por: Berit Kjos
(…) Todos concordam de que a música tem o poder para influenciar e mudar as pessoas. É por isso que, apenas nos Salmos, somos encorajados por mais de sessenta vezes a cantar ao Senhor. Cantar molda, afirma e fortalece o que cremos. Expressa a profundeza de nossas almas. Palavras que entram pelas asas da música tendem a fazer ninho em nossa mente e retornar na forma de nossos pensamentos, quer tenhamos escolhido isso ou não.
Podemos lutar contra a decadência contemporânea na música treinando nossos filhos a ouvirem os pensamentos de Deus, apreciar músicas e canções que constroem a fé, e basear seus atos na verdade de Deus.
Primeiro Passo: Ouça a Deus, não o mundo
- Renove sua mente com a verdade ( Romanos 12:2) Estude a Bíblia diariamente – não apenas para conhecer fatos, mas para conhecer e ouvir o coração de Deus. Ele falará àqueles que O amam e O seguem (João 10:3-5; 14:21-27). Leia as seguintes passagens, buscando as mensagens de Deus. Discuta Suas diretrizes; elas se aplicam à música bem como a outros tipos de influência.
- Qual a atitude de Deus com relação ao mal? Salmos 97:10-11; Provérbios 6:16-19; 15:9,26; 21:4.
- Quais as conseqüências de brincar com o mal? Provérbios 1:29-33; 21:16.
- Como Deus quer que eu responda ao mal? Romanos 13:11-14; I Pedro 5:6-9; Salmos 1; 141:3-4; Provérbios 2; 14:7; 24:1, 21-22.
- Como Ele quer que eu viva cada dia? Efésios 4:17-32; 5:3-21.
Segundo Passo: Ajude seu filho a escolher música enriquecedora
O que é boa música? Esta pergunta subjetiva não tem uma resposta simples nesses dias de seleções diversas e preferências discordantes. Embora você possa amar música clássica e música de louvor cristão, muitos adolescentes de hoje não. Se seu filho desenvolveu um apetite por thrash metal, você pode ter que iniciar o processo desmame dando um passo de cada vez.
- Peça a Deus que o conduza às Suas escolhas por sua família.
- Escute a música que seu filho gosta. Desenvolva uma atmosfera de amor, respeito mútuo e aceitação. Seja aberto, compreensivo e apoiador. Discuta a mensagem das letras. Faça perguntas tais como: Você concorda com essas letras? E seus amigos? O que acontece em sua mente quando ouve a mesma mensagem repetidamente?
- Estudem e comprem música juntos. Analisem as capas dos discos, leiam os títulos. Examinem diferentes grupos. Fale sobre os valores, atitudes, comportamento e vestuário promovidos por Madonna e outros ídolos. Lembre-se que muitos títulos enganam. Por exemplo, a banda chamada The Church (A Igreja) toca música neo-psicodélica sobre vulcão, sóis e excursões de mistério mágicas. No seu álbum de sucessos, Faith (Fé), George Michael canta sobre sexo, não sobre Deus. Quando ele cantou com o grupo Wham, suas melodias cativantes enfatizavam sexo excêntrico sadomasoquista. Por exemplo, The Edge of Heaven (O Limite do Céu) sugere que chicotes, cadeias e gritos fazem sexo celestial.A música denominada Nova Era não parecia impressionar a cultura jovem até 1988, quando o álbum de sucesso Watermark de Enya misturou isto com uma forma suave de rock. Considerando que a porta está aberta às novas variações, observe sons hipnóticos e meditativos destinados a produzir estados alterados de consciência.
- Pesquise as letras que ensinam espiritualidade da Nova Era. Mas lembre-se, a música Nova Era é um guarda-chuva amplo que pode incluir até mesmo música cristã meditativa. Como Deus disse em 1 João 4:1, “Provai os espíritos”
- Inclua seu filho na escolha da música para sua casa. Conte por que você gosta de certos tipos de música; compartilhe os benefícios que você recebeu. Explique que a verdade bíblica musicada deleita a Deus e constrói a fé e a força espiritual em nós. Faça a si mesmo estas perguntas:
- Honra ou desonrar a Deus?
- Encoraja-me a confiar Nele e a segui-Lo?
- Comunica o poder de Deus, do homem ou de Satanás?
- Focaliza minha mente na glória de Deus ou nas forças rebeldes de Satanás? (Filipenses 4:8; Colossenses 3:1-3)
- Encoraja união ou rebelião contra os valores de Deus?
- Produz o anseio por uma forma de música em vez de por Deus?
- Em concerto, os ouvintes adoram a Deus ou o músico/cantor? (Deuteronômio 5:7-8)
Terceiro Passo: Crie Grupos de Esforços para uma Mudança Construtiva
- Trabalhe com outros pais sobre limitações às formas destrutivas de música.
- Peça ao líder de jovens de sua igreja que ensine sobre [os problemas da] música contemporânea.
- Ore a Deus, pedindo por orientação e vitória.
- Confie que Ele se preocupa com a saúde espiritual de seu filho até mesmo mais do que você.
- Continue a agradecer a Deus! Lembre-se, embora Ele nos chame a nos unirmos a Ele em Suas batalhas, o resultado final é certo: Ele ganhou a guerra!
Quando os exércitos inimigos atacavam Jerusalém, o rei Josafá confiou em Deus, chamou o povo a uma união, reconhecendo o poder superior de Deus e a louvá-lO por Sua total suficiência.
Deus respondeu com um poderoso encorajamento, que eleva corações e constrói muros de fé ainda hoje. Leia este texto com se fosse para você: “Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor será convosco” (II Crônicas 20:17).
Você se lembra do resto? Josafá organizou músicos para liderarem a procissão de soldados para a batalha. Então, assim enquanto o povo cantava e louvava a Deus, Ele conquistou a vitória por eles (Veja II Crônicas 20:1-22).
Bibliografia
[1] “A Mensagem de Ted Bundy no Corredor da Morte: Pornografia é Um Vício Fatal” Revista Citizen (Março de 1989), p.15 (voltar)
Fonte: Your Child And The New Age (Seu Filho e a Nova Era), capítulo 16, disponível online em
Traduzido por Mauro Brandão em Dezembro de 2008