O Adorador

A Questão da Igreja x Cultura

por: Pr. Matt Costella

Embora, em geral, cultura seja uma palavra muitas vezes difícil de definir, normalmente se refere aos pensamentos, filosofias e estilos de vida predominantes manifestados nas vidas e expressões da sociedade. Um autor definiu a cultura como a “consciência coletiva” de uma sociedade. A cultura é expressa através da arte, entretenimento, política, educação e outros meios visíveis. A cultura, então, também pode ser descrita como a “experiência” da cosmovisão geral da sociedade.

Ao longo dos séculos, o mundo ou a sociedade em que os crentes se encontram nunca foi “cristão” em sentido estrito. Embora certos aspectos da moralidade bíblica tenham sido mais ou menos prevalentes em certas gerações, crentes e incrédulos sempre coexistiram na mesma sociedade. No entanto, ao longo dos séculos, poucos negariam que a cultura ocidental mudou radicalmente, pois ela refletiu as mudanças filosóficas enunciadas pelas vozes proeminentes dentro da cultura. Nos últimos séculos, a cultura ocidental foi marcada pelo relativismo moral e teológico que, por sua vez, influenciou todos os aspectos da vida moderna. A cultura tornou-se extremamente hostil e intolerante com qualquer crença ou sistema de pensamento que adote uma visão exclusiva e universalmente transcultural da verdade ou da moralidade. Como a vida na cultura ocidental continuou a se expressar nesses termos, os cristãos que desejam permanecer fiéis a Deus e à Sua Palavra estão percebendo isso e se perguntando como podem reagir a essa mudança.

Hoje, a maioria dos cristãos professos reconhece o atual problema cultural e está encontrando maneiras de abordá-lo. De fato, o porta-voz do evangelicalismo contemporâneo, Christianity Today , dedicou uma coluna inteira em cada edição de 2006 à pergunta: “Como os seguidores de Cristo podem ser uma contracultura para o bem comum?” Os editores do Christianity Today viram a igreja professa lidar com várias respostas à cultura contemporânea e estão fornecendo um fórum para os evangélicos expressarem sua opinião sobre como a igreja deve responder. Muitas igrejas, denominações, organizações paraeclesiásticas e cristãos individuais estão se perguntando: “Como a igreja deve se relacionar com esta cultura pós-moderna cada vez mais relativista em que se encontra?”

Durante séculos, a igreja lutou para entender seu papel na sociedade e na cultura. A igreja deve procurar mudar a cultura por meio da política? A igreja deveria procurar moldar a cultura através de uma maior ênfase nas artes “cristãs”, entretenimento “cristão”, educação “cristã”, etc.? A igreja deve procurar moldar e mudar a cultura por meio de trabalho e programas sociais? Ou a igreja ainda tem um papel em afetar a cultura? De um modo geral, existem quatro pontos de vista. O propósito deste artigo é expressar esses quatro pontos de vista e examinar brevemente cada um deles a partir de uma perspectiva bíblica.

Ponto de Vista nº 1 – Os cristãos não devem ter nada a ver com a cultura

De acordo com alguns que promovem e abraçam este ponto de vista, os cristãos não devem votar, envolver-se como figuras políticas, juntar-se ao exército e lutar em batalhas, ou desfrutar de qualquer forma de entretenimento secular. Os cristãos não devem tentar influenciar a cultura de forma alguma, mas, ao contrário, devem se isolar dela para manter a aprovação de Deus. Isso é essencialmente o que os primeiros monásticos católicos e ortodoxos tentaram durante a Idade Média. Os principais proponentes incluem Amish, alguns menonitas e alguns grupos anabatistas, incluindo alguns dentro das tradições batistas e pentecostais fundamentais.

Este ponto de vista não será abordado em grandes detalhes porque é o ponto de vista minoritário entre os cristãos professos e é facilmente visto como contrário às Escrituras. A Bíblia declara que os crentes estão no mundo, mas não são do mundo (João 17:14-16). A Palavra de Deus dá muitos detalhes, tanto por preceitos quanto por exemplos, sobre o papel e as responsabilidades do crente vivendo em meio a crentes e incrédulos dentro da sociedade. Nem Jesus nem os apóstolos se isolaram do mundo ou se recusaram a se misturar com crentes ou incrédulos. Em nenhum lugar nas Escrituras um cristão é proibido de servir como um membro plenamente funcional da sociedade e desfrutar os aspectos da vida consistentes com a Palavra e a vontade de Deus.

