco a dizer aos seres humanos, inquietos em sua ânsia pela verdade. Felizmente, não é o caso!


Fonte: Questão de Confiança


Tags: