Ministério da Música na Igreja
Considerando que a Filosofia Adventista diz que “Tendo em vista identificar corretamente o papel da música e dos músicos adventistas, toda atividade musical da igreja deverá ser chamada de Ministério da Música, e que “Cada Igreja deve ter sua Comissão de Música devidamente organizada e mantendo reuniões regulares. A administração do Ministério da Música não deve estar nas mãos de apenas uma pessoa”.
Com base nas orientações da igreja e no que tem sido entendido como a melhor regra de ação, apresentamos abaixo a estrutura da Comissão de Música.
I. A Comissão de Nomeações elege a Diretoria do Ministério da Música da igreja local
- Diretor(a)
- Vice-Diretor(a)
- Secretário(a)-Tesoureiro(a)
- Pianista (líder)
- Diretor(a) do Coral
- Ancião-Conselheiro
II. A Comissão do Ministério da Música será composta dos itens “1” e”2″
- Diretoria de Música:
- Diretor(a)
- Vice-Diretor(a)
- Secretário(a)-Tesoureiro(a)
- Pianista (líder)
- Regente do Coral
- Ancião-Conselheiro
- Pastor
- Diretor(a) da Sociedade JA
- Diretor(a) do Som
- Diretores de Música dos diversos departamentos
- A Diretoria acima escolhe os seguintes cargos:
- Regente Congregacional (líder)
- Regente da Orquestra
- Representante dos Regentes ou Regente do Coral existente
- Representante do(s) conjunto(s) existente(s)
- Representante do(s) quarteto(s), trio(s), dueto(s), solista(s), etc.
Obs: os cargos dos itens “1” e “2” formam a Comissão de Música da igreja local
III. A Comissão de Música tem as seguintes atribuições:
- Organizar um programa anual e manter reuniões regulares durante o ano, para planejamento e avaliação das atividades;
- Coordenar a discoteca, CDteca e fitoteca do Departamento de Som e Áudio da igreja;
- Colaborar com o Pastor na organização do ritual dos cultos na igreja (hinos para doxologia, ofertório, saída, etc.);
- Zelar pela manutenção dos equipamentos musicais e de som da igreja;
- Formar com o maior número possível de elementos, a orquestra da igreja, para o acompanhamento dos hinos e cânticos congregacionais (não é necessário sofisticar muito nesta área, o importante é que haja muita participação);
- Incentivar a criação de um grande coral de adultos e jovens, ou corais por faixas etárias; bem como a organização de grupos musicais, quartetos e outros;
- Servir de conselho para a escolha do repertório musical de cada grupo, levando em consideração a faixa etária, o estilo e o propósito de cada um;
- Providenciar apresentações musicais para todos os cultos da igreja;
- De acordo com o departamento envolvido, preparar, ajudar ou dirigir o serviço de louvor, antes ou durante a programação;
- Recomendar para a Comissão da Igreja o nome dos(as) coristas, cantores(as) do(s) grupo(s) musical(is), quarteto(s), dueto(s), solista(s), regente(s), pianista(s), instrumentista(s), etc., para poderem exercer suas funções (conforme Manual da Igreja);
- Dar suporte musical para todo o programa evangelístico da igreja;
- Incentivar o maior número de juvenis, jovens e adultos para estudarem algum instrumento musical ou canto;
- Preparar ou organizar:
- Palestras
- Sermões
- Seminários
- Festivais de Louvor de corais, conjuntos, quartetos, duetos, solistas, compositores, etc.
- Painéis, estudos em grupo, etc.;
- Coordenar, através de uma escala, os diversos ensaios dos grupos musicais, determinando o dia, hora e local de cada um.
IV. Os Cargos e suas Responsabilidade:
- Diretor(a) Geral:
- Deve coordenar, supervisionar e ser o responsável abaixo da Comissão da Igreja por todos os assuntos relativos à música;
- Manter um bom relacionamento com o Pastor Local e a Associação/Missão, a qual está subordinado(a);
- Convocar as reuniões da Comissão de Música sempre que houver necessidade;
- Trabalhar segundo o consenso da igreja, nunca emitindo seu conceito ou gosto pessoais.
- Vice-diretor(a):
- Substituir o(a) Diretor(a) Geral e suas respectivas funções quando for necessário;
- Dar total apoio ao Ministério da Música, sempre pronto para dar ideias e colaborar em tudo que estiver ao seu alcance;
- Secretário(a)-Tesoureiro(a):
- Comunicar a todos os membros da Comissão de Música as reuniões regulares ou extraordinárias;
- Manter os dados de cada membros da Comissão sempre atualizados;
- Registrar todas as deliberações num Livro de Atas (Caderno da Secretaria) e mantê-lo sempre em ordem;
- Apresentar semestralmente o relatório a Associação/Missão local e com a freqüência solicitada, à igreja;
- Organizar um histórico de cada grupo musical;
- Atuar em harmonia com o(a) Tesoureiro(a) da igreja.
