Diana Goulart: Seja individual ou em grupo, uma aula de canto deve proporcionar ao aluno a oportunidade de se exercitar e se desenvolver em duas grandes áreas:
Técnica vocal
- noções sobre o funcionamento do seu aparelho fonador (como é que a voz é produzida)
- exercícios para controlar e melhorar a respiração para o canto
- exercícios vocais (vocalises) para treinar e aperfeiçoar:
- a emissão e projeção da voz
- a dicção e a articulação
- a extensão vocal
- a afinação e o ritmo
- o timbre (a qualidade vocal)
Interpretação
- pesquisa e ampliação do seu repertório dentro da música popular brasileira e internacional
- prática orientada, experimentando diversos recursos interpretativos
- gravação e audição comentada sobre a sua interpretação das canções escolhidas
- prática de uso do microfone
- busca de um estilo pessoal
- treinamento do “ouvido” musical (percepção musical)
Este é um esquema genérico, que se aplica à maioria dos casos.
Algumas vezes uma aula de canto pode estar inserida em um programa mais amplo de aperfeiçoamento vocal, musical, artístico e pessoal. Por exemplo, você pode ser um ator que foi chamado para participar de um musical – então sua aula vai focalizar o repertório desta peça. Ou talvez você queira descobrir se é mesmo tão desafinado quanto dizem – aqui, a principal função da aula será despertar a sua musicalidade, enriquecer a sua escuta musical, construir uma consciência vocal para você. Outro caso bastante comum é o do aluno que acabou de se aposentar e quer usar o tempo livre recém-conquistado para cultivar o canto como um novo hobbie, buscando apenas o prazer pessoal de ouvir sua voz ficar mais bonita.
Nestas situações, o programa das aulas vai ser personalizado: ele será montado em função da situação, dos interesses e das necessidades específicas de cada aluno. É o caso dos cantores profissionais, que têm objetivos claros e disposição para um treinamento mais longo e aprofundado.
Acho importante o exercício da observação musical, criando o hábito de ouvir mais profunda e completamente, ao invés da escuta superficial que só percebe a melodia, ou mesmo a letra, pura e simplesmente. Com as aulas, você passa a procurar por todas as melodias (ou vozes) presentes na canção.
É bom lembrar que existem também muitas diferenças entre os professores: cada um vai dar maior ou menor importância a cada um dos itens citados.
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Diana Goulart é professora de Canto, fonoaudióloga, pesquisadora do canto e palestrante sobre diversos temas ligados à voz e ao canto. Para informações mais detalhadas, visite https://www.dianagoulart.com.br