A Adoração

A Diferença Entre Louvor e Adoração

por: Pr. Valdeci Junior

Seria Errado Cantar Certos Tipos de “Louvor” Na Igreja?

Temos a tendência de associar os verbos louvar e cantar. Entretanto devemos ter em mente que estas duas palavras não são sinônimas, ou seja, louvar pode ser diferente de cantar. Isto também ocorre entre os verbos louvar e adorar. Apesar de os associarmos, louvar pode ser diferente de adorar. E diante disso, precisamos responder às seguintes perguntas:

  • Que diferença a Bíblia faz entre louvor e adoração?
  • Louvor e adoração não são a mesma coisa?
  • Se não posso cantar determinada música na igreja, então aquela música é pecaminosa?
  • Existe alguma música de louvor a Deus que não seja apropriada para a casa de Deus?

Na Língua Portuguesa

O Que é Louvor

A palavra louvor significa “ato de louvar, aplauso, elogio, encômio. Apologia de uma obra meritória”. Tem como antônimo “censura e crítica”. Sendo assim o louvor pode ser dirigido a pessoas, instituições, ideologias, objetos, lugares, animais, e outras coisas, através de elogios, aplausos, cânticos, falas poéticas, apologéticas, informais, etc. Por exemplo, quando cantamos o Hino Nacional Brasileiro, estamos louvando o Brasil.

Portanto louvar significa “admirar, falar bem, elogiar, engrandecer”. Diariamente, estamos louvando muitas coisas ao nosso redor. Quando louvamos a Deus, estamos admirando os atributos do Seu caráter: fidelidade, bondade, amor, longanimidade, retidão, justiça, misericórdia, etc. Usamos as expressões dos nossos anseios para fazer isto. Qualquer um pode fazer isto. A natureza, por exemplo, também pode louvar a Deus (Salmos 19:1). Louvor é algo que qualquer um pode dar a qualquer coisa ou pessoa (Salmos 9:11;33:2;67:3;42:12).

O Que é Adoração

O vocábulo adoração deriva da palavra em latim adorare, que etimologicamente vem a ser “falar com”. O dicionário define seu significado como “ato de adorar; culto a Deus; amor profundo”. É render culto a Deus, coisas ou pessoas considerados como sendo santos. É prostrar-se diante de algo em “sinal de reconhecimento, rezar, idolatrar, amar apaixonadamente”.

O Sentido Destas Palavras na Bíblia

Adoração

Há duas palavras no Antigo Testamento significando adoração:

  1. Uma delas, em certos lugares, tem o sentido de fazer “reverência”, “inclinar-se” (Daniel 2:46; 3:5);
  2. A outra, usa-se a respeito do culto prestado ao Senhor e a outros deuses ou objetos de reverência religiosa (Gênesis 24:26, 48; Êxodo 34:14; Deuteronômio 4:19)

A palavra traduzida mais freqüentemente para adorar é o vocábulo hebreu shachah, que aparece mais de 170 vezes na Bíblia hebréia com o significado de “adorar, prostrar-se, inclinar-se” (Êxodo 34:8; Salmos 66:4; 95:6; Zacarias 14:16). A outra palavra é abhôdhâ, que significa servir com temor reverente, admiração e respeito.

No Novo Testamento, a palavra principal para adoração deriva da palavra grega proskyneo. “Pros” significando “até” e “kuneõ” “beijar”; ou seja, beijar a mão de alguém, como sinal de consideração, fazendo-se uma inclinação respeitosa. Proskyneo é usada quase 60 vezes com o sentido de fazer reverência, prestar obediência, adorar a Deus, reverenciar a Jesus Cristo, idolatrar (Mateus 4;10; Marcos 5:6; Atos 7.43 – cf. Apocalipse 9:20; 14:9; 22:8). Há ainda a palavra grega latreia, que origina palavras como idolatria.

M. Giovani Bianchini, menciona que, de acordo com a Bíblia, a adoração está associada à ideia de culto, reverência, veneração por aquilo que Deus é (Santo, Justo, Amoroso, Soberano, Misericordioso, etc… Salmos 96:9; Apocalipse 4:8-11; Apocalipse 7:11-12; Apocalipse 11:16-17). Ou seja, independentemente do que Deus faz, fez ou fará, nós devemos adorá-Lo, pois, Ele é Deus. Todos nós sabemos que somente a Deus se deve adorar. Somente Ele é digno de adoração. A adoração que não é dirigida a Deus é idolatria. A Bíblia a condena (Lucas 4:8; Deuteronômio 11:16; Êxodo 20:4; Levítico 26:1; Isaías 42:8). Deus é incisivo em reivindicar adoração somente a Si.

Louvor

As palavras no Antigo Testamento para louvor vêm do hebraico hãlal, que significa fazer ruído, yãdhâ, que está associada às ações e gestos corporais que acompanham o louvor e, zãmar, que é associada à música tocada e cantada.

No Novo Testamento, temos como origem a palavra grega eucharistein, que significa agradecer e a palavra eulogein, que significa bendizer.

O Uso de Louvor na Bíblia

Analisando 245 passagens bíblicas que contêm a raiz da palavra louvor (louv) e/ou seus derivados, encontradas numa concordância de busca bíblica, de acordo com o sentido que são empregadas, podemos agrupá-las da seguinte forma:

Louvor a de Uma Pessoa Para Outra Pessoa – 12 passagens

Gênesis 49:8 – Judá, teus irmãos te louvarão; a tua mão estará sobre a cerviz de teus inimigos; os filhos de teu pai se inclinarão a ti.

Salmos 6:5 – Pois, na morte, não há recordação de ti; no sepulcro, quem te dará louvor?

Provérbios 27:21 – Como o crisol prova a prata, e o forno, o ouro, assim, o homem é provado pelos louvores que recebe.

Provérbios 12:8 – Segundo o seu entendimento, será louvado o homem, mas o perverso de coração será desprezado.

Provérbios 27:2 – Seja outro o que te louve, e não a tua boca; o estrangeiro, e não os teus lábios.

Provérbios 27:21 – Como o crisol prova a prata, e o forno, o ouro, assim, o homem é provado pelos louvores que recebe.

Provérbios 28:4 – Os que desamparam a lei louvam o perverso, mas os que guardam a lei se indignam contra ele.