Ponto de Vista nº 2 – Os cristãos devem usar a cultura em um esforço para evangelizar

Esse segundo ponto de vista prevalece entre um número crescente de evangélicos e carismáticos. Esse ponto de vista defende a crença de que os cristãos devem usar a música, a arte, o entretenimento e os estilos do mundo para se “conectar” com os incrédulos e, assim, ganhar o “direito” de serem ouvidos por eles. O rock “cristão” e a música contemporânea, as casas noturnas “cristãs”, a dança “cristã” e coisas semelhantes são o resultado desse segundo ponto de vista do cristianismo e da cultura. Os proponentes desse ponto de vista frequentemente pedem aos cristãos que exerçam sua natureza criativa dada a eles por Deus e usem sua criatividade para glorificar a Deus.

Claro, nenhuma evidência é encontrada nas Escrituras acerca de Jesus ou qualquer um dos discípulos exercendo sua criatividade humana a fim de apelar para os perdidos, nem existe nenhuma evidência desses homens “cristianizando” aqueles aspectos da cultura que se originam de uma religião não regenerada e coração humano rebelde. Pelo contrário, a Palavra de Deus exorta o crente a abster-se de moldar a si mesmo e seu estilo de vida de acordo com seu estilo de vida antes de sua salvação. Tanto Romanos 12:1-2 quanto 1 Pedro 1:14-16 orientam claramente o crente a rejeitar o mundo como modelo de estilo de vida e ministério.

Existem várias razões pelas quais os cristãos professos usam aspectos profanos da cultura na busca de ganhar os perdidos para Cristo. Primeiro, eles falham em entender que Satanás é o deus deste mundo. Ele energiza todo este sistema mundial – seus interesses, crenças, comportamento, prioridades, cosmovisão, etc. O apóstolo Paulo descreve Satanás como o “deus deste mundo” que cegou os olhos da humanidade de ver o glorioso evangelho de Cristo (2 Coríntios 4:4). Durante os últimos 60 anos, a igreja sempre tentou “recuperar o atraso” com o mundo. O mundo deu o tom, e a igreja professa procurou alcançá-lo e imitá-lo. A igreja deve chegar ao ponto de perceber que o próprio Satanás está energizando este sistema mundial e que ele sempre o energizará até que Jesus Cristo governe e reine na terra. Portanto, não é prudente “cristianizar” qualquer aspecto do mundo e depois afirmar que assim honra e glorifica a Deus.

Em segundo lugar, muitos falham em entender que a criatividade humana da humanidade foi distorcida e influenciada pelo pecado. Aqueles cristãos professos hoje que tentam vestir a cultura do mundo com roupagem “cristã” constantemente argumentam que Deus nos fez “pessoas criativas”. Portanto, dizem eles, Ele aprova tudo o que um crente faz, desde que coloque um rótulo de “cristão” nisso ou contanto que use sua criatividade para a glória de Deus. Sim, Deus criou o homem para ser criativo, mas a criatividade da humanidade foi distorcida e influenciada pelo pecado e pelo deus deste mundo. Como resultado, grande parte da cultura hoje deriva do produto de um coração rebelde e não regenerado. É possível até para um crente ser criativo de uma forma que desonra a Deus, da mesma forma como é possível para os cristãos agir ou pensar de uma forma que desagrade ao Senhor.

Terceiro, muitos não conseguem entender que toda ação está enraizada em uma crença. Em outras palavras, o que uma pessoa pensa determina como ela vive e age. O mundo não regenerado vive e age de uma maneira particular porque vê a vida de acordo com seus próprios termos. Os crentes, por outro lado, devem viver e agir de maneira completamente diferente, pois seu sistema de crenças é totalmente contrário ao do mundo. O sistema de crenças, ou cosmovisão, dos verdadeiros cristãos deve encontrar-se enraizado na Palavra de Deus. A diferença entre a cosmovisão dos salvos e dos perdidos é como o dia e a noite. Portanto, a diferença de estilo de vida entre os salvos e os perdidos também deveria ser uma diferença semelhante à noite e o dia. Não existe nenhuma razão bíblica para qualquer cristão usar os aspectos ímpios da cultura mundana para ganhar os perdidos para Cristo.

