Sobre Corpo e a Mente Humanas

Outras Incríveis Ilusões Auditivas

Atenção: Os arquivos de som são bastante grandes. Por isso aguarde o carregamento dos arquivos, antes de iniciar a audição. Quando os arquivos estiverem carregados, a tecla “Play” ficará habilitada. A espera vale a pena!


Os Tons Ascendentes de Shepherd

Esta é uma gravação do paradoxo de Shepherd, sintetizado por Jean-Claude Risset. Pares de acordes soam como se estivessem avançando na escala mas, de fato, o par inicial de acordes é exatamente o mesmo par final. Se você tocar esta ilusão de forma contínua, será impossível dizer onde ela começa e onde termina.


Sinos Caindo

Esta é uma gravação de um paradoxo onde sinos soam como se estivessem caindo através do espaço. Conforme eles caem, seu tom parece ir ficando cada vez mais grave, mas de fato o tom fica mais agudo. Se você tocar esta ilusão de forma contínua, ouvirá claramente o tom descer novamente, quando a gravação recomeça. Isto revela que o tom inicial é, obviamente, muito mais grave do que o tom final.


Em Ritmo Acelerado

Esta gravação é sutil. Uma batida de tambor soa como se estivesse acelerando no andamento, mas o andamento inicial é o mesmo que o andamento final. Ouça cuidadosamente.


Caixa de Fósforos (Ouça através de fones de ouvido estéreo.)

Esta ilusão, assim como a Ilusão da Barbearia é outra ilusão em estéreo. Nesta ilusão, um homem chacoalha uma caixa de fósforos ao redor de você e, ocasionalmente, acende um fósforo.

[N.T. – Este tipo de gravação é conhecido como “biaural”, onde é empregado o modelo de uma “cabeça”, anatomicamente correta, inclusive com orelhas, as quais são perfeitas nos mínimos detalhes. No interior de cada orelha existe um microfone, o qual desempenha o papel de nossos ouvidos. Desta forma, a gravação do ambiente é captada por cada canal exatamente como seria captada por nossos ouvidos. O efeito, você poderá conferir…]


O Paradoxo do Trítono

Esta ilusão também foi descoberta por Diana Deutsch. Nesta gravação, algumas pessoas ouvem as duas notas indo do grave para o agudo, enquanto outras ouvem as notas indo do agudo para o grave. Esta ilusão é boa para ser ouvida em grupo, assim você poderá comparar em seguida como as pessoas ouviram as notas.

Os intervalos entre as notas que estão sendo tocadas são chamados de trítonos – que é um intervalo de três tons inteiros. O trítono é o mesmo que a quinta diminuta ou a quarta aumentada. Ele divide a oitava em duas partes iguais e a sua inversão possui a mesma distância intervalar. Este intervalo foi considerado no passado como sendo do mal e não era utilizado na música até os tempos modernos. Você poderá ler mais sobre esta ilusão clicando aqui (em inglês).


Efeito MgGurk

Espere! Não veja o vídeo abaixo sem antes ler o texto explicativo!

Quando você assistir a este vídeo pela primeira vez, apenas ouça, com os olhos fechados. Ouça o que o homem está dizendo. Agora, toque novamente, com os olhos abertos. Você ouve BA-BA, GA-GA, or DA-DA? A maior parte dos adultos (98%) pensam que estão ouvindo “DA” – um tipo de resposta chamada “resposta de fusão” – onde o “D” é o resultado de uma ilusão audio-visual. Na realidade você está ouvindo o som “BA”, enquanto está vendo um movimento de lábios fazendo a sílaba “GA”.

[N.T. – Uma vez que a sílaba “BA” é oclusiva, é impossível fazer este som sem fechar os lábios. Uma vez que a pessoa no vídeo não está fechando os lábios, o teu cérebro se recusa a entender o que está ouvindo e tenta achar um meio-termo. Experimente ouvir novamente, cobrindo a boca da pessoa no vídeo com a mão.]


Somente Para Pessoas Com Menos de 20 Anos

Esta gravação não é exatamente uma ilusão, mas é interessante. Este é um som que só pode ser ouvido por pessoas com idade abaixo de 20 anos (alguns com idade acima dos 20 podem ouvi-lo, mas são poucos). Trata-se se um som senoidal (puro) na freqüência de 18.000 Hz (em comparação, um apito para cães soa entre 16.000 e 22.000 Hz – o que significa que o teu cachorro também poderá ouvir este som “somente para menores”).

Este som é usado por alguns adolescentes como toque de celular, de forma que apenas eles (e outras pessoas de sua faixa etária) possam ouvir quando o seu telefone está tocando. Ele também é utilizado ocasionalmente na Inglaterra, sendo tocado em alto volume em áreas onde as autoridades não desejam que os adolescentes se agreguem, uma vez que o barulho os perturba. Conforme as pessoas ficam mais velhas, perdem a capacidade de ouvir os tons mais agudos – e é por esta razão que somente pessoas jovens podem ouvir este som – ele é agudo demais para a maioria das pessoas com idade acima de 20 anos.


Veja também o artigo Cinco Grandes Ilusões Auditivas


Fonte: http://listverse.com

Tradução: Levi de Paula Tavares (maio/2008).


Tags: ,