Provérbios 31:28 – Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo:

Provérbios 31:30 – Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada.

Cânticos dos Cânticos 6:9 – Mas uma só é a minha pomba, a minha imaculada, de sua mãe, a única, a predileta daquela que a deu à luz; viram-na as donzelas e lhe chamaram ditosa; viram-na as rainhas e as concubinas e a louvaram.

I Coríntios 11:2 – De fato, eu vos louvo porque, em tudo, vos lembrais de mim e retendes as tradições assim como vo-las entreguei.

I Pedro 2:14 – quer às autoridades, como enviadas por ele, tanto para castigo dos malfeitores como para louvor dos que praticam o bem.

Louvor às Ações de Uma Pessoa – 5 passagens

Provérbios 31:31 – Dai-lhe do fruto das suas mãos, e de público a louvarão as suas obras.

I Coríntios 11:17 – Nisto, porém, que vos prescrevo, não vos louvo, porquanto vos ajuntais não para melhor, e sim para pior.

I Coríntios 11:22 – Não tendes, porventura, casas onde comer e beber? Ou menosprezais a igreja de Deus e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? louvar-vos-ei? Nisto, certamente, não vos louvo.

II Coríntios 8:18 – E, com ele, enviamos o irmão cujo louvor no evangelho está espalhado por todas as igrejas.

II Coríntios 9:3 – Contudo, enviei os irmãos, para que o nosso louvor a vosso respeito, neste particular, não se desminta, a fim de que, como venho dizendo, estivésseis preparados,

Deus Louvando Seu Povo – 4 passagens

Salmos 148:14 – Ele exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, povo que lhe é chegado. Aleluia!

Sofonias 3:20 – Naquele tempo, eu vos farei voltar e vos recolherei; certamente, farei de vós um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando eu vos mudar a sorte diante dos vossos olhos, diz o SENHOR.

Romanos 2:29 – Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus.

I Coríntios 4:5 – Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte de Deus.

Autoridade Louvando o Povo – 1 passagem

Romanos 13:3 – Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela,

Louvor a Si Próprio – 2 passagens

II Coríntios 10:12 – Porque não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas eles, medindo-se consigo mesmos e comparando-se consigo mesmos, revelam insensatez.

II Coríntios 10:18 – Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, e sim aquele a quem o Senhor louva.

Reivindicação de Louvor de Um Ser Humano – 1 passagem

II Coríntios 12:11 – Tenho-me tornado insensato; a isto me constrangestes. Eu devia ter sido louvado por vós; porquanto em nada fui inferior a esses tais apóstolos, ainda que nada sou.

Louvor a Coisas – 1 passagem

Filipenses 4:8 – Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.

Natureza Louvando a Deus – 4 passagens

Salmos 65:13 – Os campos se vestem de rebanhos, e os vales se cobrem de trigo; eles se regozijam e cantam.

Salmos 69:34 – Louvem-no os céus e a terra, os mares e tudo quanto neles se move.

Salmos 98:8 – Os rios batam as palmas; regozijem-se também as montanhas,

Isaías 44:23 – Cantai alegres, vós, ó céus, porque o SENHOR o fez; exultai vós, as partes mais baixas da terra; vós, montes, retumbai com júbilo; também vós, bosques, e todas as suas árvores; porque o SENHOR remiu a Jacó, e glorificou-se em Israel.

Louvor do ser humano a Deus – 215 passagens

Das 245 passagens analisadas, 215 referem-se ao louvor do ser humano a Deus. Por ser um número tão grande, não estão transcritas aqui. Aqui estão apenas uns exemplos delas: Gênesis 29:35; Êxodo 15:2; Levítico 19:24; 22:29; Deuteronômio 8:10; 10:21; 26:19; 32:43; Josué 7:19; Juízes 16:24; II Samuel 22:4; 22:50; I Crônicas 16:4; 16:25; 16:35; 16:36; 16:41; 23:5; 23:30; 25:3; 29:10; etc.

Há ainda na bíblia citações de verdadeiros louvores diretos que um ser dirige a outro onde não se encontra a palavra louvor ou qualquer variação morfológica da mesma. O maior exemplo disto é o livro de Cantares de Salomão. O livro é um composto de louvores trocados mutuamente entre dois cônjuges em forma de cânticos, falas e ações.

Lições que Tiramos do Uso que a Bíblia faz das Palavra Louvor e Adoração

O louvor, se direcionado de forma correta, pode ser dirigido de vários seres, para vários seres. O pensamento de que, se estamos louvando outro ser que não é o nosso Deus, estamos pecando, não coaduna com o uso que a Bíblia muitas vezes faz da palavra louvor. Um ser humano pode louvar um animal, e ainda assim, continuar não desonrando ao Senhor, uma vez que Este seja mais exaltado que aquele, no “trono do coração”.

Nosso principal louvor deve ser dirigido a Deus. Note que, das 245 palavras (ou variações) “louvor” analisadas, 215 vezes o louvor referido era dirigido do humano ao divino. Como Senhor do nosso viver, Ele deve receber o nosso mais alto e prioritário louvor.

O nosso louvor a Deus pode acontecer de forma indireta. Ao afirmar que se pode louvar outros seres diferentes de Deus, mas que o mais alto louvor deve ser para Ele, parece ser levantada uma contradição. Mas ao louvarmos diretamente a outros seres, se Deus estiver sendo honrado, ele pode estar sendo indiretamente louvado. Por exemplo: quando uma esposa declara uma poesia que elogia seu esposo, ela está louvando-o, mas por esta ser uma ação que agrada a Deus, através dela, Ele também está sendo louvado. Tudo que mostra, aponta, ou faz lembrar de Deus como Supremo, verbalmente ou não, está louvando-O. A própria Bíblia é um louvor a Deus, enquanto louva outras coisas, também. A natureza, sem cantar nem falar, louva a Deus. Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos (Salmos 19:1).

Levando em consideração que o louvor pode existir nas formas direta e indireta, em tudo o que fazemos, deve caber o louvor a Deus, ainda que indireto.Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus (I Coríntios 10:31).

