Técnica Vocal e Fisiologia

Pergunta 45: É possível afinar um desafinado?

Diana Goulart: Existem várias causas para a desafinação, e o “tratamento” vai depender destas causas. Alguns casos são muito fáceis e rápidos, outros podem demorar mais tempo. Felizmente a maioria dos casos é curável!

Muita gente confunde voz desafinada com voz desagradável. Afinação não tem nada a ver com qualidade vocal. Se sua voz é estridente, áspera, rouca, trêmula ou muito anasalada, então você tem um problema na qualidade vocal, na sonoridade da sua voz (o timbre). Você pode ter problemas vocais sem necessariamente ser desafinado.

Cantar afinado significa reproduzir fielmente uma melodia, respeitando as distâncias entre uma nota e a seguinte (ou seja, mantendo os mesmos intervalos) e observando o ritmo dado; se houver acompanhamento, deve-se observar a relação de cada nota com os acordes (a harmonia da música).

Experimente cantar, sem a letra, uma música bem conhecida. Se seus amigos conseguirem identificar qual é a música, você não deve ser tão desafinado assim.


Voltar para o Índice de Perguntas e Respostas sobre Canto


Diana Goulart é professora de Canto, fonoaudióloga, pesquisadora do canto e palestrante sobre diversos temas ligados à voz e ao canto. Para informações mais detalhadas, visite https://www.dianagoulart.com.br


Veja nota dos editores do Música Sacra e Adoração

Tags: ,