Teoria Musical

Teoria Musical Online – Escalas – O Que é Escala?

De acordo com o sistema de Afinação Temperada, as oitavas são igualmente divididas em doze notas. A escala é uma série de notas selecionadas dentre essas doze.

Cada uma dessas notas é chamada de grau e cada grau tem seu próprio nome, mas é também frequentemente designado por um número romano:

Duas escalas são distinguidas uma da outra por:

  • o número de notas que tem
  • a distância entre seus graus.

Por exemplo, sete diferente escalas podem ser construídas com as sete notas naturais (sem os acidentes)


Cada uma dessas escalas possui uma ordem característica de tons e semitons. A primeira delas é chamada de Escala Maior, e a segunda é o Terceiro Modo Gregoriano ou Modo Frígio. Esses nomes referem-se à estrutura específica de cada escala.

Uma escala pode ser construída começando com qualquer uma das notas, usando os acidentes para manter a ordem dos tons e semitons. Por exemplo, para se construir uma escala Maior a partir da nota Ré, é necessário alterar o Fá e Dó um semitom acima.

Temos então a escala de Ré Maior. Ela é chamada de Maior por causa de sua estrutura e é uma escala de Ré porque Ré é a nota sobre a qual a escala foi formada.

Existem infinitas escalas. Inclusive, podemos inventar escalas no momento que estamos compondo. Compositores tais como Claude Debussy, Olivier Messiaen e Bela Bartok fizeram isso em um passado recente.


Próxima Parte Índice de Escalas Índice do Curso

Fonte: Music Theory Web, © de José Rodríguez Alvira
Traduzido e publicado com autorização do autor

Tags: