por: Vasti S. Viana
O Que se Espera do Músico de Igreja?
Os músicos fazem o sagrado trabalho de um profeta no sentido de que transmitem a mensagem de Deus às pessoas (I Crônicas 25:1). O mesmo Espírito que inspirou os profetas a escreverem suas mensagens, deve inspirar os músicos ao apresentarem essa mesma mensagem ao povo de forma melodiosa.
A música dos cultos é a serva da pregação, enternecendo o coração das pessoas e concentrando suas mentes em Deus, preparando assim o terreno para a semente da Verdade que vai ser apresentada no sermão.
Como músico você deve levar em conta algumas coisas muito importantes para o total sucesso dos seus labores no Ministério da Música:
- Estude nas Escrituras e no Espírito de Profecia o que Deus espera dos músicos de Sua igreja.
- Saiba como assessorar o pastor, os pregadores e dirigentes com sua música.
- Conheça o que a congregação espera de seus músicos.
- Considere o valor do Cântico Congregacional e faça com que a igreja cante mais, com objetividade, beleza e significado.
- Tome tempo para escolher a música especial, preparando-a com esmero.
- Convoque os demais músicos para juntos se prepararem com um bom ensaio para o Serviço de Cânticos, e as músicas especiais.
- Escolha músicas que combinem com o assunto da pregação ou do programa.
- Avalie as músicas para ter certeza de que são apropriadas para o ambiente religioso, e para a reunião a qual vão servir.
- Conheça e enquadre-se na “Filosofia Adventista de Música” elaborada pela Organização da IASD.
- Procure estudar música, fazer cursos de reciclagem musical. Pratique seu instrumento ou treine sua voz. Aperfeiçoe seu talento.
- Procure saber onde estão os pontos de pregação em andamento e disponha-se a ir lá para cantar, e também ensinar cânticos para os interessados, seja a reunião grande ou pequena ou de apenas duas pessoas.
“Deus chama os músicos para anunciar a mensagem de salvação, preparando assim o caminho para a gloriosa segunda Vinda de Cristo. Jesus continua Sua marcha na guerra contra o mal e os músicos da igreja têm sua parte de responsabilidade nessa batalha. A igreja espera que seus músicos cumpram seu Ministério impelidos e guiados pelo Espírito de Deus” (A Música na Bíblia, pág. 99).
Lembre-se que o inimigo é músico. Ele sabe usar a música para exaltação do músico e para causar desentendimentos e controvérsias dentro da igreja. Desvie-se disso com sabedoria. Peça a Deus que o guie. Pare para pensar qual o motivo que leva você a dirigir ou exercer o Ministério da Música. Que o motivo seja o desejo de levar a igreja a adorar, louvar, e agradecer a Deus, proclamando de forma bela, cheia de amor e reverência que transborda em música.
“Que o louvor e ações de graças sejam expressos em cânticos. Quando tentados, em lugar de dar expressão a nossos sentimentos, ergamos pela fé um hino de graças a Deus. O canto é uma arma que podemos empregar sempre contra o desânimo. Ao abrirmos assim o coração à luz da presença do Salvador, teremos saúde e Sua bênção” (Ciência do Bom Viver, 218).
“Dai graças ao Senhor; invocai o Seu nome; fazei conhecidos os seus feitos entre os povos. Cantai-Lhe, cantai-Lhe louvores; falai de todas as Suas maravilhas “. (Salmos 105: 1, 2).
A seguir, mais um exemplo de Serviço de Cânticos com base em pesquisa.
Serviço de Cânticos com Pesquisa
Pergunta: O que poderei fazer para ser um cristão, uma cristã mais feliz?
Respostas:
1) Cantar mais…………………………………………………………………………….
2) Atuar mais na igreja………………………………………………………………….
3) Ajudar alguém………………………………………………………………………….
Exemplo de apresentação:
Que bom chegar à Casa de Deus para adorá-Lo e louvá-Lo pelo que Ele é e pelo que tem feito por nós. Deus valoriza tanto a música que deu a cada um de nós um instrumento – nossa voz – para que a usemos para cantar e nos alegrar na Sua presença.
O que poderei fazer para ser um cristão, uma cristã mais feliz? Poderei cantar mais! Cantemos alegremente juntos o hino 505, Somos um Pequeno Povo.
Nem todos somos capazes de realizar atos heróicos, mas todos podemos fazer algo para a causa de Deus. Vamos ajudar em pelo menos um dos diversos serviços da Casa de Deus. Vamos ser diligentes em atender aos anúncios que se fazem na igreja convidando-nos a participar das diversas atividades dos Departamentos. Cantemos o hino 322, No Serviço do Meu Rei. A nave canta a 1ª. frase e a galeria a 2ª como eco, em cada estrofe. O demais todos juntos.
O Senhor Deus deseja que sejamos cristãos felizes e poderemos ser mais felizes demonstrando bondade para com os outros. Podemos usar nossas mãos para ajudá-los em suas tarefas e aproveitar para falar-lhes do amor de Jesus. Cantemos o hino 324, Mãos.
Final: Certamente estes hinos trouxeram alegria aos nossos corações. Agradecemos sua participação ao cantar junto conosco. Lembre-se: nosso momento de cânticos será sempre neste horário. Você é nosso convidado especial.
Vasti S. Viana é professora de piano e órgão e gentilmente cedeu este artigo ao Música Sacra e Adoração