Toda música que uso, deve permitir que eu, direta ou indiretamente, louve a Deus. Talvez a canção nem mencione o nome de Deus. Pode ser, por exemplo, o louvor a um aniversariante. Analise: Parabéns pra você, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida. Este é um louvor que fazemos a alguém que está completando anos. Ao fazê-lo, não estamos desonrando a Deus. Ele também se alegra nisto. Esta é uma “outra coisa” feita “para a glória de Deus”. Aí está uma canção que louva a Deus somente da forma indireta.

Mas lembre-se do sentido da palavra adoração: prestar culto. Isto sim, se faz somente a Deus. Há músicas que, embora louvem a Deus, não servem para a adoração a Deus, por serem louvores indiretos a Ele. Logo, existem canções que, embora sadias, não são recomendáveis para serem usadas na igreja. Talvez a música até mencione Deus, mas não é musica de culto. São músicas que, embora O louvem, não O adoram.

Diante de tanta diferença de gostos e formações culturais geradas pela transculturação interna dentro da nossa sociedade brasileira, nossos músicos precisam ter uma flexibilidade e bom senso muito grandes para produzir músicas que se adeqüem a diferentes contextos de adoração. Como este leque é bem extenso, poderá ter pontos incompatíveis; poderá haver músicas que sirvam para adoração em um contexto, e em outro não. Fazer música é uma forma, na linguagem paulina, de profetizar. Portanto, siga o conselho de Paulo em relação à profecias, aplicando-os à musicalidade da sua comunidade cristã – “julgai todas as coisas, retende o que é bom” (I Tessalonicenses 5:21) – ao selecionar as músicas para serem usadas, analise o contexto e as pessoas que participarão, executando-as e ouvindo-as. Se a música levar a maior parte das pessoas a Jesus, num espírito de adoração e louvor, sem ruído de comunicação, ela é adequada; caso contrário, deve ser substituída (mas tal substituição não quer dizer que em outro contexto a música não seja adequada), a despeito dos gostos particulares. Porque cabe também aos que lidam com a música na igreja, a terem a humildade suficiente que um mensageiro de Deus precisa ter, de submeter a escolha de cada música para o contexto, não segundo os seus caprichos, mas segundo o que melhor aprouver para a membresia presente no tempo e local de cada contexto.

A música na igreja deve louvar e adorar, pois a casa de Deus é lugar para adorá-Lo. Também os levarei ao meu santo monte e os alegrarei na minha Casa de Oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar, porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos (Isaías 56:7). Ao submetermos um cântico dentro do recinto sagrado, devemos analisar se ele serve de instrumento de prestação de culto, de adoração. Se a música não puder conduzir os adoradores à veneração ao sagrado, provavelmente não será apropriada para uso nos Átrios do Senhor. Mas isto não quer dizer que, se a música não serve para ser usada na igreja, então ela é pecaminosa.

Em toda adoração deve haver louvor, mas nem sempre há adoração em todo louvor. A música na igreja deve ser o preguinho na parede, que segura o quadro Jesus.


Apêndice

Este apêndice foi produzido pelos editores do Música Sacra e Adoração

Aqui são apresentadas as 245 passagens bíblicas citadas pelo autor, que se referem a louvor.

  • Fonte de Pesquisa: Bíblia Online.Net (pesquisa avançada)
  • Versão em Português: João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada
  • Chave de pesquisa: “louv”

Observação: Por favor, note que, caso seja utilizada outra versão em Português, a mesma pesquisa poderá retornar uma quantidade diferente de resultados (bem como outras passagens), uma vez que não estamos utilizando os idiomas originais em que as passagens foram escritas.


