Técnica Vocal e Fisiologia

Pergunta 53: O que é, afinal, esse negócio de tom?

Diana Goulart: Você leu várias explicações sobre este tema nas perguntas anteriores. Veja agora dicas bem práticas sobre a forma de se comunicar com os seus músicos a este respeito.

Existe uma convenção internacional para identificar os tons. Este é o código:

Para indicar os outros tons, acrescente os símbolos # (sustenido) ou b (bemol) após a letra correspondente ao tom. Por exemplo, Eb = mi bemol; A# = lá sustenido e assim por diante.

Todos os tons podem ser maiores ou menores. Todos. Se o tom é maior, escreva apenas a letra correspondente, e, se for o caso, o indicador de bemol ou sustenido. Por exemplo: G = sol maior; A# = lá sustenido maior; Bb = si bemol maior. Se o tom é menor, você tem que indicar isso com um m minúsculo após o código do tom. Por exemplo: Gm = sol menor; A#m = lá sustenido menor; Bbm = si bemol menor.

Alguns tons são mais usados do que outros. A explicação para isto envolve conceitos da construção dos instrumentos e de teoria musical que fogem aos propósitos deste livro; mas achamos importante que você saiba quais são os tons mais comuns (em negrito) e também os que não são usados na prática (riscados).

Tons Maiores

A – lá Ab – lá bemol A# – lá sustenido
B – si Bb – si bemol B# – si sustenido
C – dó Cb – dó bemol C# – dó sustenido
D – ré Db – ré bemol D# – ré sustenido
E – mi Eb – mi bemol E# – mi sustenido
F – fá Fb – fá bemol F# – fá sustenido
G – sol Gb – sol bemol G# – sol sustenido

Tons Menores

Am – lá menor Abm – lá bemol menor A#m – lá sustenido menor
Bm – si menor Bbm – si bemol menor B#m – si sustenido menor
Cm – dó menor Cbm – dó bemol menor C#m – dó sustenido menor
Dm – ré menor Dbm – ré bemol menor D#m – ré sustenido menor
Em – mi menor Ebm – mi bemol menor E#m – mi sustenido menor
Fm – fá menor Fbm – fá bemol menor F#m – fá sustenido menor
Gm – sol menor Gbm – sol bemol menor G#m – sol sustenido menor

Voltar para o Índice de Perguntas e Respostas sobre Canto


Diana Goulart é professora de Canto, fonoaudióloga, pesquisadora do canto e palestrante sobre diversos temas ligados à voz e ao canto. Para informações mais detalhadas, visite https://www.dianagoulart.com.br


Veja nota dos editores do Música Sacra e Adoração

Tags: ,