Deus chamou Seus filhos para serem diferentes. Ele chamou Sua igreja para ser santa. Ele estabeleceu um alto padrão de justiça. Suas instruções para Sua igreja estão descritas em Sua Palavra. Ele nos ordenou a “despir-nos” do estilo de vida e dos interesses do “velho homem” e “revestir-nos” do estilo de vida e dos interesses do “novo homem”. Como isso é realizado? Revestindo-se da “mente de Cristo” (Efésios 4:17-24). Como alguém pode conhecer a mente de Cristo? Lendo, estudando e obedecendo fielmente à Sua Palavra à Sua, a Bíblia.

Ponto de Vista nº 3 – Os cristãos devem tentar renovar e restaurar a cultura

Este terceiro ponto de vista é proeminente entre os cristãos evangélicos hoje e está se tornando cada vez mais popular à medida que líderes evangélicos estão promovendo programas destinados a implementar objetivos de “construção do reino”. De acordo com esse ponto de vista, uma das tarefas primárias da igreja é transformar e finalmente controlar a cultura, muitas vezes por meios políticos ou ação social. Porque Deus é o Senhor de tudo, os cristãos devem procurar manifestar o senhorio de Deus em tudo, incluindo política, arte, entretenimento, educação ou qualquer outra representação visível da sociedade. Em outras palavras, os cristãos devem usar todos os meios legais possíveis para santificar o sistema político e promover o reino de Deus neste mundo.

Historicamente, esse ponto de vista costuma estar ligada à crença no que foi chamado de “mandato cultural” ou “comissão cultural”. O falecido Dr. Charles Colson foi um proeminente evangélico que abraçou e promoveu o mandato cultural. Rick Warren, da fama de Saddleback, também está promovendo o programa de “comissão cultural” por meio de seu mais recente e auto descrito plano “revolucionário” denominado PEACE, pelo qual ele espera mudar o mundo mobilizando igrejas para adotar aldeias em países do terceiro mundo com o objetivo de erradicar a pobreza. , analfabetismo, doença, vazio espiritual, liderança egoísta, etc. De acordo com Colson, “Se [as igrejas] se concentrarem exclusivamente nas [disciplinas de oração, estudo da Bíblia, adoração, comunhão e testemunho] – e se no processo ignorarmos nossa responsabilidade de redimir a cultura circundante – nosso cristianismo permanecerá privatizado e marginalizado. Virar as costas para a cultura é uma traição ao nosso mandato bíblico…” (How Now Shall We Live?, Introdução, p. x). Ele continua: “Evangelismo e renovação cultural são deveres divinamente ordenados. … Nosso objetivo é equipar os crentes para apresentar o Cristianismo como uma cosmovisão total e um sistema de vida, e aproveitar a oportunidade do novo milênio para ser nada menos que agentes de Deus na construção de uma nova cultura cristã” (ibid., p. xii).

Colson acredita que os cristãos devem cumprir tanto a grande comissão quanto a comissão cultural (p. 17) e declara em termos inequívocos que ambas as comissões são “inseparáveis” (p. 295). A comissão cultural, diz ele, é “o chamado para criar uma cultura sob o senhorio de Cristo”, acrescentando: “Deus se preocupa não apenas em redimir almas, mas também em restaurar sua criação. … Nosso trabalho não é apenas edificar a igreja, mas também edificar uma sociedade para a glória de Deus” (p. 33). De acordo com Colson, a justificativa bíblica para o “mandato cultural” é encontrada em Gênesis 1:26-28, onde Deus disse a Adão para ter domínio sobre a terra e subjugá-la. Colson diz: “O mesmo comando ainda é obrigatório para nós hoje. Embora a Queda tenha introduzido o pecado e o mal na história humana, ela não apagou o mandato cultural” (p. 295).

Como, exatamente, a “comissão cultural” é alcançada? De acordo com Colson, isso é alcançado não apenas por crentes que permeiam conscientemente todos os aspectos da sociedade com o propósito de estabelecer uma cultura cristã, mas também mostrando aos incrédulos que a cosmovisão cristã é aquela que realmente responde às suas perguntas. Em outras palavras, os crentes devem estar “cultivando o conhecimento ético mesmo entre os não convertidos” (p. 381). Então, uma “cultura cristã” pode supostamente existir mesmo entre uma sociedade cheia de incrédulos – apesar do que as Escrituras declaram ser verdade!

Os crentes devem entender as exigências do “mandato cultural” ou “comissão cultural” e então discernir se este conceito é ou não fiel à Palavra de Deus. Um exame cuidadoso das Escrituras revela pelo menos oito problemas sérios com esse ponto de vista.