  1. Gênesis 29:35 – De novo concebeu e deu à luz um filho; então, disse: Esta vez louvarei o SENHOR. E por isso lhe chamou Judá; e cessou de dar à luz.
  2. Gênesis 49:8 – Judá, teus irmãos te louvarão; a tua mão estará sobre a cerviz de teus inimigos; os filhos de teu pai se inclinarão a ti.
  3. Êxodo 15:2 – O SENHOR é a minha força e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus; portanto, eu o louvarei; ele é o Deus de meu pai; por isso, o exaltarei.
  4. Levítico 19:24 – Porém, no quarto ano, todo o seu fruto será santo, será oferta de louvores ao SENHOR.
  5. Levítico 22:29 – Quando oferecerdes sacrifício de louvores ao SENHOR, fá-lo-eis para que sejais aceitos.
  6. Deuteronômio 8:10 – Comerás, e te fartarás, e louvarás o SENHOR, teu Deus, pela boa terra que te deu.
  7. Deuteronômio 10:21 – Ele é o teu louvor e o teu Deus, que te fez estas grandes e temíveis coisas que os teus olhos têm visto.
  8. Deuteronômio 26:19 – Para, assim, te exaltar em louvor, renome e glória sobre todas as nações que fez e para que sejas povo santo ao SENHOR, teu Deus, como tem dito.
  9. Deuteronômio 32:43 – louvai, ó nações, o seu povo, porque o SENHOR vingará o sangue dos seus servos, tomará vingança dos seus adversários e fará expiação pela terra do seu povo.
  10. Josué 7:19 – Então, disse Josué a Acã: Filho meu, dá glória ao SENHOR, Deus de Israel, e a ele rende louvores; e declara-me, agora, o que fizeste; não mo ocultes.
  11. Juízes 16:24 – Vendo-o o povo, louvavam ao seu deus, porque diziam: Nosso deus nos entregou nas mãos o nosso inimigo, e o que destruía a nossa terra, e o que multiplicava os nossos mortos.
  12. II Samuel 22:4 – Invoco o SENHOR, digno de ser louvado, e serei salvo dos meus inimigos.
  13. II Samuel 22:50 – Celebrar-te-ei, pois, entre as nações, ó SENHOR, e cantarei louvores ao teu nome.
  14. I Crônicas 16:4 – Designou dentre os levitas os que haviam de ministrar diante da arca do SENHOR, e celebrar, e louvar, e exaltar o SENHOR, Deus de Israel, a saber,
  15. I Crônicas 16:25 – porque grande é o SENHOR e mui digno de ser louvado, temível mais do que todos os deuses.
  16. I Crônicas 16:35 – E dizei: Salva-nos, ó Deus da nossa salvação, ajunta-nos e livra-nos das nações, para que rendamos graças ao teu santo nome e nos gloriemos no teu louvor.
  17. I Crônicas 16:36 – Bendito seja o SENHOR, Deus de Israel, desde a eternidade até a eternidade. E todo o povo disse: Amém! E louvou ao SENHOR.
  18. I Crônicas 16:41 – E com eles deixou a Hemã, a Jedutum e os mais escolhidos, que foram nominalmente designados para louvarem o SENHOR, porque a sua misericórdia dura para sempre.
  19. I Crônicas 23:5 – quatro mil porteiros e quatro mil para louvarem o SENHOR com os instrumentos que Davi fez para esse mister.
  20. I Crônicas 23:30 – Deviam estar presentes todas as manhãs para renderem graças ao SENHOR e o louvarem; e da mesma sorte, à tarde;
  21. I Crônicas 25:3 – Quanto à família de Jedutum, os filhos: Gedalias, Zeri, Jesaías, Hasabias e Matitias, seis, sob a direção de Jedutum, seu pai, que profetizava com harpas, em ações de graças e louvores ao SENHOR.
  22. I Crônicas 29:10 – Pelo que Davi louvou ao SENHOR perante a congregação toda e disse: Bendito és tu, SENHOR, Deus de Israel, nosso pai, de eternidade em eternidade.
  23. I Crônicas 29:13 – Agora, pois, ó nosso Deus, graças te damos e louvamos o teu glorioso nome.
  24. I Crônicas 29:20 – Então, disse Davi a toda a congregação: Agora, louvai o SENHOR, vosso Deus. Então, toda a congregação louvou ao SENHOR, Deus de seus pais; todos inclinaram a cabeça, adoraram o SENHOR e se prostraram perante o rei.
  25. II Crônicas 5:13 – e quando em uníssono, a um tempo, tocaram as trombetas e cantaram para se fazerem ouvir, para louvarem o SENHOR e render-lhe graças; e quando levantaram eles a voz com trombetas, címbalos e outros instrumentos músicos para louvarem o SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre, então, sucedeu que a casa, a saber, a Casa do SENHOR, se encheu de uma nuvem;
  26. II Crônicas 7:3 – Todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do SENHOR sobre a casa, se encurvaram com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram, e louvaram o SENHOR, porque é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.
  27. II Crônicas 8:14 – Também, segundo a ordem de Davi, seu pai, dispôs os turnos dos sacerdotes nos seus ministérios, como também os dos levitas para os seus cargos, para louvarem a Deus e servirem diante dos sacerdotes, segundo o dever de cada dia, e os porteiros pelos seus turnos a cada porta; porque tal era a ordem de Davi, o homem de Deus.
  28. II Crônicas 20:19 – Dispuseram-se os levitas, dos filhos dos coatitas e dos coreítas, para louvarem o SENHOR, Deus de Israel, em voz alta, sobremaneira.
  29. II Crônicas 20:21 – Aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o SENHOR, que, vestidos de ornamentos sagrados e marchando à frente do exército, louvassem a Deus, dizendo: Rendei graças ao SENHOR, porque a sua misericórdia dura para sempre.
  30. II Crônicas 20:22 – Tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o SENHOR emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir que vieram contra Judá, e foram desbaratados.
  31. II Crônicas 20:26 – Ao quarto dia, se ajuntaram no vale de Bênção, onde louvaram o SENHOR; por isso, chamaram àquele lugar vale de Bênção, até ao dia de hoje.
  32. II Crônicas 23:12 – Ouvindo Atalia o clamor do povo que corria e louvava o rei, veio para onde este se achava na Casa do SENHOR;
  33. II Crônicas 23:13 – olhou, e eis que o rei estava junto à coluna, à entrada, e os capitães e os que tocavam trombetas, junto ao rei; e todo o povo da terra se alegrava, e se tocavam trombetas. Também os cantores com os instrumentos músicos dirigiam o canto de louvores. Então, Atalia rasgou os seus vestidos e clamou: Traição! Traição!
  34. II Crônicas 29:30 – Então, o rei Ezequias e os príncipes ordenaram aos levitas que louvassem o SENHOR com as palavras de Davi e de Asafe, o vidente. Eles o fizeram com alegria, e se inclinaram, e adoraram.
  35. II Crônicas 30:21 – Os filhos de Israel que se acharam em Jerusalém celebraram a Festa dos Pães Asmos por sete dias, com grande júbilo; e os levitas e os sacerdotes louvaram ao SENHOR de dia em dia, com instrumentos que tocaram fortemente em honra ao SENHOR.
