A Música na Adoração – Capítulo 9

por: Scott Guiley

Discernimento Espiritual


“O Varão de grande dor,
É o Filho do Senhor.
Veio ao mundo por amor.
Aleluia! É meu Cristo.

A cruenta cruz levou;
A minha alma resgatou.
Minha conta já pagou.
Aleluia! É meu Cristo.

Ele quis por mim morrer;
Eu pra Ele vou viver.
Dele é todo meu querer.
Aleluia! É meu Cristo.

Quando nosso Rei voltar,
Sua face eu contemplar.
Sua glória vou cantar.
Aleluia! É meu Cristo”
.

Philip Bliss (1838-1876).

Concluímos o capítulo anterior com o comentário de que reconhecer os cânticos espirituais não é questão de capacidade musical, mas sim de discernimento espiritual.

Problemas de Visão e Audição

As igrejas do Senhor enfrentam problemas grandes hoje em dia – um dos maiores deles é que o povo cristão parece vazio de discernimento espiritual. Para ser bem honesto, nossas igrejas laodicenanas são espiritualmente cegas. Nossos olhos sofrem com cataratas. Escamas de pecado e mundanismo obscurecem nossa visão. Não podemos ver nem perceber que as coisas diferem. Não podemos mais julgar entre o certo e o errado…..entre a verdade e o erro…..entre o bom e o melhor…..entre liberdade e legalismo. Nossa cegueira nos impede de tomar decisões corretas. Somos incapazes de distinguir social e culturalmente. E muitas vezes somos surdos também! Temos ouvidos, mas, não ouvimos. Citando Hebreus 5:11: somos “negligentes para ouvir”. A palavra “negligente” significa “vagaroso” ou “preguiçoso”. Uma audição negligente é algo sobre o qual não pensamos normalmente. Muitas vezes falamos sobre pregação negligente (e as temos, também). Mas audição negligente é um problema comum. Quão freqüentemente não ouvimos a Palavra de Deus! Vamos à igreja, escutamos a mensagem, mas não recebemos nada na alma. Não entendemos. É como se a Bíblia fosse escrita em língua estrangeira.

É lógico que o discernimento, compreensão e entendimento vêm de Deus (Provérbios 2:1-9, 1 Coríntios 2:11-16). Só o Espírito Santo pode abrir nossos olhos (João 16:13). Só Ele pode retirar as trevas e nos iluminar à vontade de Deus – o que faz juntamente com a Palavra escrita de Deus.

Mas os crentes também têm responsabilidade! Cada crente verdadeiro já foi exortado a ungir os olhos com colírio (Apocalipse 3:18) e andar na luz (João 12:35, 1 João 1:7). Cada crente é exortado a ouvir a Palavra de Deus. Quando uma pessoa salva não tem sabedoria nem entendimento sobre o que fazer em qualquer situação em particular – quando não pode discernir o caminho certo – sua responsabilidade é buscar as Escrituras diariamente e esperar no Senhor em oração.

Precisamos de Discernimento

Este é o caso no que diz respeito à música de adoração. Perguntamos: “Qual é a música aceitável”? Mas, como vimos, não há resposta fácil. É preciso haver discernimento. Precisamos buscar diligentemente nas Escrituras, a fim de nos mostrar aprovados diante de Deus. Precisamos esperar pacientemente pelo Espírito de Deus para nos ensinar a verdade. Em nossas lições anteriores já falamos um pouco sobre os tipos de cânticos – e estilos – apropriados para se cantar nas igrejas. Também fizemos comentários sobre o uso de instrumentos musicais. Mesmo assim, reconhecemos que nosso estudo é muito limitado. Nem mesmo tocamos em algumas áreas. Nosso desejo é que o povo de Deus possa ser guiado em tudo pelo Espírito Santo – não só em relação ao que cantamos, mas também em relação à música que ouvimos regularmente. Afinal de contas, ao ouvir qualquer tipo de música (quase que inconscientemente) desenvolvemos um apetite por ela. A familiaridade geralmente gera a aceitação.

Que Estação Você Está Ouvindo?