- Pianista (líder):
- Encaminhar uma lista com os nomes dos pianistas, para serem aprovados pela Comissão da Igreja, via Comissão de Música;
- Preparar uma escala mensal, trimestral, semestral ou anual de pianistas, e entregá-la com tempo hábil, para que estes se preparem com antecedência (dever ser aprovada pela Comissão de Música);
- Descobrir interesses e incentivar juvenis e jovens para estudarem algum instrumento musical;
- Ser responsável pela manutenção dos instrumentos musicais da igreja.
- Diretor(a) do Coral:
- Organizar a diretoria do Coral e votá-la na Comissão de Música;
- Escolher o repertório do coral com o apoio da sua diretoria e da Comissão de Música. Devem constar músicas para diversas ocasiões;
- Criar incentivos para que todos os membros da igreja que puderem, entrem para o coral, dando sempre maior ênfase para a participação, mais do que para os aspectos técnicos;
- Ministrar ou organizar cursos de canto.
- Ancião-Conselheiro:
- Ser responsável pelos momentos devocionais;
- Estar pronto para colaborar quando solicitado.
- Pastor:
- Dar o seu costumeiro apoio, e estar presente, quando possível, nas reuniões da Comissão de Música.
- Diretor(a) do Ministério Jovem:
- Servir de ponte para que a juventude seja integrada no Ministério da Música na igreja;
- Participar de todas as reuniões possíveis da Comissão de Música.
- Diretor(a) de Som:
- Montar uma equipe, que deve ser aprovada pela Comissão da Igreja, via Comissão de Música;
- Organizar uma escala de serviço para que todos os cultos sejam atendidos, e observar pontualmente os horários;
- Manter todos os equipamentos em perfeito estado de conservação;
- Não permitir que pessoas alheias à equipe manuseiem os equipamentos de som;
- Aconselhar-se com a Comissão de Música sobre a escolha de discos, Cds e fitas adequados para serem usados na igreja.
- Diretores(as) de Música dos Departamentos:
- Adequar à sua realidade, a filosofia de música da Igreja Adventista;
- De certa forma, além de prestar contas ao(à) diretor(a) do respectivo departamento, também fazê-lo ao Diretor Geral de Música, que é o responsável pela música na igreja.
- Regente Congregacional:
- Encaminhar uma lista de regentes à Comissão da Igreja, via Comissão de Música;
- Preparar uma escala que poderá ser mensal, trimestral, semestral ou anual, a fim de que todas as reuniões da igreja possam contar com regentes preparados;
- Organizar o serviço de louvor para os diversos programas e departamentos (segundo a conveniência de cada um); sendo possível, dividir a igreja em vozes e ensinar novos hinos e cânticos;
- Treinar pessoas interessadas em se tornar regentes.
- Diretor(a) da Orquestra:
- Encaminhar uma lista de instrumentistas à Comissão da Igreja via Comissão de Música;
- Ter local, dia e hora para ensaios do grupo votados pela Comissão de Música;
- Incentivar juvenis e jovens para que estudem instrumentos musicais;
- Ter como uma das metas prioritárias acompanhar o canto congregacional;
- Dar maior valor para a participação do que para a técnica;
- Ministrar ou organizar cursos de instrumentos musicais na igreja;
- Onde for possível criar diferentes categorias de orquestras ou bandas;
- Ter um repertório que seja variado, incluindo algumas músicas folclóricas e pátrias.
- Representantes do(s) quarteto(s), conjunto(s) e coral(is), etc.:
- Participar e apoiar todo trabalho da Comissão de Música e representar a sua área.
V. Diretrizes Gerais para recepção e saída de cantores da igreja, a fim de participar de alguma programação numa igreja que não a sua:
- Quando o grupo ou o indivíduo pertence a uma só igreja:
- Devem enviar com antecedência, ou numa emergência, levar em mãos uma carta de recomendação, constando os nomes de todos os componentes e com validade máxima de seis meses;
- Quando o grupo tem componentes de várias igrejas de um só distrito pastoral:
- Devem proceder da mesma forma do item “01”; sendo que a recomendação será por igreja e coordenada pelo Pastor Distrital local.
- Quando os integrantes do grupo são membros de várias igrejas de distritos pastorais diferentes:
- A responsabilidade é exclusiva da parte de quem convida;
- Cada cantor leva consigo a carta individual de recomendação pastoral, com validade para no máximo seis meses.
Fonte: Publicado originalmente em: http://www.jovensiasd.hpg.ig.com.br/musica.htm