  36. Esdras 3:10 – Quando os edificadores lançaram os alicerces do templo do SENHOR, apresentaram-se os sacerdotes, paramentados e com trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com címbalos, para louvarem o SENHOR, segundo as determinações de Davi, rei de Israel.
  37. Esdras 3:11 – Cantavam alternadamente, louvando e rendendo graças ao SENHOR, com estas palavras: Ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre sobre Israel. E todo o povo jubilou com altas vozes, louvando ao SENHOR por se terem lançado os alicerces da sua casa.
  38. Neemias 5:13 – Também sacudi o meu regaço e disse: Assim o faça Deus, sacuda de sua casa e de seu trabalho a todo homem que não cumprir esta promessa; seja sacudido e despojado. E toda a congregação respondeu: Amém! E louvaram o SENHOR; e o povo fez segundo a sua promessa.
  39. Neemias 9:5 – Os levitas Jesua, Cadmiel, Bani, Hasabnéias, Serebias, Hodias, Sebanias e Petaías disseram: Levantai-vos, bendizei ao SENHOR, vosso Deus, de eternidade em eternidade. Então, se disse: Bendito seja o nome da tua glória, que ultrapassa todo bendizer e louvor.
  40. Neemias 11:17 – Matanias, filho de Mica, filho de Zabdi, filho de Asafe, o chefe, que dirigia os louvores nas orações, e Baquebuquias, o segundo de seus irmãos; depois, Abda, filho de Samua, filho de Galal, filho de Jedutum.
  41. Neemias 12:8 – Também os levitas Jesua, Binui, Cadmiel, Serebias, Judá e Matanias; este e seus irmãos dirigiam os louvores.
  42. Neemias 12:24 – Foram, pois, chefes dos levitas: Hasabias, Serebias e Jesua, filho de Cadmiel; os irmãos deles lhes estavam fronteiros para louvarem e darem graças, segundo o mandado de Davi, homem de Deus, coro contra coro.
  43. Neemias 12:27 – Na dedicação dos muros de Jerusalém, procuraram aos levitas de todos os seus lugares, para fazê-los vir a fim de que fizessem a dedicação com alegria, louvores, canto, címbalos, alaúdes e harpas.
  44. Neemias 12:46 – Pois já outrora, nos dias de Davi e de Asafe, havia chefes dos cantores, cânticos de louvor e ações de graças a Deus.
  45. Jó 35:10 – Mas ninguém diz: Onde está Deus, que me fez, que inspira canções de louvor durante a noite,
  46. Salmos 6:5 – Pois, na morte, não há recordação de ti; no sepulcro, quem te dará louvor?
  47. Salmos 7:17 – Eu, porém, renderei graças ao SENHOR, segundo a sua justiça, e cantarei louvores ao nome do SENHOR Altíssimo.
  48. Salmos 9:1 – louvar-te-ei, SENHOR, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas.
  49. Salmos 9:2 – Alegrar-me-ei e exultarei em ti; ao teu nome, ó Altíssimo, eu cantarei louvores.
  50. Salmos 9:11 – Cantai louvores ao SENHOR, que habita em Sião; proclamai entre os povos os seus feitos.
  51. Salmos 9:14 – para que, às portas da filha de Sião, eu proclame todos os teus louvores e me regozije da tua salvação.
  52. Salmos 18:3 – Invoco o SENHOR, digno de ser louvado, e serei salvo dos meus inimigos.
  53. Salmos 18:49 – Glorificar-te-ei, pois, entre os gentios, ó SENHOR, e cantarei louvores ao teu nome.
  54. Salmos 21:13 – Exalta-te, SENHOR, na tua força! Nós cantaremos e louvaremos o teu poder.
  55. Salmos 22:3 – Contudo, tu és santo, entronizado entre os louvores de Israel.
  56. Salmos 22:22 – A meus irmãos declararei o teu nome; cantar-te-ei louvores no meio da congregação;
  57. Salmos 22:23 – vós que temeis o SENHOR, louvai-o; glorificai-o, vós todos, descendência de Jacó; reverenciai-o, vós todos, posteridade de Israel.
  58. Salmos 22:25 – De ti vem o meu louvor na grande congregação; cumprirei os meus votos na presença dos que o temem.
  59. Salmos 22:26 – Os sofredores hão de comer e fartar-se; louvarão o SENHOR os que o buscam. Viva para sempre o vosso coração.
  60. Salmos 26:7 – para entoar, com voz alta, os louvores e proclamar as tuas maravilhas todas.
  61. Salmos 28:7 – O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, nele fui socorrido; por isso, o meu coração exulta, e com o meu cântico o louvarei.
  62. Salmos 30:9 – Que proveito obterás no meu sangue, quando baixo à cova? louvar-te-á, porventura, o pó? Declarará ele a tua verdade?
  63. Salmos 30:12 – para que o meu espírito te cante louvores e não se cale. SENHOR, Deus meu, graças te darei para sempre.
  64. Salmos 33:1 – Exultai, ó justos, no SENHOR! Aos retos fica bem louvá-lo.
  65. Salmos 33:2 – Celebrai o SENHOR com harpa, louvai-o com cânticos no saltério de dez cordas.
  66. Salmos 34:1 – Bendirei o SENHOR em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios.
  67. Salmos 35:18 – Dar-te-ei graças na grande congregação, louvar-te-ei no meio da multidão poderosa.
  68. Salmos 35:28 – E a minha língua celebrará a tua justiça e o teu louvor todo o dia.
  69. Salmos 40:3 – E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR.
  70. Salmos 42:4 – Lembro-me destas coisas – e dentro de mim se me derrama a alma -, de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa.
  71. Salmos 42:5 – Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.
  72. Salmos 42:11 – Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.
  73. Salmos 43:4 – Então, irei ao altar de Deus, de Deus, que é a minha grande alegria; ao som da harpa eu te louvarei, ó Deus, Deus meu.
  74. Salmos 43:5 – Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.
  75. Salmos 44:8 – Em Deus, nos temos gloriado continuamente e para sempre louvaremos o teu nome.
  76. Salmos 45:17 – O teu nome, eu o farei celebrado de geração a geração, e, assim, os povos te louvarão para todo o sempre.
  77. Salmos 47:6 – Salmodiai a Deus, cantai louvores; salmodiai ao nosso Rei, cantai louvores.
  78. Salmos 48:1 – Grande é o SENHOR e mui digno de ser louvado, na cidade do nosso Deus.
  79. Salmos 48:10 – Como o teu nome, ó Deus, assim o teu louvor se estende até aos confins da terra; a tua destra está cheia de justiça.
  80. Salmos 49:18 – Ainda que durante a vida ele se tenha lisonjeado, e ainda que o louvem quando faz o bem a si mesmo,
  81. Salmos 51:15 – Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores.
  82. Salmos 54:6 – Oferecer-te-ei voluntariamente sacrifícios; louvarei o teu nome, ó SENHOR, porque é bom.
  83. Salmos 56:10 – Em Deus, cuja palavra eu louvo, no SENHOR, cuja palavra eu louvo,
