O Adorador

Prepare-se Para Encontrar o Seu Deus

por: John Piper

Texto: Amós 4:4-5,12 – “Vão a Betel e ponham-se a pecar; vão a Gilgal e pequem ainda mais. Ofereçam os seus sacrifícios cada manhã, os seus dízimos no terceiro dia. Queimem pão fermentado como oferta de gratidão e fiquem proclamando por aí suas ofertas voluntárias; anunciem-nas, israelitas, pois é isso o que gostam de fazer, declara o Senhor Soberano. Por isso, ainda os castigarei, ó Israel, e, porque eu farei isto com você, prepare-se para encontrar-se com o seu Deus, ó Israel”.

Introdução

Amós vivia como vaqueiro ou pastor em uma cidade chamada Tecoa a 20Km ao Sul de Jerusalém. Ele foi chamado por Deus para pregar.

Amós 7:15 – “Mas o Senhor me tirou do serviço junto ao rebanho e me disse: Vá, profetize a Israel, meu povo.

Israel desfrutava neste tempo de prosperidade política, econômica e cultural e podia se orgulhar de grandes sucessos. Porém, do ponto de vista espiritual, Israel vivia em uma grande decadência. Amós foi enviado a pregar no centro da corrupção do reino do norte: A cidade de cultos chamada Betel.

O Rei Jeroboão havia construído altares de adoração em Betel e colocou ídolos em forma de bezerros e montou o seu próprio sacerdócio e novos dias santos. Assim o que tinha começado séculos antes como um lugar sagrado, onde Abraão e Jacó tinham encontrado a Deus, era agora o centro de idolatria em Israel. E chamou Deus a Amós para ir pregar contra a corrupção de Israel e contra Betel e o tipo de adoração que estava acontecendo por lá.

A Falsa Religião de Israel

Uma mensagem Irônica:

v.4 e 5 – “Vinde a Betel, e transgredi; a Gilgal, e multiplicai as transgressões; e cada manhã trazei os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos de três em três dias. E oferecei o sacrifício de louvores do que é levedado, e apregoai as ofertas voluntárias, publicai-as; porque disso gostais, ó filhos de Israel, disse o Senhor Deus.

Percebemos obviamente que os israelitas eram muito religiosos. Faziam muitas ofertas, sacrifícios, levavam dízimos, faziam festas, tudo muito religiosamente, mas a vida que viviam provocava repúdio em Deus.

Assim como os Israelitas, podemos ser religiosos, fazendo inúmeras atividades na igreja, cantando inúmeros cânticos, hinos, fazendo retiros, entregando dízimos, ofertas, fazendo encontros, etc… Mas, se a vida for errante, se as intenções não corresponderem aos atos de culto, certamente provocaremos o mesmo sentimento no Senhor.

Cap.4.:1 – (…) Ouçam esta palavra vocês… que oprimem os pobres e esmagam os necessitados.

Cap.5:12 – (…) oprimem o justo, aceitam suborno.

Cap.5:21-24 – “Eu odeio e desprezo as suas festas religiosas; não suporto suas assembléias solenes. Mesmo que vocês me tragam holocaustos e ofertas de cereal, isso não me agradará. Mesmo que me tragam as melhores ofertas de comunhão não darei a menor atenção a elas. Afastem de mim o som de suas canções e a música das suas liras. Em vez disso, corra a retidão como um rio, a justiça como um ribeiro perene.

O Que Israel Precisa Fazer…

Então Israel vinha encontrar-se com Deus com vidas sujas e trazendo consigo várias formas de religiões perdendo o contato com o Deus da verdade.

Israel precisa parar, ainda que no caminho para Betel onde se faz o culto… E se preparar para encontrar o seu Deus. Abandonar seu pecado, abandonar seus deuses voltar-se para o único Deus criador, que é a verdade.

Uma Esperança

v. 12 – Prepare-se para encontrar-se com o seu Deus, ó Israel.

Vivemos no tempo da graça, mas o Julgamento de Deus sobre os seres humanos é decisivo. Ele acontecerá. Não há como escapar. Todos nós passaremos por este encontro.

Atos 17:30-31 – “No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou(Jesus). E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos“.

Como Me Preparar?

1 – Renunciar Todo o Pecado Conhecido de Nossa Vida

Os ricos de Israel viviam na luxúria. Tentavam adorar a Deus enquanto guardavam pecado nas suas vidas. Eles oprimiam os pobres, esmagavam os necessitados, eles adoravam outros deuses.

