Uma filosofia bíblica sobre música na igreja e no lar
por: Dr. Frank Garlock and Dr. Kurt Woetzel
Atenção: É muito importante assistir cada lição deste curso na ordem correta, pois cada lição constrói sobre o fundamento da lição anterior.
Nova Vida, Nova Música
Apresentação: Pr. Timothy L. Barrett
Acesse os vídeos das outras lições da série Música na Balança
Apostila da Lição 3
(Clique com o botão direito e escolha ‘Salvar Destino como’, para salvar o arquivo em seu computador.)
Resumo da Lição:
III. Nova Vida, Nova Música
A. Palavra de Deus Fala Sobre Música
B. Rock é a Forma de Música Mais Popular Hoje em Dia
C. Tudo Novo
- A Palavra de Deus Fala Sobre Música. Isaías 12:2; Êxodo 15:2; Salmo 118:14. Deus é a minha Salvação, minha Força e meu Cântico. (Hebraico “zimrath” – termo instrumental usado somente para música, não para as palavras cantadas com música)
- Música é parte da própria natureza de Deus; portanto, nossa música deve refletir o caráter dEle. (Quer seja música sacra ou secular.)
- “Pesquisadores tem provado para nós que não somente conteúdo emocional, mas a essência da própria forma musical tende a se reproduzir em conduta humana”( Cyril Scott)
- A diferença principal entre música clássica e música do século vinte é o “nível espiritual dos dois.
- É uma questão de motivo, do objetivo da música; esta é uma questão fundamental de moralidade”. (David Tame)
- Pelas citações acima, e outras, podemos aplicar I Tessalonicenses 5:21-22 à música? Com certeza!
- “Música é uma experiência; experiência molda…nosso caráter, de acordo com estudos de psicólogos; portanto, parte…de nossos traços de caráter é resultado da música que ouvimos.”
- “Hoje, uma grande porcentagem de jovens entre a idade de 10 e 20 anos vivem pela música. É a sua paixão; nada mais os estimula como a música; eles não conseguem levar nada mais à sério que não seja música. Quando eles estão na escola e com suas famílias, eles estão ansiosos para se ‘plugarem’ de volta a sua música. Nada ao seu redor – escola, família, igreja – tem alguma coisa a ver com seu mundo musical.” (Allan Bloom)
- Música popular da primeira metade do século 20 era considerado “bom para as crianças”. Hoje, música está separando.
- Quanto tempo você passou avaliando música em seu lar? Combatendo a sua influência?
- Quanto você investiu em música secular boa e saudável para seu lar e música sacra que honra a Cristo e reforça valores cristãos que você deseja ver em membros de sua família?
- “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (II Coríntios 5:17) “Tudo Novo” inclui música? De acordo com Salmo 40:1-3, sim!
- “Aprovando o que é agradável ao Senhor. E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.” (Efésios 5:10-11)
- A Palavra de Deus mostra que não pode haver positivo sem negativo.
Fonte: Igreja Batista Emanuel de Jundiaí