  84. Salmos 57:7 – Firme está o meu coração, ó Deus, o meu coração está firme; cantarei e entoarei louvores.
  85. Salmos 57:9 – Render-te-ei graças entre os povos; cantar-te-ei louvores entre as nações.
  86. Salmos 59:16 – Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; pois tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia da minha angústia.
  87. Salmos 59:17 – A ti, força minha, cantarei louvores, porque Deus é meu alto refúgio, é o Deus da minha misericórdia.
  88. Salmos 63:3 – Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam.
  89. Salmos 63:5 – Como de banha e de gordura farta-se a minha alma; e, com júbilo nos lábios, a minha boca te louva,
  90. Salmos 65:1 – A ti, ó Deus, confiança e louvor em Sião! E a ti se pagará o voto.
  91. Salmos 66:2 – Salmodiai a glória do seu nome, dai glória ao seu louvor.
  92. Salmos 66:8 – Bendizei, ó povos, o nosso Deus; fazei ouvir a voz do seu louvor;
  93. Salmos 67:3 – louvem-te os povos, ó Deus; louvem-te os povos todos.
  94. Salmos 67:5 – louvem-te os povos, ó Deus; louvem-te os povos todos.
  95. Salmos 69:30 – louvarei com cânticos o nome de Deus, exaltá-lo-ei com ações de graças.
  96. Salmos 69:34 – louvem-no os céus e a terra, os mares e tudo quanto neles se move.
  97. Salmos 71:6 – Em ti me tenho apoiado desde o meu nascimento; do ventre materno tu me tiraste, tu és motivo para os meus louvores constantemente.
  98. Salmos 71:8 – Os meus lábios estão cheios do teu louvor e da tua glória continuamente.
  99. Salmos 71:14 – Quanto a mim, esperarei sempre e te louvarei mais e mais.
  100. Salmos 71:22 – Eu também te louvo com a lira, celebro a tua verdade, ó meu Deus; cantar-te-ei salmos na harpa, ó Santo de Israel.
  101. Salmos 74:21 – Não fique envergonhado o oprimido; louvem o teu nome o aflito e o necessitado.
  102. Salmos 75:9 – Quanto a mim, exultarei para sempre; salmodiarei louvores ao Deus de Jacó.
  103. Salmos 76:10 – Pois até a ira humana há de louvar-te; e do resíduo das iras te cinges.
  104. Salmos 78:4 – não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do SENHOR, e o seu poder, e as maravilhas que fez.
  105. Salmos 79:13 – Quanto a nós, teu povo e ovelhas do teu pasto, para sempre te daremos graças; de geração em geração proclamaremos os teus louvores.
  106. Salmos 84:4 – Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente.
  107. Salmos 88:10 – Mostrarás tu prodígios aos mortos ou os finados se levantarão para te louvar?
  108. Salmos 92:1 – Bom é render graças ao SENHOR e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo,
  109. Salmos 96:4 – Porque grande é o SENHOR e mui digno de ser louvado, temível mais que todos os deuses.
  110. Salmos 97:12 – Alegrai-vos no SENHOR, ó justos, e dai louvores ao seu santo nome.
  111. Salmos 98:4 – Celebrai com júbilo ao SENHOR, todos os confins da terra; aclamai, regozijai-vos e cantai louvores.
  112. Salmos 98:5 – Cantai com harpa louvores ao SENHOR, com harpa e voz de canto;
  113. Salmos 100:4 – Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome.
  114. Salmos 102:18 – Ficará isto registrado para a geração futura, e um povo, que há de ser criado, louvará ao SENHOR;
  115. Salmos 102:21 – a fim de que seja anunciado em Sião o nome do SENHOR e o seu louvor, em Jerusalém,
  116. Salmos 104:33 – Cantarei ao SENHOR enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus durante a minha vida.
  117. Salmos 106:2 – Quem saberá contar os poderosos feitos do SENHOR ou anunciar os seus louvores?
  118. Salmos 106:12 – Então, creram nas suas palavras e lhe cantaram louvor.
  119. Salmos 106:47 – Salva-nos, SENHOR, nosso Deus, e congrega-nos de entre as nações, para que demos graças ao teu santo nome e nos gloriemos no teu louvor.
  120. Salmos 108:1 – Firme está o meu coração, ó Deus! Cantarei e entoarei louvores de toda a minha alma.
  121. Salmos 108:3 – Render-te-ei graças entre os povos, ó SENHOR! Cantar-te-ei louvores entre as nações.
  122. Salmos 109:1 – Ó Deus do meu louvor, não te cales!
  123. Salmos 109:30 – Muitas graças darei ao SENHOR com os meus lábios; louvá-lo-ei no meio da multidão;
  124. Salmos 111:10 – O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre.
  125. Salmos 113:1 – Aleluia! louvai, servos do SENHOR, louvai o nome do SENHOR.
  126. Salmos 113:3 – Do nascimento do sol até ao ocaso, louvado seja o nome do SENHOR.
  127. Salmos 115:17 – Os mortos não louvam o SENHOR, nem os que descem à região do silêncio.
  128. Salmos 117:1 – louvai ao SENHOR, vós todos os gentios, louvai-o, todos os povos.
  129. Salmos 119:164 – Sete vezes no dia, eu te louvo pela justiça dos teus juízos.
  130. Salmos 119:171 – Profiram louvor os meus lábios, pois me ensinas os teus decretos.
  131. Salmos 119:175 – Viva a minha alma para louvar-te; ajudem-me os teus juízos.
  132. Salmos 135:1 – Aleluia! louvai o nome do SENHOR; louvai-o, servos do SENHOR,
  133. Salmos 135:3 – louvai ao SENHOR, porque o SENHOR é bom; cantai louvores ao seu nome, porque é agradável.
  134. Salmos 136:26 – Oh! Tributai louvores ao Deus dos céus, porque a sua misericórdia dura para sempre.
  135. Salmos 138:1 – Render-te-ei graças, SENHOR, de todo o meu coração; na presença dos poderosos te cantarei louvores.
  136. Salmos 138:2 – Prostrar-me-ei para o teu santo templo e louvarei o teu nome, por causa da tua misericórdia e da tua verdade, pois magnificaste acima de tudo o teu nome e a tua palavra.
  137. Salmos 144:9 – A ti, ó Deus, entoarei novo cântico; no saltério de dez cordas, te cantarei louvores.
  138. Salmos 145:2 – Todos os dias te bendirei e louvarei o teu nome para todo o sempre.
  139. Salmos 145:3 – Grande é o SENHOR e mui digno de ser louvado; a sua grandeza é insondável.
  140. Salmos 145:4 – Uma geração louvará a outra geração as tuas obras e anunciará os teus poderosos feitos.
  141. Salmos 145:21 – Profira a minha boca louvores ao SENHOR, e toda carne louve o seu santo nome, para todo o sempre.
  142. Salmos 146:1 – Aleluia! louva, ó minha alma, ao SENHOR.
  143. Salmos 146:2 – louvarei ao SENHOR durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto eu viver.
  144. Salmos 147:1 – louvai ao SENHOR, porque é bom e amável cantar louvores ao nosso Deus; fica-lhe bem o cântico de louvor.
  145. Salmos 147:7 – Cantai ao SENHOR com ações de graças; entoai louvores, ao som da harpa, ao nosso Deus,
