A Forma da Adoração / Ellen G. White e a Música na Igreja

Louvando a Deus!

1. Gratidão e louvor devem ser cultivadosI Crônicas 16:8-36

  • “Quando os dez leprosos foram curados, unicamente um volveu em busca de Jesus e deu-Lhe glória. Não sejamos nós como os ingratos nove, cujo coração não foi tocado pela misericórdia de Deus” (Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 108).
  • “Eduquemos, pois, o coração e os lábios a entoar o louvor de Deus por Seu incomparável amor” (A Ciência do Bom Viver, pág. 253).

Nota: Ellen White sugeriu aos funcionários da editora que deveriam ter reuniões de oração e que estas deveriam “realizar-se pelo menos uma vez por semana.” (Testemunhos Para a Igreja, vol. 4 pág. 461).

2. O poder do louvorII Crônicas 20:1-30

  • “Começai a educar vossa língua a louvá-Lo, e treinai vosso coração a fazer melodia a Deus; e quando o maligno começa a cercar-vos de sombras, cantai louvor a Deus.” (The Review and Herald, 5 de Agosto de 1890. Citado em Nos Lugares Celestiais (MM) 29 de Março, p. 94).
  • “Nunca se deve perder de vista o valor do canto como meio de educação. Que haja cântico no lar, de hinos que sejam suaves e puros, e haverá menos palavras de censura e mais de animação, esperança e alegria. Haja canto na escola, e os alunos serão levados para mais perto de Deus, dos professores e uns dos outros” (Educação, pág. 168).

3. Alguns dos benefícios que resultam do louvorProvérbios 17:27

  • O louvor nos permite ter mais poder na oração.
  • “Caso a amorável bondade de Deus suscitasse mais ações de graças e louvores, teríamos incomparavelmente mais poder na oração.” (Testemunhos Para a Igreja, vol.5, pág. 317)

  • O louvor pode ser usado contra o desânimo.

    “O canto é uma arma que podemos empregar sempre contra o desânimo. Ao abrirmos assim o coração à luz da presença do Salvador, teremos saúde e Sua bênção.” (A Ciência do Bom Viver, pág. 254)

  • O louvor nos permite ter mais abundância do amor de Deus.

    “Caso a amorável bondade de Deus suscitasse mais ações de graças e louvores, teríamos (…) mais e mais abundância do amor de Deus, e mais e mais motivos por que O louvar.” (Testemunhos Para a Igreja, vol.5, pág. 317)

  • O louvor aumenta a fé, a esperança e a coragem.

    “Se mais louvores de Deus tivessem lugar agora, esperança e coragem e fé aumentariam constantemente.” (Profetas e Reis pág. 100)

  • O Louvor promove a saúde.

    “Coisa alguma tende mais a promover a saúde do corpo e da alma do que um espírito de gratidão e louvor.” (A Ciência do Bom Viver, pág. 251)

  • O louvor não nos permite esquecer as bênçãos recebidas.

    “Quantas vezes os que estão com saúde esquecem as maravilhosas bênçãos que lhes são continuamente concedidas dia a dia, ano após ano! Não rendem a Deus tributo de louvor por todos os Seus benefícios.” (Testemunhos Para a Igreja, vol.5, pág. 315)

  • O louvor aumenta nosso poder de testemunhar.

    “Louvar a Deus em plenitude e sinceridade de coração é tanto um dever quanto o é a oração. Devemos mostrar ao mundo e a todos os seres celestiais que apreciamos o maravilhoso amor de Deus à humanidade decaída, e esperamos maiores bênçãos de Sua infinita plenitude. Muito mais do que o fazemos, precisamos falar dos capítulos preciosos de nossa experiência. Depois de um derramamento especial do Espírito Santo, nossa alegria no Senhor e nossa eficiência em Seu serviço aumentariam grandemente com o recontar Sua bondade e Suas maravilhosas obras a favor de Seus filhos.” (Parábolas de Jesus, pág. 159)

  • O louvor nos traz mais perto do céu.

    “A alma pode ascender para mais perto do Céu nas asas do louvor. Deus é adorado com hinos e músicas nas cortes celestes, e, ao exprimir-Lhe a nossa gratidão, estamo-nos aproximando do culto que Lhe é prestado pelas hostes celestes.” (Caminho a Cristo, pág. 104)

Nota: “Língua alguma pode traduzir, nenhuma mente conceber a bênção que resulta de apreciar a bondade e o amor de Deus” (A Ciência do Bom Viver, pág. 251).