Primeiro, a crença de que a igreja deveria buscar renovar e restaurar a cultura ignora o fato de que Satanás é o deus deste mundo. Ele governa nos corações e vidas de todos os que não conhecem Jesus como Salvador. A natureza do homem foi totalmente corrompida desde a queda, e Satanás serve como o mestre de todas as coisas seculares. A triste verdade é esta – a igreja não pode mudar o fato de que Satanás é o deus deste mundo (2 Coríntios 4:4).

Em segundo lugar, essa crença enfrenta sérios desafios históricos. A ideia de “renovação cultural” ou “restauração cultural” não coincide com as vidas e ações piedosas de homens, mulheres e crianças de eras passadas que enfrentaram a cultura pagã e ímpia de cabeça erguida e perderam suas vidas ou todos os seus bens pessoais como resultado desta portura. Por exemplo, milhares de cristãos enfrentaram martírio, perseguição e perda de bens materiais simplesmente porque eram cristãos. Qual é a estimativa de Deus para tal sofrimento? Observe Apocalipse 2:8-11, onde Deus se dirige à igreja sofredora e perseguida em Esmirna. A exortação de Deus: “Não temas nada daquilo que hás de padecer. (…) Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida”. Se o “mandato” deles era mudar a cultura, eles foram claramente desobedientes à Palavra e à vontade de Deus. No entanto, Deus elogia esses crentes por sua fidelidade em meio a uma cultura pagã e ímpia.

Em terceiro lugar, este ponto de vista carece de qualquer apoio bíblico. Não existe nenhuma declaração direta chamando os cristãos a abraçar um “mandato cultural” ou a redimir a cultura. Na verdade, o único texto do Antigo Testamento usado para apoiar esse ponto de vista, Gênesis 1:26-28, foi dado a Adão antes da queda. Nesse ponto, o pecado não havia dominado a terra nem a natureza do homem. Nenhum texto do Novo Testamento existe apoiando tal mandato, algo que Colson até admite na página 296 de seu livro How Now Shall We Live?

Quarto, esse ponto de vista não é apoiado pelas palavras ou ações de Jesus e dos apóstolos da igreja primitiva. Em nenhum lugar Jesus ou qualquer um dos apóstolos defendeu uma restauração cultural, nem suas ações levaram a qualquer forma de renovação cultural. Jesus e os apóstolos enfatizaram a necessidade de arrependimento pessoal e fé na pessoa e na obra de Cristo. Para aqueles que receberam a Cristo como Salvador, eles exortaram e encorajaram o crescimento na doutrina cristã e no testemunho pessoal.

O quinto problema com esse ponto de vista é que ele realmente entra em conflito com as palavras de Jesus e de alguns escritores do Novo Testamento que advertiram os crentes de que o mundo sempre os odiaria porque odiava Jesus Cristo. Em João 15:18-21 e João 16:33, Jesus diz a Seus discípulos que o mundo os odiará e os perseguirá porque eles não são deste mundo, mas foram escolhidos para saírem do mundo. Em 1 João 3:13, o apóstolo João diz aos crentes: “Não vos maravilheis, meus irmãos, se o mundo vos odeia”. Aqueles que proclamam fielmente o verdadeiro evangelho e declaram que a verdade só pode ser encontrada na pessoa e na obra de Jesus Cristo e na Palavra de Deus serão desprezados e ridicularizados pelo sistema mundial.

Um sexto problema com esse ponto de vista é que tal proposição exige que os crentes sejam infiéis a Deus em suas comunidades e associações. Em outras palavras, o conceito de “mandato cultural” ou “comissão cultural” requer relações ecumênicas claramente proibidas pelas Escrituras. Aqueles que realmente acreditam que são chamados a renovar ou restaurar a cultura através da política, ação social ou outros meios não podem cumprir esta grande tarefa sem se unirem àqueles que abraçam doutrinas e práticas contrárias à Palavra de Deus. Charles Colson percebe essa necessidade de unidade ecumênica se o mandato cultural deve ser cumprido. Nas páginas 302-304 de How Now Shall We Live? Colson escreve: “As palavras mais esperançosas de qualquer líder cristão hoje vêm do [Papa] João Paulo II, que exorta os crentes de todos os lugares a fazer do novo milênio uma ‘nova primavera’ para o evangelho. … Se quisermos ter um impacto em nossa cultura, o ponto inicial deve ser assumir nossa posição unida em Cristo, fazendo um esforço consciente entre todos os verdadeiros crentes para se unirem através de linhas raciais, étnicas e confessionais. Em sua oração sacerdotal, Jesus orou para que fôssemos um com o outro, assim como ele é um com o Pai. A implicação inevitável das palavras de Jesus é que a unidade cristã é a chave para o evangelismo e a renovação cultural”. Colson elogiou o documento “Evangelicals and Catholics Together[1], dos quais ele foi um dos principais promotores.