  146. Salmos 147:12 – louva, Jerusalém, ao SENHOR; louva, Sião, ao teu Deus.
  147. Salmos 148:1 – Aleluia! louvai ao SENHOR do alto dos céus, louvai-o nas alturas.
  148. Salmos 148:2 – louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas legiões celestes.
  149. Salmos 148:3 – louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes.
  150. Salmos 148:4 – louvai-o, céus dos céus e as águas que estão acima do firmamento.
  151. Salmos 148:5 – louvem o nome do SENHOR, pois mandou ele, e foram criados.
  152. Salmos 148:7 – louvai ao SENHOR da terra, monstros marinhos e abismos todos;
  153. Salmos 148:13 – louvem o nome do SENHOR, porque só o seu nome é excelso; a sua majestade é acima da terra e do céu.
  154. Salmos 148:14 – Ele exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, povo que lhe é chegado. Aleluia!
  155. Salmos 149:1 – Aleluia! Cantai ao SENHOR um novo cântico e o seu louvor, na assembléia dos santos.
  156. Salmos 149:3 – louvem-lhe o nome com flauta; cantem-lhe salmos com adufe e harpa.
  157. Salmos 149:6 – Nos seus lábios estejam os altos louvores de Deus, nas suas mãos, espada de dois gumes,
  158. Salmos 150:1 – Aleluia! louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento, obra do seu poder.
  159. Salmos 150:2 – louvai-o pelos seus poderosos feitos; louvai-o consoante a sua muita grandeza.
  160. Salmos 150:3 – louvai-o ao som da trombeta; louvai-o com saltério e com harpa.
  161. Salmos 150:4 – louvai-o com adufes e danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas.
  162. Salmos 150:5 – louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos retumbantes.
  163. Salmos 150:6 – Todo ser que respira louve ao SENHOR. Aleluia!
  164. Provérbios 12:8 – Segundo o seu entendimento, será louvado o homem, mas o perverso de coração será desprezado.
  165. Provérbios 27:2 – Seja outro o que te louve, e não a tua boca; o estrangeiro, e não os teus lábios.
  166. Provérbios 27:21 – Como o crisol prova a prata, e o forno, o ouro, assim, o homem é provado pelos louvores que recebe.
  167. Provérbios 28:4 – Os que desamparam a lei louvam o perverso, mas os que guardam a lei se indignam contra ele.
  168. Provérbios 31:28 – Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo:
  169. Provérbios 31:30 – Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada.
  170. Provérbios 31:31 – Dai-lhe do fruto das suas mãos, e de público a louvarão as suas obras.
  171. Cantares 6:9 – Mas uma só é a minha pomba, a minha imaculada, de sua mãe, a única, a predileta daquela que a deu à luz; viram-na as donzelas e lhe chamaram ditosa; viram-na as rainhas e as concubinas e a louvaram.
  172. Isaías 12:5 – Cantai louvores ao SENHOR, porque fez coisas grandiosas; saiba-se isto em toda a terra.
  173. Isaías 25:1 – Ó SENHOR, tu és o meu Deus; exaltar-te-ei a ti e louvarei o teu nome, porque tens feito maravilhas e tens executado os teus conselhos antigos, fiéis e verdadeiros.
  174. Isaías 26:13 – Ó SENHOR, Deus nosso, outros senhores têm tido domínio sobre nós; mas graças a ti somente é que louvamos o teu nome.
  175. Isaías 38:18 – A sepultura não te pode louvar, nem a morte glorificar-te; não esperam em tua fidelidade os que descem à cova.
  176. Isaías 38:19 – Os vivos, somente os vivos, esses te louvam como hoje eu o faço; o pai fará notória aos filhos a tua fidelidade.
  177. Isaías 38:20 – O SENHOR veio salvar-me; pelo que, tangendo os instrumentos de cordas, nós o louvaremos todos os dias de nossa vida, na Casa do SENHOR.
  178. Isaías 42:10 – Cantai ao SENHOR um cântico novo e o seu louvor até às extremidades da terra, vós, os que navegais pelo mar e tudo quanto há nele, vós, terras do mar e seus moradores.
  179. Isaías 43:21 – ao povo que formei para mim, para celebrar o meu louvor.
  180. Isaías 60:6 – A multidão de camelos te cobrirá, os dromedários de Midiã e de Efa; todos virão de Sabá; trarão ouro e incenso e publicarão os louvores do SENHOR.
  181. Isaías 60:18 – Nunca mais se ouvirá de violência na tua terra, de desolação ou ruínas, nos teus limites; mas aos teus muros chamarás Salvação, e às tuas portas, louvor.
  182. Isaías 61:3 – e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória.
  183. Isaías 61:11 – Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o jardim faz brotar o que nele se semeia, assim o SENHOR Deus fará brotar a justiça e o louvor perante todas as nações.
  184. Isaías 62:7 – nem deis a ele descanso até que restabeleça Jerusalém e a ponha por objeto de louvor na terra.
  185. Isaías 62:9 – Mas os que o ajuntarem o comerão e louvarão ao SENHOR; e os que o recolherem beberão nos átrios do meu santuário.
  186. Isaías 64:11 – O nosso templo santo e glorioso, em que nossos pais te louvavam, foi queimado; todas as nossas coisas preciosas se tornaram em ruínas.
  187. Jeremias 13:11 – Porque, como o cinto se apega aos lombos do homem, assim eu fiz apegar-se a mim toda a casa de Israel e toda a casa de Judá, diz o SENHOR, para me serem por povo, e nome, e louvor, e glória; mas não deram ouvidos.
  188. Jeremias 17:14 – Cura-me, SENHOR, e serei curado, salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor.
  189. Jeremias 20:13 – Cantai ao SENHOR, louvai ao SENHOR; pois livrou a alma do necessitado das mãos dos malfeitores.
  190. Jeremias 31:7 – Porque assim diz o SENHOR: Cantai com alegria a Jacó, exultai por causa da cabeça das nações; proclamai, cantai louvores e dizei: Salva, SENHOR, o teu povo, o restante de Israel.
  191. Jeremias 33:9 – Jerusalém me servirá por nome, por louvor e glória, entre todas as nações da terra que ouvirem todo o bem que eu lhe faço; espantar-se-ão e tremerão por causa de todo o bem e por causa de toda a paz que eu lhe dou.
  192. Daniel 2:23 – A ti, ó Deus de meus pais, eu te rendo graças e te louvo, porque me deste sabedoria e poder; e, agora, me fizeste saber o que te pedimos, porque nos fizeste saber este caso do rei.
  193. Daniel 4:34 – Mas ao fim daqueles dias, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é sempiterno, e cujo reino é de geração em geração.
  194. Daniel 4:37 – Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalço e glorifico ao Rei do céu, porque todas as suas obras são verdadeiras, e os seus caminhos, justos, e pode humilhar aos que andam na soberba.