4. Algumas das muitas coisas pelas quais devemos louvar a DeusLamentações 3:22, 23

  • O dom do Filho de Deus

    “E através dos séculos infindos, enquanto os remidos andam na luz do Senhor, hão de louvá-Lo por Seu inefável Dom — Emanuel, ‘Deus Conosco’.” (O Desejado de Todas as Nações, pág. 14).

  • A bondade e misericórdia de Deus

    “(…) devem ser enfatizadas a bondade e as múltiplas misericórdias de Deus. Fôssemos tão livres para dar expressão à nossa gratidão pelas misericórdias recebidas como somos para falar de mágoas, dúvidas e incredulidade, poderíamos levar alegria ao coração de outros, em vez de lançar desânimo e trevas sobre eles.” (Testemunhos Para a Igreja, vol. 4, pág. 461).

  • As bênçãos de cada novo dia

    “Que as novas bênçãos de cada dia nos despertem no coração louvor por esses testemunhos de Seu amoroso cuidado.” (A Ciência do Bom Viver, pág. 253).

  • A paz de Deus em nossos corações

    “E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.” Colossenses 3:15

    “Agradecei-Lhe pela paz que tendes no coração. De manhã, ao meio-dia e à noite, qual suave perfume, ascenda ao Céu a vossa gratidão.” (A Ciência do Bom Viver, pág. 253).

  • A proteção dada pelos anjos

    “Todo o Céu está interessado em nossa salvação. Anjos de Deus, milhares de milhares, e dezenas de milhares vezes dezenas de milhares, são comissionados a ministrar em favor dos que herdarão a salvação. Guardam-nos do mal e fazem recuar as forças das trevas que estão procurando destruir-nos. Não temos razão para nos sentirmos agradecidos a cada momento, gratos até mesmo quando aparentes dificuldades existem em nosso caminho?” (Testemunhos Para a Igreja, vol. 6, pág. 63).

  • Bênçãos temporais e conforto

    “Deve-se dar ações de graças e louvor a Deus pelas bênçãos temporais e por todos os confortos que Ele nos concede. Deus quer que cada família que Ele está preparando para habitar nas mansões eternas lá em cima Lhe dê glória pelos ricos tesouros de Sua graça.” (Orientação da Criança, pág. 90).

  • Os incomparáveis encantos de Cristo

    “Não é coisa pequena transformar um espírito terreno, amante do pecado, e levá-lo a compreender o inexprimível amor de Cristo, os encantos de Sua graça e a excelência de Deus, de maneira que a alma seja possuída de amor divino e fique cativa dos mistérios celestes. Quando a pessoa compreende essas coisas (…) Cristo é o encanto de sua vida, a coroa de seu regozijo.(Testemunhos Para a Igreja, vol. 2, pág. 294).

  • Por nos guardar durante a noite

    “Quando abris os olhos pela manhã, dai graças a Deus por vos haver guardado durante a noite.” (A Ciência do Bom Viver, pág. 253).

Nota: “O pensamento de que Cristo morreu para obter-nos o dom da vida eterna, é suficiente para despertar em nosso coração a mais sincera e fervorosa gratidão, e de nossos lábios o mais entusiástico louvor.” (Filhos e Filhas de Deus (MM), pág. 238). “A grandeza desse dom devia fornecer ao homem um tema de ação de graças e de louvor que perdurasse pelo tempo e a eternidade. ” (Filhos e Filhas de Deus (MM), pág. 243).

Desenvolva um plano para “educar” seu coração e lábios para louvar a Deus. Veja Daniel 6:10.

“Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor.” (Salmo 150:6).

“Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens” (I Timóteo 2:1).

“Esquecendo nossas próprias dificuldades e aflições, louvemos a Deus pela oportunidade de viver para glória de Seu nome. Que as novas bênçãos de cada dia nos despertem no coração louvor por esses testemunhos de Seu amoroso cuidado. Quando abris os olhos pela manhã, dai graças a Deus por vos haver guardado durante a noite. Agradecei-Lhe pela paz que tendes no coração. De manhã, ao meio-dia e à noite, qual suave perfume, ascenda ao Céu a vossa gratidão.” (A Ciência do Bom Viver, pág. 253).

“Língua alguma pode traduzir, nenhuma mente conceber a bênção que resulta de apreciar a bondade e o amor de Deus. Mesmo na Terra podemos fruir alegria como uma fonte inesgotável, porque se nutre das correntes que emanam do trono de Deus. Eduquemos, pois, o coração e os lábios a entoar o louvor de Deus por Seu incomparável amor.” (A Ciência do Bom Viver, pág. 253).


Fonte: Adaptado, com revisões, a partir de https://setimodia.wordpress.com/2011/01/11/louvando-a-deus/


Tags: , ,