Um sétimo problema com este ponto de vista é que ele confunde completamente e interpreta mal as diferenças dispensacionais nas Escrituras. Muitos que defendem um mandato ou comissão cultural acreditam que a igreja é responsável por estabelecer ou preparar o reino de Deus na terra. Eles frequentemente pegam promessas ou profecias do reino do Antigo Testamento ou dos quatro Evangelhos e as aplicam ao propósito da igreja hoje. Enquanto trabalham para forjar um sistema político cristão ou tentar corrigir as injustiças econômicas e sociais nas sociedades em todo o mundo, deixam de compreender que a o desequilíbrio, a desigualdade e a injustiça prevalecerão na terra até que Jesus Cristo, pessoal e visivelmente, retorne à terra para inaugurar Seu reinado milenar.

Finalmente, este ponto de vista é falho porque falha em reconhecer a depravação inata do homem não regenerado. Uma cultura cristã nunca existirá antes do reinado milenar de Cristo na terra porque a natureza caída do homem não quer ter nada a ver com Cristo ou Sua Palavra, e sem regeneração o homem nunca será capaz de viver em comunhão ou harmonia com seu Criador. No entanto, de acordo com Charles Colson, o cristianismo é uma cosmovisão que pode e deve ser abraçada tanto pelos crentes quanto pelos incrédulos. Observe suas declarações em How Now Shall We Live?: “Enquanto os cristãos devem trabalhar pela conversão dos indivíduos, também temos o dever de ajudar a construir uma boa sociedade cultivando o conhecimento ético mesmo entre os não convertidos.” Ele continua dizendo que os problemas sociais mais intratáveis só podem ser resolvidos “pela prática do comportamento virtuoso” (p. 381). Considere o seguinte parágrafo do livro de Colson: “O que é preciso para criar uma boa vida? Um firme senso de certo e errado e uma determinação de ordenar a própria vida de acordo. Não por um senso sombrio de dever, mas porque é o que se encaixa em nossa natureza criada e nos torna mais felizes e realizados. Quando homens e mulheres agem de acordo com sua verdadeira natureza, eles sentem uma sensação de harmonia, contentamento e alegria. Isso é felicidade, fruto da virtude. Na verdade, os antigos filósofos definiam a felicidade como algo que se alcança apenas no final da vida, depois de passar uma vida inteira treinando o caráter” (p. 382). Colson obviamente abraça uma visão antibíblica da verdadeira natureza do homem – que é uma natureza de pecaminosidade, depravação e comportamento ímpio.

Ponto de Vista nº 4 – Os cristãos devem ser bons cidadãos e uma influência positiva na sociedade, mas concentrar suas energias no evangelismo e no discipulado

Este quarto e último ponto de vista apresenta uma abordagem verdadeiramente bíblica para a questão da igreja versus cultura. Ele exige que a igreja se concentre no ministério fiel tanto para os incrédulos quanto para os crentes, ministério marcado pelo atendimento da verdadeira e principal necessidade de toda a humanidade – salvação espiritual e subsequente crescimento espiritual. A Palavra de Deus apoia esse ponto de vista? Ela ensina todos os crentes a serem bons cidadãos, testemunhos fiéis para aqueles imersos em uma cultura ímpia e estudantes obedientes da Palavra e da vontade de Deus enquanto permanecem separados das filosofias e práticas antibíblicas da cultura? Sim, a Bíblia apoia claramente este ponto de vista final enquanto rejeita os três anteriores.

Primeiro, o texto frequentemente chamado de “Grande Comissão”, Mateus 28:19-20, apoia esse ponto de vista. Jesus disse a Seus discípulos, e a todos os crentes hoje, para fazer discípulos. O discipulado envolve salvação pessoal (2 Coríntios 5:20; 1 Tessalonicenses 2:4) e também crescimento espiritual por meio da instrução na Palavra de Deus (Efésios 4:11-12; 2 Timóteo 2:1-2). A responsabilidade do crente é ser uma testemunha da verdade (Atos 1:6-8) e um testemunho da justiça em meio a uma cultura ímpia. Em nenhum lugar a Palavra de Deus chama os crentes a buscar renovar, transformar ou restaurar a cultura.

