por: Célio Murilo do Nascimento
Quando trabalhamos com naipes, é comum harmonizarmos em blocos estes naipes. Esta harmonização dá caráter firme ao trecho harmonizado, e é muito usado nas composições para grupos maiores como bandas, orquestras ou grupos de metais.
Para melhor entendermos como se procede partamos de uma melodia dada.
Primeiramente ela deve ser cifrada:
Logo após cifrá-la, devemos identificar as notas que não fazem parte do acorde, que serão geralmente: apogiaturas (AP), notas de passagem (NP), bordaduras (B), retardos (R), etc.[**]
Apogiatura: nota que precede a nota real do acorde, localizada em temo forte.
Nota de passagem: Nota estranha ao acorde localizada entre duas notas reais, e em tempo fraco.
Bordadura: nota estranha ao acorde localizada entre nota do acorde que se repete antes e depois dela.
Esta pode ser superior ou inferior, por tom ou semitom.
Assim feito, procederemos de acordo com as seguintes regras:
Em caso de notas com valor curto, como por exemplo, ½ tempo:
1. Notas de Passagem e Apogiaturas e bordaduras serão harmonizadas com acordes do IV ou V Grau do acorde em vigor.
2. Retardos e antecipações serão harmonizados com acorde anterior e o próximo acorde respectivamente.
Em caso de notas com valor maior, como um tempo ou mais, serão harmonizadas com notas do próprio acorde, omitindo-se a nota imediatamente abaixo desta nota dada.
Então vejamos:
Cromatismos (Cr).
Devem ser harmonizados com cromatismos nas demais vozes. Neste caso se harmoniza primeiro a nota seguinte ao cromatismo.
Este tipo de harmonização deve ser usado em momento oportuno, evitando excesso de emprego que torna a música demasiadamente pesada, e ainda tira a beleza e surpresa deste recurso.
Nota: Os editores do Música Sacra e Adoração agradecem ao internauta Ricardo Bittencourt pela informação sobre o autor deste curso.
[**] – Nota: Os editores do Música Sacra e Adoração entendem que a utilização destes termos se dá no contexto exclusivo da Harmonia, com um sentido diferente daquele utilizado para descrever os ornamentos melódicos e rítmicos.
Fonte: Scribd
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