Serviço de Cânticos Expressivo – Parte I

por: Vasti S. Viana

Para que o momento do chamado “Serviço de Cânticos” não tenha o propósito de preencher possíveis tempos vagos que surjam no meio dos serviços religiosos ou para que as pessoas lá fora ouçam o cântico e entrem no templo, podemos fazê-lo como uma parte da adoração a Deus, pertencente ao programa do culto ou da reunião. Há algumas igrejas em que os componentes da plataforma entram, sentam-se e oram, a seguir têm o Serviço de Cânticos. Outras preferem que seja entre a Escola Sabatina e o Culto Divino, e outras ainda, o fazem como abertura da reunião.

As pessoas saem de seus lares apressadas para virem às reuniões, cada uma pensando nas coisas do seu interesse ou absortas em suas preocupações. Quando entram na igreja e ouvem a música sagrada são incentivadas a cantar. Há algo inspirador que não se pode descrever movendo-se entre o grupo de indivíduos diversos que se tornam unidos pelo Espírito Santo, e contagiados pelo mesmo sentimento e entusiasmo, abrem suas bocas e corações para oferecer cânticos de adoração e louvores a Deus. Devemos dar mais tempo para a adoração cantada pela congregação, e os dirigentes dos hinos devem aprimorar sua maneira de conduzir a congregação no cântico.

Vamos exercer nossa criatividade ao dirigir os cânticos na igreja para que o povo de Deus cante com mais atenção e entusiasmo, isso também valorizará a preciosa herança de hinos que temos no Hinário Adventista. Esses cânticos contêm mensagens fortes cheias de esperança que combinadas com a beleza e função musical, falam à razão com a sua harmonia, apelam ao coração com a sua melodia, acalmam o físico com o seu ritmo equilibrado. A seguir uma sugestão que você poderá usar a fim de que seu Serviço de Cânticos seja mais expressivo.

Elaborar uma pesquisa: Elabore e escreva numa folha uma pesquisa constituída de uma pergunta com resposta de múltipla escolha. Sugerimos três respostas, crie outras se necessário. Entregue essa folha aos recepcionistas da igreja. Diga-lhes que gentilmente devem abordar cada pessoa que está chegando cedo para a reunião, e falar-lhes a pergunta e as respostas a fim de que escolham uma ou mais, como desejarem. O recepcionista faz um tracinho para cada resposta escolhida.

Na hora de iniciar a reunião um recepcionista leva ao dirigente da música a folha com o resultado da pesquisa. Este conta quantos votos há para cada resposta e organiza a seqüência dos hinos que serão cantados do mais votado para o menos votado. Os hinos que correspondem a cada resposta são escolhidos na elaboração da pesquisa.

É mais produtivo haver um grupo de pelo menos quatro pessoas dirigindo os cânticos e entre um hino e outro, cada uma falará de sua vez um texto bíblico, ou citação do Espírito de Profecia, e dará informações de como serão as variações do cântico. Os músicos instrumentistas devem receber cópia da seqüência dos hinos, e tocarão bem suavemente enquanto um dos dirigentes fala as palavras introdutórias ou entre um hino e outro.

Ao dirigir-se ao auditório é importante apresentar suas saudações, dizer palavras de alegria por estarem na casa de Deus e de incentivo a participarem do cântico. Depois falar sobre a pesquisa. Veja a seguir o exemplo completo para você analisar e aproveitar.

Serviço de Cânticos com Pesquisa

Pergunta: O que a igreja mais necessita hoje?

Respostas:

1) Ter mais do Espírito Santo ……………………………………………………………

2) Ter o caráter de Cristo …………………………………………………………………

3) Orar mais …………………………………………………………………………………..

Exemplo da apresentação:

Saudamos e parabenizamos a todos que aqui chegaram para adorar ao nosso grande Deus com cânticos. A música não somente proporciona um meio de unidos expressarmos nosso louvor e adoração, como também confirma em nossa mente as doutrinas e os princípios cristãos sobre os quais cantamos.

À entrada foi feita a pergunta: O que nossa igreja mais necessita hoje? Aqui temos o resultado das suas respostas.

Vários dos hinos do nosso Hinário Adventista são orações cantadas. O nosso objetivo agora é fazer essas orações cantadas pedindo as bênçãos que nossa igreja está sentindo que mais precisa. Vamos cantar com fervor pedindo pelo dom do Espírito no hino 160, Concede-nos o Espírito.

No livro Educação, à página 168 lemos: “Despertando-se o eco do cântico dos anjos em nossos lares terrestres, os corações serão levados para mais perto dos cantores celestiais. A comunhão do Céu começa aqui na Terra. Aqui aprendemos a nota tônica do seu louvor”. Vamos cantar sobre a outra necessidade da nossa igreja que é Ser Igual a Cristo, no hino 288. Os dirigentes cantarão as estrofes (a 3 ou 4 vozes) e a congregação o coro.

Por que nós como filhos e filhas de Deus muitas vezes somos tão relutantes em orar, quando a oração é a chave nas mãos da fé para abrir o celeiro do Céu, onde se acham armazenados os ilimitados recursos da Onipotência? Oremos cantando sobre a terceira necessidade da nossa igreja que é orar mais, no hino 302, Minha Oração.

Final: A igreja que canta é a vence! Agradecemos a participação de todos nos cânticos e que estas mensagens nos acompanhem durante toda a semana.


Vasti S. Viana é professora de piano e órgão e gentilmente cedeu este artigo ao Música Sacra e Adoração