por: Rev. Onézio Figueiredo [1]
Ordem do culto calvinista
(Manual Francês de Estrasburgo)
01 – Liturgia da Palavra:
a. Leitura introdutória: Sl 124.8: “O nosso socorro está em o nome do Senhor, Criador do céu e da terra”.
b. Confissão de pecados (individuais e coletivos).
c. Palavra bíblica de perdão.
d. Absolvição (Declaração de que o perdão vem de Deus, declarado por sua palavra nas Escrituras. Textos declaratórios do perdão).
e. Leitura do Decálogo com a comunidade respondendo, após cada mandamento, com o “Kyrie Eleison”: “Senhor, tem misericórdia de nós”.
f. “Colecta” por iluminação: Oração breve de dedicação.
g. Lição (ou pastorais).
h. Sermão.
02 – Liturgia do Aposento Alto:
a. Apresentação da oferenda.
b. Intercessões.
c. “Pai Nosso” parafraseado.
d. Preparação dos elementos enquanto se canta o Credo Apostólico.
e. Oração de consagração (eliminou-se a Epiclesis).
f. Palavras da instituição.
g. Exortação.
h. Partição.
i. Distribuição dos elementos.
j. Comunhão, enquanto se canta um Salmo.
k. “Colecta” pós comunhão (Oração breve de gratidão e despedida dos fiéis).
l. Bênção Aaraônica e Apostólica.
m. Despedida dos fiéis pelo pastor.
A liturgia de Calvino foi adotada pelas igrejas calvinistas da Inglaterra, França, Alemanha do Sul, Holanda, Dinamarca e outros, constando, com modificações que não lhe afetavam a essência, no “The Form of Prayers and Ministration of Sacraments” da Igreja Reformada Inglesa, publicado em Genebra em “The Book of Common Prayer” (1552) e também no “Directory for Public Worship” da Assembléia de Westminster. Esta última fez algumas modificações, mas conservou o essencial. Eis a ordem do culto conforme o “Directory” (próximo capítulo):
Notas:
[1] O presente texto foi escrito por um Reverendo da Igreja Presbiteriana. Por este motivo, o leitor encontrará algumas referências relacionadas ao culto de domingo, ou ainda alguns temas diretamente vinculados a esta denominação religiosa. Apesar deste detalhe, os editores do Música Sacra e Adoração compreendem que a leitura do texto do Reverendo Onézio Figueiredo é de suma importância para o contexto da adoração e do culto a Deus na Igreja Adventista do Sétimo Dia, justificando assim esta publicação.
Fonte: www.monergismo.com