Em segundo lugar, o exemplo dos apóstolos e da igreja primitiva apoia esse ponto de vista. Os apóstolos e crentes da igreja primitiva viviam em meio a uma cultura extremamente pagã. No entanto, eles viajaram de cidade em cidade levando a mensagem de salvação pessoal somente pela fé em Jesus Cristo para as pessoas e nunca procuraram “cultivar conhecimento ético mesmo entre os não convertidos”. Os apóstolos e os primeiros cristãos da igreja perceberam que, além de um relacionamento pessoal com Jesus Cristo, o homem está morto em seus pecados e completamente incapaz de pensar biblicamente. Se eles foram ordenados por Deus a cumprir uma “comissão cultural” ou abraçar um “mandato cultural”, falharam miseravelmente.

Em terceiro lugar, o exemplo de Jesus Cristo apoia esse ponto de vista. Mais uma vez, Jesus falhou miseravelmente se Seu propósito de vir à Terra incluísse salvação e restauração pessoal e cultural. Jesus se ofereceu como o verdadeiro Messias ao Seu povo, Israel; e após a rejeição deles, Ele sofreu e morreu na cruz do Calvário pelos pecados do mundo. Mesmo ao oferecer o reino a Israel, a mensagem de Jesus aos que Nele cressem não implicava a necessidade de transformar a cultura ou a sociedade para introduzir o reino. Em vez disso, Sua mensagem para todos era acreditar no Rei, arrepender-se e recebê-Lo para que o Rei estabelecesse Seu reino. Sua mensagem sempre foi uma mensagem de arrependimento e fé.

Finalmente, as epístolas do Novo Testamento à igreja apoiam esse ponto de vista. A instrução direta de Deus para a igreja hoje é encontrada especificamente nessas epístolas do Novo Testamento, e elas não contêm nenhum mandato para renovar a cultura ímpia. Por outro lado, a Bíblia diz aos cristãos que, se amarem e obedecerem fielmente ao Senhor, serão odiados pelo mundo, assim como o mundo odiou Jesus Cristo. Isso deve ser um fato aceito na vida de todos os crentes. O mundo odiará a mensagem do crente, suas crenças e seu Salvador. A instrução de Deus para Seu povo hoje gira em torno do discipulado – receba Jesus Cristo como Salvador, seja discipulado e discipule outros na Palavra e na vontade de Deus, aderindo e ensinando a sã doutrina.

Anos atrás, o falecido Dr. Francis Schaffer disse: “Na era romana, quando alguém se tornava cristão, isso significava que ele se opunha não apenas às religiões circundantes, mas a toda a cultura construída sobre essas religiões”. Isso não significa que os primeiros cristãos se isolaram do mundo (exceto durante uma grande perseguição onde foram forçados a se esconder), mas eles se opuseram às coisas que surgiram de uma cultura oposta a Deus e à Sua Palavra. A igreja professa hoje falhou em imitar o testemunho e o exemplo desses piedosos primeiros cristãos.

O que a igreja deve fazer hoje? Evangelizar os perdidos e edificar os santos na verdade – sã doutrina. Ela deve ficar separada da cultura ímpia e servir ao Senhor como um testemunho resplandecente da verdade em um mundo de trevas. A igreja pode continuar a sobreviver em meio a uma cultura ímpia; mas, para isso, deve permanecer no caminho reto da fidelidade ao desígnio, propósito e vontade de Deus revelados em Sua Palavra. Os crentes devem exercer grande cautela e discernimento ao determinar o que honraria e glorificaria a Deus em qualquer empreendimento ministerial.


Nota do tradutor:

[1] – “Evangelicals and Catholics Together” é um documento ecumênico, assinado em 1994 por alguns dos principais líderes evangélicos americanos e a Igreja Católica Romana. Ele é o clímax de uma abordagem ecumênica de maior amplitude que se iniciou nos Estados Unidos na década de 1970, com uma maior colaboração entre católicos e evangélicos. Este documento destaca a necessidade de os Protestantes e Católicos apresentaram um testemunho comum ao mundo no terceiro milênio, buscando encorajar o que é conhecido como ecumenismo espiritual e ecumenismo quotidiano.


Fonte: Fundamental Evangelistic Association

Traduzido por Levi de Paula Tavares em março de 2023


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