Música Sacra

[*] É aquela música cujo assunto ou tema é de caráter religioso. É principalmente tocada nos serviços religiosos. Oratório, hinos e salmos são composições de música sacra.

Oratório: Composição musical em que participam solistas, coro e orquestra. O tema geralmente é tirado da Bíblia, sua execução dispensa cenários ou ação dramática. O nome dessa forma musical vem da Congregação Oratório, em Roma, onde de 1571 a 1594 eram realizadas apresentações de música sacra. A música ali executada foi base dos oratórios modernos.

Hino: é um cântico de louvor, invocação ou de adoração geralmente cantado durante cerimônias religiosas. São conhecidos desde o início da história e constituem uma das mais antigas formas assumidas pela poesia. Os hinos cristãos procedem de antigos cânticos religiosos dos hebreus. Existem também os hinos patrióticos, em que se homenageia a pátria.


Outros Tipos:

Música de Câmara
Música Eletrônica
Música Erudita Brasileira
Música Folclórica
Música Sacra


Nota: [*] Estamos de acordo com a definição do artigo sobre a música sacra ser aquela que possui em si um tema ou um assunto de caráter religioso. Todavia não acreditarmos que tal definição seja suficiente para definir a música sacra como um todo. Em nosso site, possuímos uma série de artigos que discutem a problemática referente ao tema. Destacamos aqueles localizados na seção A Forma da Adoração, assim como os capítulos do livro do Dr. Samuele Bacchiocchi: O Cristão e a Música Rock. (Nota dos Editores)


Fonte: Publicado originalmente no espaço virtual Arte Manhas