Serviço de Cânticos Expressivo – Parte III

por: Vasti S. Viana

Música que Agrada a Deus

“O cântico religioso não deve ser uma atividade à parte, que podemos aceitar ou ignorar, e sim, uma arma espiritual em nossa luta cristã, para por em fuga as forças do mal, abrandar os corações, dar esperança e força ao povo do Senhor” (A Música na Bíblia, 35).

O músico cristão não está satisfeito em apenas dirigir a sua música na igreja. Principalmente ele quer ter certeza de que a sua música agrada a Deus:

“Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a Tua face Senhor, Rocha minha e Redentor meu!” (Salmos 19:14).

“Cantarei ao Senhor enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus enquanto existir. Seja-Lhe agradável a minha meditação e eu me regozijarei no Senhor” (Salmos 104:33, 34).

“E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2).

Esses versos não indicam uma preocupação para deleitar ou entreter a platéia ou a si próprio, mas sim um esforço intencional para produzir uma música que seja digna dAquele a Quem ela é dirigida. Que sejam músicas de “plataforma” e não de “palco”.

A música e o tempo do fim

Ellen White escreveu, por instrução divina que: “Demonstrar-se-á tudo quanto é estranho. Haverá gritos com tambores, música e dança. Os sentidos dos seres racionais ficarão tão confundidos que não se pode confiar neles quanto a decisões retas. E isto será chamado operação do Espírito Santo”, e que essas coisas “haviam de ocorrer imediatamente antes da terminação da graça”. (Mensagens Escolhidas, Vol. II, p. 36).

Alguns devem estar imaginando que esse texto se refere à musica do mundo ou de outras igrejas. A resposta é não! Lemos a advertência inspirada de que essa espécie de música “seria introduzida em nossas reuniões…” (Mensagens Escolhidas, Vol. II, p. 36). Eu lhes pergunto: Vocês nunca viram nada parecido dentro de nossas igrejas? Músicas em alto volume, com percussão marcada e em ritmo de dança enquanto muitos dizem que isso é obra do Espírito Santo?!

Alguém perguntaria: – Como pode ser isso se essas músicas são usadas até em semanas de oração e em reuniões de reavivamento espiritual? O Espírito de Profecia esclarece: “Os que participam do suposto reavivamento recebem impressões que os levam ao sabor do vento… Nenhuma animação deve ser dada a tal espécie de culto” (Mensagens Escolhidas, Vol. II, p. 37). E ainda: “O Espírito Santo nunca Se revela por tais métodos, em tal balbúrdia de ruído. Isso é uma invenção de Satanás para encobrir seus engenhosos métodos para anular o efeito da pura, sincera, elevadora, enobrecedora e santificante verdade para este tempo” (Mensagens Escolhidas, Vol. II, p. 36).

A seguir um exemplo da modalidade temática para enriquecer o seu Serviço de Cânticos.

Serviço de Cânticos Temático – Oração

Todos são muito bem-vindos à casa de Deus. O cântico é uma das poucas atividades que participamos juntos como congregação, unidos proclamando a mensagem do Senhor na melodia, fortalecendo assim nossa amizade corporativa, e com Deus.

Hoje queremos cantar sobre a oração. A oração da fé individual, diária é tão necessária à manutenção do relacionamento com Deus e ao crescimento na graça, como é o alimento ao bem estar e sustento físico.

Cantemos a mensagem de que devemos erguer muitas vezes os pensamentos a Deus em oração durante o dia para recebermos Suas preciosas bênçãos a cada passo no hino 21, Vigiar e Orar.

A verdadeira oração muda você, a igreja e o mundo; A verdadeira oração acontece quando respondemos ao chamado de Deus para possuir e levar o Seu nome; A verdadeira oração abraça o Salvador. Santa é a hora da oração, hino 414. O solista cantará as duas primeiras estrofes enquanto a congregação faz boca “chiusa“. O coro e a última estrofe todos cantam.

Oração não é monólogo; é diálogo. Oramos e esperamos atentos para ouvir as impressões do Espírito Santo. Deus também nos fala através das Escrituras Sagradas, da natureza, da palavra de um amigo cristão, da mensagem do sermão.

Façamos nossas as palavras do salmista: “Eu te amo ó Senhor força minha. O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza o meu libertador; o meu Deus o meu escudo, a força da minha salvação e o meu alto refúgio”. (Salmos 18:1,2).

Vamos cantar sobre a alegria de ouvir a suave voz do Senhor que tanto amamos. hino 424 – Como a Brisa Suave. Desta vez os homens cantam a 1ª. frase, e as mulheres a 2ª. No coro cantamos todos juntos.

Final: Lembremos sempre que se oramos como devemos, estamos com a chave certa para abrir os depósitos das bênçãos de Deus e receber dEle as bênçãos e graças que mais necessitamos. Agradecemos sua animada participação nos cânticos.

Outra sugestão para o Serviço de Cânticos: Uma variação da modalidade de pesquisa é perguntar à entrada qual o hino predileto de três ou mais pessoas, convidando-as a irem à frente no momento do Serviço de Cânticos a fim de dizer por que o preferem e também para cantar na plataforma junto com os dirigentes do cântico. Essa pergunta pode-se fazer aos membros que vão chegando, ou antecipadamente ao pastor da igreja, ao primeiro ancião ou diretores de Departamentos e apresentá-los na hora do Serviço de Cânticos. É interessante conhecer o hino predileto dos membros e dos dirigentes. Alguns espontaneamente dão um pequeno testemunho de como aquele hino lhes tocou, isso é bom, desde que fiquem dentro do tempo previamente estipulado.


Vasti S. Viana é professora de piano e órgão e gentilmente cedeu este artigo ao Música Sacra e Adoração