Serviço de Cânticos Expressivo – Parte VI

por: Vasti S. Viana

Como Criar um Ambiente Favorável ao Canto

Na música, como na maioria dos empreendimentos coletivos, há uma resistência na multidão. A média das pessoas nos bancos é relutante em projetar sua própria voz, a menos que esteja cercada por muitas outras vozes. Uma das chaves é criar um ambiente confortável à congregação, uma atmosfera descontraída, onde prevaleça o espírito cordial e de amizade, onde as pessoas não se sintam constrangidas por alçar sua voz cantando com alegria ao Senhor. Como criar esse ambiente confortável?

Começar pelos músicos. Deve começar com os próprios dirigentes do cântico. Se eles apresentam uma postura amigável, entusiasta, acessível e cantam com segurança, a congregação estará mais propensa a responder da mesma maneira. Certamente o sorriso franco e o falar animada e espontaneamente comunica muito melhor.

O acompanhamento instrumental adequado favorece o canto. Quando a introdução é feita claramente estabelecendo o tempo, o andamento, o ritmo e o tom da música, a congregação começa o cântico mais confiante. Quando as pessoas estão cercadas e sustentadas pelo som cheio do instrumento, cantam mais à vontade pois não se sentem como que “sobressaindo”.

A escolha do instrumento certo para o acompanhamento. Seria difícil construir a força e a majestade de “Castelo Forte” com um ou mais violões. Um piano, ou órgão, ou ambos farão melhor. No entanto para melodias mais meditativas as cordas de um violão se adaptam muito bem.

A seleção dos cânticos tem sua estratégia. Examine a apreciada composição “Santo, Santo, Santo” (H.A. 18), e encontrará uma seqüência de semínimas e mínimas formando pequenas frases musicais, com uma construção rítmica simples e uma harmonia rica. Mas nessa cândida simplicidade está a beleza, a força e a majestade da composição. A seleção de hinos fortes tende a aprofundar a convicção do que se canta e a promover a solenidade.

O Serviço de Cânticos deve iniciar com um hino bem animado e alegre. Se for escolhido um cântico que tenha frases repetidas, combine com a congregação que os dirigentes cantarão a primeira frase e eles respondem cantando a segunda, e assim ficará bem animado (285; 315).

Ensino de novos cânticos. Ao ensinar um cântico novo, deve-se pedir a congregação que ouça atentamente os instrumentos tocando todo o hino. Depois devem ouvir os dirigentes ou um solista cantando-o todo, para então a congregação começar a cantá-lo. Para cantar bem, é importante ouvir primeiro.

Corrigir erros em cânticos antigos. Hoje somos agraciados com todo o Hinário Adventista em CD o que ajuda a congregação a cantar corretamente. Essa é uma ajuda preciosa para muitas congregações que não têm o privilégio de ter músicos para tocarem ao vivo. A fim de corrigir um trecho que porventura está sendo cantado errado, nunca se deve dizer: “Vocês estão cantando errado este trecho; está mal”. Esta atitude não é ética e às vezes cria uma situação muito delicada a ponto de apagar o desejo de cantar de algumas pessoas.

Procure pensar em expressões mais positivas e otimistas como: “Para que nosso cântico seja ainda mais bonito, vamos corrigir a melodia (ou o ritmo) neste trecho aqui. Ouçamos algumas vezes antes de cantar outra vez”. Ou, “Para darmos ênfase a esta sílaba vamos prolongar o som aqui, obedecendo o sinalzinho da fermata”.

Estas são aparentemente orientações rotineiras, contudo vitais para um poderoso canto congregacional. A condução de um Serviço de Cânticos não é momento para mostrar técnica artística, nem displicência, mas para dar à congregação uma oportunidade agradável e entusiasmada de participarem juntos no espírito de adoração. Se fizermos a nossa parte em criar um ambiente confortável para uma expressão animada e festiva no canto, o Espírito Santo terá maior liberdade para mover-Se entre nós, para nos falar e mudar nossa vida.

A seguir apresentamos modelo de Serviço de Cânticos com Tema Progressivo, isto é, os temas dos cânticos estão ligados por elos seqüenciais. Neste caso: Recebi a luz de Jesus; transmito-a a outros; assim abrevio Sua gloriosa volta. Crie outros. Experimente!

Serviço de Cânticos Tema Progressivo

Saudamos e parabenizamos a todos que chegaram ao templo para participar do Serviço de Cânticos. Ao cantar, nossa música de louvor cria um ambiente cheio do Espírito Santo e da presença dos santos anjos, trazendo a todos a atmosfera do Céu, e levando nossa mente a concentrar-se em Deus.

Somos gratos a Deus por nos ter chamado das trevas para Sua maravilhosa luz! Jesus nos dá Seu amor, e nossa vida espiritual progride, e “como a luz da aurora vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”. Cantemos com alegria o hino 113, Amor Glorioso.

Jesus me resgatou, que bênção! Não posso ficar calado guardando essa bênção só para mim. A motivação é grande para ir contar a um amigo da esperança que encontrei em Jesus, e convidá-lo para aceitar a Cristo. Cantemos com vigor o hino 321, Ao Mundo Vou Contar.

Proclamando o nome de Jesus estaremos abreviando Sua gloriosa volta. Não sabemos o dia em que Ele virá, mas sabemos pelas Escrituras que está bem próximo. Cantemos cheios de esperança o hino 145, Jesus Voltará..

Final: O mais belo coral é a congregação cantando animadamente. Agradecemos sua participação. Convidamos a todos para que aqui estejam na próxima reunião para termos esses momentos de alegre proclamação das graças do evangelho por meio do canto.

Índice do Hinário Adventista por Referências Bíblicas

Para facilitar o preparo dos Serviços de Cânticos por temas bíblicos e/ou progressivos, além de outras utilidades, estamos disponibilizando o índice do nosso H.A. por referências bíblicas. Você tendo um verso bíblico, olhando na tabela logo encontrará hinos que coincidem com o assunto do verso. Isso também ajuda o pregador na escolha do hinos que combinam com o texto-chave do seu sermão.


Vasti S. Viana é professora de piano e órgão e gentilmente cedeu este artigo ao Música Sacra e Adoração