O Senhor Jesus disse: “Atendei ao que ides ouvir”. Marcos 4:24. Cuidado com o que escuta – quer seja pregação, ou música ou comunicação diária de qualquer tipo. Há ocasiões em que temos que desligar a televisão ou achar outra estação de rádio (Provérbios 19:27). A tendência da mídia hoje é a “programação informática”. Como os atenienses da época de Paulo, a sociedade moderna de hoje passa o tempo se ocupando “senão de dizer e ouvir alguma novidade” (Atos 17:21). Pode-se saber, ligando a televisão, qual é a melhor época para podar árvores, ou o que fazer com uma pia que não pára de pingar, ou como criar os filhos, ou o método para se escolher o bom vinho ou onde investir o dinheiro. Há milhares de charlatões e gurus a dizer como ser saudável, rico e sábio. O conhecimento é bom. Somos gratos por termos todos os tipos de informações disponíveis a nós hoje em dia. Mesmo assim, precisamos reconhecer que o mero acúmulo de conhecimento mundano muitas vezes se torna confusão mental que impede nosso consumo de conhecimento espiritual verdadeiro. Mesmo coisas inocentes como “os noticiários e a metereologia” podem se tornar prejudiciais ao crente. “Atendei ao que ides ouvir”. Especialmente em relação à música! Muitas delas (quer nas igrejas, nos concertos ou através da mídia), as quais são apresentadas como músicas “gospel (evangélicas)” não são dignas deste nome. É obrigação dos crentes aprenderem a distinguir entre o que é, e o que não é, a verdade.

Quão Bem Você Escuta?

É por tudo isto que nosso Senhor Jesus não só disse para termos atenção com o que ouvimos, mas Ele também nos disse para atentarmos como ouvimos (Lucas 8:18). Em outras palavras, precisamos ouvir bem. Temos que estar cientes, atentos e abertos. Apoiados na Palavra de Deus, devemos procurar desenvolver um ouvido crítico, enquanto que ao mesmo tempo, evitar contenções malignas e apontar faltas desnecessárias.

A fim de discernirmos corretamente e apreciarmos a boa música, devemos pensar na mensagem transmitida, tanto através da letra quanto da música. Temos que avaliá-la – não só tendo como base o fato de gostarmos ou não, mas baseados no alicerce de que é uma representação verdadeira do Deus que servimos. Adoramos ao Deus Altíssimo; portanto nosso padrão também deve ser alto! Ele não aceitará nosso pão poluído nem nossos sacrifícios de animais cegos (ver Malaquias 1:7-8). Do mesmo jeito Ele não aceitará nossa adoração poluída também. Nossa adoração deve ser digna d’Aquele que é mais do que digno. E isto envolve tempo e esforço.

Precisamos deste discernimento quer estejamos cantando ou ouvindo os outros cantarem.

A Serenata de Satanás

Vivemos numa época de engano! A Bíblia nos ensina que dia virá em que todos os que vivem na terra receberão ordem de se curvar e adorar a imagem da besta (o Anticristo, Apocalipse 13). A maioria da população mundial obedecerá. Embora a Bíblia não dê detalhes específicos, muitos estudiosos da Bíblia vêem a história da imagem de Nabucondonosor (Daniel 3) como uma previsão de eventos futuros. De acordo com o que é relatado em Daniel 3, a música era usada para motivar o povo babilônico na falsa adoração. Sugerimos que Satanás utilizará a música, de maneira semelhante, a fim de enganar o mundo no tempo do Anticristo. Como crianças seguindo o tocador de flauta – assim também o mundo hoje segue a música que leva ao caminho largo até à destruição.

É preciso acordar! Abrir os olhos! Ouvir bem! Como disse o pastor Tom Ross: “As igrejas do Senhor devem ser santas, virtuosas, castas, esperando a vinda do Noivo. A música mundana produz membros mundanos que são carnais. Precisamos voltar à música que faz nosso coração adorar ao Deus santo e Soberano!

Que Deus nos dê discernimento! Então – talvez este se torne o desejo e determinação de cada crente – chegar-se a Deus com um coração verdadeiro, em plena certeza da fé. Vamos contemplar maravilhados e adorar ao Senhor com Salmos, Hinos e Cânticos Espirituais. Vamos cantar e fazer melodia em nosso coração Àquele que nos amou e Se deu a Si mesmo por nós – PORQUE SÓ ELE É DIGNO!


Fonte: http://www.palavraprudente.com.br


Capítulo 10

Escolher outro capítulo