por: Márcia Visconti[1]
Montar uma biblioteca musical requer atenção, pois esta atitude pode representar uma importante ferramenta para informar, motivar e fortalecer o repertório de alunos das mais variadas idades.
De acordo com Márcia Visconti, uma das pioneiras na metodologia de ensino em musicalização infantil, em primeiro lugar, a instituição precisa definir seu público alvo, para depois selecionar um acervo que deverá constar em sua biblioteca. Isso vale para escolas dos mais variados segmentos musicais e que atendam alunos de todas as faixas etárias.
Márcia Visconti afirma que para se montar uma biblioteca musical não é necessário uma quantidade exorbitante de publicações e de investimento. “O ideal é que se tenha em mente a qualidade dos volumes que estarão presentes na biblioteca. Eles devem ser úteis tanto para os alunos como para os professores”, ressalta.
“É importante ter publicações relacionadas aos novos paradigmas para a educação musical, história da música e de seus variados gêneros, dicionários de música e livros voltados para o desenvolvimento da percepção rítmica e auditiva e para o aprimoramento das maneiras de trabalhar a harmonia das composições”, diz Márcia Visconti.
A diversidade de assuntos é importante porque as artes, de um modo geral, fazem parte de um contexto único: a expressão. É muito proveitoso quando o aluno estuda uma música tendo em mente o contexto histórico, social e religioso que vigorava na época em que a obra foi escrita.
A professora também destaca a eficiência da adoção de recursos auditivos e visuais, como CDs e DVDs, na educação dos alunos. Com eles, é possível demonstrar exemplos e trechos de músicas que auxiliem o estudante a obter uma melhor assimilação do que é transmitido. Além disso, caso haja a possibilidade, a implantação de computadores é uma forte aliada para facilitar a localização do material desejado e possibilitar a interação com sites e buscadores disponibilizados na internet.
Para quem deseja obter acesso a grandes acervos musicais, Márcia destaca a biblioteca do Centro Cultura São Paulo, a Faculdade de Música da Unesp e a Faculdade Santa Marcelina.
Confira abaixo algumas sugestões de livros para a formação de uma biblioteca musical:
- Como ouvir e entender música – Aaron Copland
- A música no tempo – James Galway
- A história universal da música – Kurt Pahlen
- Tratado de la forma musical – Julio Bas
- A história do musical americano – David Ewen
- A Educação Musical e o novo paradigama – Moema Craveiro Campos
- O som e o silêncio – José Miguel Visnik
- Estudos de psicopedagogia musical – Violeta Gainza
- Iniciação Musical dos Jovens – Madeleine Gagnard
- Chega de Saudade – Ruy Castro
- O lobo no labirinto – Marisa Trench de Oliveira Fonterrada
- Ouvido Pensante – Murray Schafer
- Harmonia Tradicional – Paul Hindimith
- Harmonia Funcional – H. J. Koellreuter
- Solfejo – curso elementar – Edgar Willems
- Las bases psicológicas de la educación musical – Edgar Willems
- Percepção Auditiva: Ouvir – Escutar – Entender – Maria Zeí Biagioni
- Guia do Mercado Brasileiro de Música – Marinilda Bertolete Boulay
- Música, Cérebro e Êxtase – Como a música captura nossa imaginação – Robert Jourdain
- Harmonia e Improvisação (violão, guitarra, baixo e teclado) – Almir Cnediak
- Curso Condensado de Harmonia Tradicional – Paul Hindemith
- Interpretação da música – Thurston Dart
- História da Música no Brasil – Vasco Mariz
- História Social do Jazz – Eric J. Hobsbawn
- Dicionário Musical de Bolso – Hal Leonard
- O que é ser maestro – Isaac Karabtchevshy
- Criança normal: Musicista em Potencial
- Fanfarras & Bandas: A Arte de Fazer Músicos
- Guia para Educação e Prática Musica – Márcia Visconti e Maria Zei Biagioni
- A Canção no Tempo (Vol. I e II) – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello
- Vida de Músico não é Fácil – Bohumil Med
Nota:
[1] Márcia Visconti é professora de Iniciação Musical para bebês e gestantes e de musicalização infantil para crianças maiores no Forte das Artes. Também atua como coordenadora de Educação Musical dos CEUs pela Associação Vitta e há 22 anos dedica-se à Educação Musical.
Fonte: Weril