Aulas de Teoria Musical – Aula 03

por: Jeremias Rufino

Valores

Nem todas as notas tem a mesma duração. Para entendermos a duração dos sons musicais é necessário que as notas apareçam sobre formas diferenciadas.

Estas diversas formas das notas se chamam Figuras ou Valores.

Temos então na seqüência abaixo as figuras mais usadas e que representam os sons, elas aparecem em sete formas diferentes:

Pausas

As pausas são figuras que indicam duração de silêncio entre sons. Cada figura de som tem sua respectiva pausa que lhe corresponde o mesmo tempo de duração, ou seja, temos a pausa da semibreve, da mínima, da semínima, da colcheia, da semicolcheia, da fusa e da semifusa.

Veja abaixo as figuras e suas pausas correspondentes:

Quando se escreve duas ou mais colcheias, semicolcheias, fusas e semifusas consecutivas os colchetes são substituídos por barra horizontais, ficando as notas unidas em grupos.

Divisão proporcional dos valores

A semibreve é a figura que representa maior duração e é tomada como unidade da Divisão Proporcional dos Valores, em resumo, todas as demais figuras são desmembradas da semibreve.

Abaixo temos a comparação real dos valores de acordo com o que explicamos acima. Temos a semibreve e em seguida os valores das demais em relação a semibreve.

Pratique!

» Clique aqui para ver o questionário
» Clique aqui para ver as respostas


Fonte: Adnipo-Isesaki


Próxima Aula

Voltar ao índice