por: autor desconhecido [*]
A educação musical da Idade Média teve grande influência e domínio do Cristianismo. Toda manifestação musical era em louvor a Deus. A escola cristã era a principal meio de educação. A educação tornou-se acessível a todos – ricos e pobres.
De acordo com Mansvotfs, apud SANTIAGO, (2009) “A ordem ‘euntes docete ommes gentes’ caracteriza uma nova atitude mental: todos devem ser cultos; se não cultos, pelo menos aculturados” (p. 21).
A música era considerada uma disciplina importante da época. Ensinava-se canto, canto de intervalos, memorização de cânticos, leitura por meio da pauta, entre outros.
Para a difusão da religião, o canto foi de suma importância sendo este ensinado a todos, principalmente aos mais pobres. Foram criadas escolas para este ensino e citando Fonterrada, apud SANTIAGO (2009), “a criança era vista como um animalzinho, fonte de diversão e entretenimento para os pais e os habitantes locais” (p. 26). Ou seja, a criança não precisava entender e se aprofundar musicalmente e espiritualmente, só precisava saber o suficiente para ‘fazer o que é certo’ para divertimento e alegria dos adultos.
O monge beneditino Guido D’Arezzo deu nome às notas musicais, criando assim um sistema de solfejo, o que foi uma importante contribuição para a notação musical, da forma como a conhecemos. Para isso, ele baseou-se no começo das frases de um hino em louvor a São João Batista criando: ut, re, mi, fa, sol e la.
De acordo com Torrellas, citado por SANTIAGO, (2009) “é atribuída ao ele também o sistema de solmização por hexacordes, o da mutança, o método da mão harmônica ou Guidoniana, o contraponto e o aumento de duas linhas às duas horizontais e paralelas que usavam para notação desde finais do século X” (p.24).
A técnica de solmização consiste em cantar sílabas a cada nota musical.
A mão Guidoniana serviu para o ensino das notas onde cada articulação dos dedos representava uma nota diferente. A mão guidoniana era usada didaticamente, para os alunos poderem cantar os intervalos indicados pelo professor. Segue imagem abaixo:
Mão Guidoniana (Grout & Palisca, 1996, p.59)
Retirado de: SANTIAGO, Glauber – Origens e desenvolvimento da Educação Musical (2009 – p. 27)
São muitas as descobertas tanto teóricas, práticas e de educação musical resultante deste período (Idade Média) que nos ajudam e que sem as quais não teríamos a música atual.
A educação musical também mostra conceitos importantes como o da educação para todos, a priorização do ensino de canto, notas musicais e intervalos e a criação de métodos para estes ensinos por Guido de Arezzo.
Referências Bibliográficas:
Material disponibilizado no Moodle da Disciplina de História da Música e da Educação Musical 1 do Curso de Educação Musical da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. – Unidade 3: A Música da Idade Média – séculos V ao XV
SANTIAGO, Glauber – Origens e Desenvolvimento da Educação Musical: uma breve visão
Solmização – disponível em: http://bonamusica.blogspot.com/2005/11/basics-i-solmizao.html. Acesso em 5 de março de 2011.
[*] – Nota 1: Os editores do Música Sacra e Adoração não localizaram informações acerca do autor deste artigo. Qualquer contribuição acerca desta informação será bem-vinda.
Nota 2: O texto foi adaptado, de acordo com sugestões da internauta Miriam Carpinetti.