A adoração vai inevitavelmente se tornar fraca, vazia e um mero ritual enquanto nossos corações estiverem se voltando para outros deuses:

  • Dinheiro: No meio de uma sociedade consumista e imediatista, o dinheiro pode ser o grande entrave. Ele é um causador de grandes males na humanidade. Por dinheiro o homem tem prostituído seu caráter, tem atropelado valores e desprezando pessoas. Não deixe que o dinheiro seja seu deus.
  • Prazer a qualquer custo: Chamado hedonismo, a busca pela satisfação do ego tem feito com que o homem se afunde mais em sujeira. Prostituição do corpo, da mente e do coração e abandono dos valores bíblicos. Não permita que o prazer domine sua vida.
  • Honrarias: Pessoas passam a idolatrar as honras humanas. Às vezes, o culto prestado a Deus passa a ser prestado a homens venerados. (Oh… aquele pregador fulano vem…; Aquele cantor Sicrano vem; Vou tocar bem e preciso ser reconhecido por isso; Oh… como minha voz é linda! Oh… como prego intelectualmente! Acho que posso entrar no rol dos grandes sábios… Oh como sou espiritual! Se eu orar você será curado… e por aí vai.)
  • Ócio: Podemos adorar o ócio, adorar não se mover para o serviço cristão, adorar só receber, sendo mimados e não saindo das fraudas e do leitinho cristão. Não fazer nada é o melhor que pode se fazer. Ou exigir o show que quer que se apresente. Cantem as músicas que gosto, pregue a palavra que quero… Trabalhar para Deus? Ah… Não… Do jeito que está… Está bom. Até trocar o lugar rotineiro onde sento no culto causa-me transtorno. Ali é onde a gravidade tem sua força total. Ou no banco da igreja ou no sofá de casa.

Deus receberá o mais imundo pecador nos seus braços, contanto que o seu coração esteja quebrantado, contrito, ansioso por Cristo e com fé na purificação de sua vida através de Jesus.

Mas Deus não se deixa escarnecer, e conhece aqueles que vão aos cultos como crentes e vivem durante a semana quebrando os seus mandamentos e ensinamentos de forma natural, anestesiada, petrificada e sem culpa.

Então o primeiro ato no preparo para encontrar-se com Deus é confessar e renunciar todo pecado e vir adorá-lo limpos através do sangue de Jesus e repousados em seu perdão e esperança.

2- Se Achegar Bem Perto de Deus em Nossos Corações

No Cap. 4 Deus fala de várias tentativas de chamar a atenção de Israel para que se volte a ele. Porém todas as tentativas foram frustradas… “(…) e mesmo assim vocês não se voltaram para mim.” (Amós 4.6)

Este lamento de Deus não foi porque desejava que o povo estivesse mais tempo no santuário de adoração. Voltar-se para Deus, retornar para Deus não é um movimento físico.

Voltar-se para Deus é um movimento do coração, não um movimento do corpo. Há uma preparação do coração para ser feita a fim de encontrar-se com Deus.

As pessoas me honram com os lábios, mas seu coração está longe de mim.” (Mateus 15.8)

O que é necessário é que o coração se movimente de longe… Para perto de Deus. Este movimento, esta distância não é medida em metros ou quilômetros.

Como podemos aferir a distância? Ela…

  • Pode ser medida na dimensão da atenção: Podemos estar nos cultos e estarmos com o coração lá fora. Nossa atenção e pensamentos voltados para a vida cotidiana e não para Deus.
  • Pode ser medida na dimensão do desejo: Podemos sentir algum desejo por Deus, mas um desejo muito maior por esportes ou finanças ou uma viagem para um lugar legal… Então… Em se comparando… O desejo por Deus é fraco.
  • Pode ser medida na dimensão da confiança e da esperança que temos em Deus: Corações distantes tendem a não confiar e a não ter esperança nele;
  • Pode ser medida na dimensão da alegria e prazer em Deus: Podemos ter muito mais alegria em assistir um filme longo do que cultuar a Deus no templo.

Cada um de nós estamos longe de onde queremos estar e perto de onde queremos estar. Temos plena liberdade para escolher.

Prepare-Se Para Encontrar o Seu Deus

A melhor maneira de encontrar com Deus amanhã é encontrá-lo hoje. A cada dia, purificando os corações e se achegando e tendo comunhão com ele.

Não deixemos para encontrá-lo no dia final. Acheguemo-nos hoje, para que, quando o encontro face a face chegar, venhamos a desfrutar de um momento sublime e único.

Olhem para o Senhor e para a sua força; busquem sempre a sua face. (I Crônicas 16:11)

Recorram ao Senhor e ao seu poder; busquem sempre a sua presença. (Salmos 105:4)

Busquem o Senhor, todos vocês humildes do país, vocês que fazem o que ele ordena. Busquem a justiça, busquem a humildade; talvez vocês tenham abrigo no dia da ira do Senhor. (Sofonias 2:3)

Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto. (Isaías 55:6)

Deus nos abençoe.


Bibliografia

FOHER, Georg. História da Religião de Israel.Trad. Josué Xavier. São Paulo: Ed. Paulus, 2006.

Bíblia do ministro com concordância: Nova Versão internacional.São Paulo: Ed. Vida,2002.

PIPER, John. Prepare to meet your God.


Fonte: Letra Sonora
Tradução e adaptação de Ramon Chrystian A. Lima


Tags: