Líder Sul-Americano Explica o Novo Documento de Música

Entrevista com o Pr. Erton Kohler

Em entrevista exclusiva para o “Rio – Seminários Jovens”, o líder do ministério de música para oito países da América do Sul, pastor Erton Kohler, explica o que não mudou no novo documento sobre “Filosofia de Música”, recentemente votado, em Brasília, DF.

Rio: Depois de 30 anos, um novo texto sobre “Filosofia Adventista de Música”. Muda alguma coisa?

Pr. Erton Kohler: A música é dinâmica. Depois de 30 anos muita coisa mudou. Nossos princípios não mudaram, mas os estilos, os programas, as produções, o departamento de música o gosto das pessoas, a quantidade de pessoas envolvidas na área, enfim, existe muita coisa nova que precisa de orientação e apoio específico. O documento de 30 anos atrás se tornou parcial. Já não atendia a todas as realidades e necessidade de hoje, por isso um novo documento, vai ajudar a realidade musical de hoje a ser mais bem direcionada.

Rio: A Divisão Sul-Americana aprovou, também, um adendo ao documento. Por que?

Pr. Erton Kohler: O documento aprovado pela igreja mundial traz princípios gerais, que devem ser considerados em todo o mundo. Ele não se aprofunda muito na parte prática, em função da diversidade de estilos, hábitos e costumes. Por isso a Comissão Diretiva da igreja para a América do Sul entendeu que deveríamos ter um complemento demonstrando a aplicação prática do documento dentro de nossa realidade. Com esse adendo, o documento se torna mais prático e fala melhor às necessidades de nossas igrejas e músicos.

Rio: Em um mundo cibernético, como conciliar o conceito de “ministério” para a área da música?

Pr. Erton Kohler: O Ministério é um conceito mais amplo que deve estar por trás de tudo, priorizando a pregação e a salvação. Não importa se estamos em uma época cibernética, onde tudo acontece muito rápido e as relações são mais superficiais. O ministro é aquele que busca oportunidade de salvar as pessoas de acordo com suas realidades e necessidades. É essa a visão que precisamos na música. Diminuir a influência do gosto pessoal ou da livre criatividade, e aumentar o interesse em produzir cada compasso ou verso para apresentar a mensagem especial de Deus para o nosso tempo. Somos a igreja que está preparando um povo para a volta de Cristo. Não temos tempo a perder. Por isso a necessidade de um ministério agora é mais forte.

Rio: O documento aborda a questão jovem versus música?

Pr. Erton Kohler: O documento apresenta princípios que, sem dúvida, podem ser muito bem aplicados aos jovens. Ele não é um material dirigido a uma faixa etária ou dividido por faixas etárias, mas apresenta princípios e aplicações gerais que devem ser adaptados a cada realidade. Acredito que os jovens são os que mais vão ganhar com o documento. Se você observar, a maioria de nossos compositores, cantores e grupos são jovens. Acredito que se eles buscarem com muita humildade e sinceridade aplicar cada recomendação do documento, vão construir um ministério de música mais efetivo e bem sucedido.

Rio: A produção musical e tecnologia. Há alguma orientação?

Pr. Erton Kohler: Para quem usa a tecnologia um dos princípios do documento é fundamental, aliás, ele é bíblico:”..fazei tudo para a glória de Deus” (I Coríntios 10:31). Se vai haver uma produção com recursos mais artesanais ou acústicos, ou se isso vai usar recursos de última geração, o importante é manter o foco, usá-los com consagração, buscando a salvação de pessoas e evitar as associações ou imitações populares, que sempre enfraquecem o poder da mensagem.

Rio: Identidade cristã e o dia-a-dia do jovem na sociedade. Como conciliar esta tensão?

Pr. Erton Kohler: Ser um jovem cristão hoje é um grande desafio. Os valores da sociedade estão cada dia mais em conflito com os valores Bíblicos. Enquanto todos pregam a globalização e o ecumenismo, tentando igualar todas as pessoas, nós pregamos um comportamento diferenciado. Enquanto se ensina que a verdade é relativa, depende de cada pessoa e lugar, nós ensinamos que a verdade é absoluta e vem de Deus. Para mim o grande segredo de vitória está em Salmos 119:9-11, onde diz: “Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o de acordo com a tua palavra. De todo o meu coração tenho te buscado; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti”. Em primeiro lugar, é preciso ter um conhecimento bem claro da verdade, do que é certo ou errado, e fazer um compromisso de fidelidade. Evitar fazer aberturas e concessões. Evitar julgar as coisas pelo “eu acho”, “eu sinto”, “não vejo problemas”. A orientação da Bíblia é viver de acordo com a Palavra de Deus. Em segundo lugar, buscar o poder de Deus para tornar possível e desejável essa vida correta. A vontade de Deus não é natural para nós, ainda mais com a pressão que existe hoje, mas andando com Jesus ela passa a ser “…boa, agradável e perfeita…” (Romanos 12:2). Ai sim é possível viver a vida cristã e ser fiel a toda prova”.

Rio: Suas palavras finais.

Pr. Erton Kohler: Os desafios estão ai. São muitos e grandes. Cada pessoa tem o seu para ser enfrentado. Mas, gostaria de deixar o meu texto Bíblico preferido como último conselho, pois ele abrange tudo o que conversamos aqui: “Mas buscai primeiro o Seu reino e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33). Quando Deus é o primeiro, tudo começa a se encaixar. O documento de música dá resultado, verdade fica mais clara e as pressões se tornam mais leves ou passamos a ter mais força.


Fonte: Publicado originalmente em: http://www.igrejaadventista.org.br/asn/XcNewsPlus.asp?cmd=view&articleid=2708