Técnica Vocal e Fisiologia

Pergunta 03: O que é preciso para ser um cantor de sucesso?

Diana Goulart: O cantor precisa conhecer sua própria voz e gostar de escutá-la. Tratar bem dela, encarando-a como instrumento de prazer. Igualmente importante é cuidar bem do ouvido, pois a percepção musical (“ouvido musical”) é imprescindível para se conseguir uma afinação precisa e uma interpretação interessante.

Um cantor procura ampliar cada vez mais o seu conhecimento: ele ouve todo tipo de música, lê sobre os estilos vocais, pesquisa canções para seu repertório, procura conhecer a biografia de compositores e cantores. Estuda música. Lê jornais e revistas. Está sempre interessado em se atualizar.

Além disso é preciso ter vivência musical, presença de palco, comunicação com o público, um repertório interessante.

Estas qualidades ajudam bastante, e podem abrir portas; mas não são uma garantia, pois não existe uma fórmula infalível para se conquistar o grande público. O sucesso tem razões que a própria razão desconhece…


Voltar para o Índice de Perguntas e Respostas sobre Canto


Diana Goulart é professora de Canto, fonoaudióloga, pesquisadora do canto e palestrante sobre diversos temas ligados à voz e ao canto. Para informações mais detalhadas, visite https://www.dianagoulart.com.br


Veja nota dos editores do Música Sacra e Adoração

Tags: ,