  195. Daniel 5:4 – Beberam o vinho e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra.
  196. Daniel 5:23 – E te levantaste contra o Senhor do céu, pois foram trazidos os utensílios da casa dele perante ti, e tu, e os teus grandes, e as tuas mulheres, e as tuas concubinas bebestes vinho neles; além disso, deste louvores aos deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não vêem, não ouvem, nem sabem; mas a Deus, em cuja mão está a tua vida e todos os teus caminhos, a ele não glorificaste.
  197. Joel 2:26 – Comereis abundantemente, e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR, vosso Deus, que se houve maravilhosamente convosco; e o meu povo jamais será envergonhado.
  198. Amós 4:5 – e oferecei sacrifício de louvores do que é levedado, e apregoai ofertas voluntárias, e publicai-as, porque disso gostais, ó filhos de Israel, disse o SENHOR Deus.
  199. Habacuque 3:3 – Deus vem de Temã, e do monte Parã vem o Santo. A sua glória cobre os céus, e a terra se enche do seu louvor.
  200. Sofonias 3:19 – Eis que, naquele tempo, procederei contra todos os que te afligem; salvarei os que coxeiam, e recolherei os que foram expulsos, e farei deles um louvor e um nome em toda a terra em que sofrerem ignomínia.
  201. Sofonias 3:20 – Naquele tempo, eu vos farei voltar e vos recolherei; certamente, farei de vós um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando eu vos mudar a sorte diante dos vossos olhos, diz o SENHOR.
  202. Zacarías 11:5 – Aqueles que as compram matam-nas e não são punidos; os que as vendem dizem: louvado seja o SENHOR, porque me tornei rico; e os seus pastores não se compadecem delas.
  203. Mateus 21:16 – Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim; nunca lestes: Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor?
  204. Lucas 1:64 – Imediatamente, a boca se lhe abriu, e, desimpedida a língua, falava louvando a Deus.
  205. Lucas 2:13 – E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo:
  206. Lucas 2:20 – Voltaram, então, os pastores glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado.
  207. Lucas 2:28 – Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo:
  208. Lucas 6:26 – Ai de vós, quando todos vos louvarem! Porque assim procederam seus pais com os falsos profetas.
  209. Lucas 18:43 – Imediatamente, tornou a ver e seguia-o glorificando a Deus. Também todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus.
  210. Lucas 19:37 – E, quando se aproximava da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos passou, jubilosa, a louvar a Deus em alta voz, por todos os milagres que tinham visto,
  211. Lucas 24:53 – e estavam sempre no templo, louvando a Deus.
  212. Atos 2:47 – louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.
  213. Atos 3:8 – de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus.
  214. Atos 3:9 – Viu-o todo o povo a andar e a louvar a Deus,
  215. Atos 16:25 – Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam.
  216. Romanos 2:29 – Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus.
  217. Romanos 13:3 – Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela,
  218. Romanos 14:11 – Como está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus.
  219. Romanos 15:9 – e para que os gentios glorifiquem a Deus por causa da sua misericórdia, como está escrito: Por isso, eu te glorificarei entre os gentios e cantarei louvores ao teu nome.
  220. Romanos 15:11 – E ainda: louvai ao Senhor, vós todos os gentios, e todos os povos o louvem.
  221. I Coríntios 4:5 – Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte de Deus.
  222. I Coríntios 11:2 – De fato, eu vos louvo porque, em tudo, vos lembrais de mim e retendes as tradições assim como vo-las entreguei.
  223. I Coríntios 11:17 – Nisto, porém, que vos prescrevo, não vos louvo, porquanto vos ajuntais não para melhor, e sim para pior.
  224. I Coríntios 11:22 – Não tendes, porventura, casas onde comer e beber? Ou menosprezais a igreja de Deus e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? louvar-vos-ei? Nisto, certamente, não vos louvo.
  225. II Coríntios 8:18 – E, com ele, enviamos o irmão cujo louvor no evangelho está espalhado por todas as igrejas.
  226. II Coríntios 9:3 – Contudo, enviei os irmãos, para que o nosso louvor a vosso respeito, neste particular, não se desminta, a fim de que, como venho dizendo, estivésseis preparados,
  227. II Coríntios 10:12 – Porque não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas eles, medindo-se consigo mesmos e comparando-se consigo mesmos, revelam insensatez.
  228. II Coríntios 10:18 – Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, e sim aquele a quem o Senhor louva.
  229. II Coríntios 12:11 – Tenho-me tornado insensato; a isto me constrangestes. Eu devia ter sido louvado por vós; porquanto em nada fui inferior a esses tais apóstolos, ainda que nada sou.
  230. Efésios 1:6 – para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado,
  231. Efésios 1:12 – a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo;
  232. Efésios 1:14 – o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.
  233. Efésios 5:19 – falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais,
  234. Filipenses 1:11 – cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus.
  235. Filipenses 4:8 – Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.
  236. Colossenses 3:16 – Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.
  237. Hebreus 2:12 – dizendo: A meus irmãos declararei o teu nome, cantar-te-ei louvores no meio da congregação.
  238. Hebreus 13:15 – Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome.
  239. Tiago 5:13 – Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores.
  240. I Pedro 1:7 – para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;
  241. I Pedro 2:14 – quer às autoridades, como enviadas por ele, tanto para castigo dos malfeitores como para louvor dos que praticam o bem.
  242. Apocalipse 5:12 – proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.
  243. Apocalipse 5:13 – Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.
  244. Apocalipse 7:12 – dizendo: Amém! O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém!
  245. Apocalipse 19:5 – Saiu uma voz do trono, exclamando: Dai louvores ao nosso Deus, todos os seus servos, os que o temeis, os pequenos e os grandes.

Tags: ,