Aulas de Teoria Musical – Aula 09

por: Jeremias Rufino

A formação da tonalidade depende do grau tonal (I, IV e V graus) da escala, por serem estes os mais importantes e caracteriza o tom da escala.

De forma mais prática e convencional segue abaixo a colocação dos acidentes (sustenidos e bemóis, dobrados-sustenidos e dobrados-bemóis).

Sustenido e dobrado-sustenido

1º em FÁ – 2º em DÓ – 3º em SOL – 4º em RÉ – 5º em LÁ – 6º em MI – 7º em SI

Como se vê a distância de intervalos é de quintas (de FÁ a DÓ, de DÓ a SOL, etc)

Bemóis e dobrados-bemóis

1º em SI – 2º em MI – 3º em LÁ – 4º em RÉ – 5º em SOL – 6º em DÓ – 7º em FÁ

Grafia dos acidentes

Os acidentes fixos, aqueles que aparecem no início da pauta, são grafados (escritos) junto à clave. Por convenção os acidentes fixos sempre serão escritos após a clave e antes da forma de compasso.

Acidentes ocorrentes

Os acidentes ocorrentes são aqueles que, como diz o nome, aparecem no decorrer da música e não necessariamente fazem parte da tonalidade. Estes acidentes têm a função de alterar trechos da música e sucessivamente a escala em questão no tempo ou período no qual aparecem.

Pratique!

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Fonte: Adnipo-Isesaki


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