Assim como a escala maior, a Escala Menor tem 7 notas. Porém, a escala menor tem três variantes: a menor natural, a menor harmônica e a menor melódica. Essas variantes diferem na forma como os graus VI e VII são alterados.
Na Escala Menor Natural todas as notas aparecem com os mesmos acidentes que a sua relativa maior. Daí o nome de Natural.
Na escala menor natural os semitons estão entre os graus II-III e V-VI.
O grau VII da escala menor é frequentemente elevado em meio tom. A escala resultante é chamada de Escala Menor Harmônica, pois a elevação do sétimo grau normalmente é motivada pela harmonia. A elevação desta nota permite a formação do acorde de dominante e do acorde de sétima de dominante sobre o quinto grau da escala.
Além de alterar o VII grau, também podemos alterar o VI grau . A escala resultante é chamada de Escala Menor Melódica. O propósito principal desta alteração é facilitar o movimento melódico do VI para o VII grau, evitando o intervalo de segunda aumentada que é formado na escala menor harmônica. Por este motivo, ela é chamada de escala menor melódica.
Na teoria musical tradicional a escala menor melódica é apresentada com a elevação dos graus VI e VII quando a escala é ascendente, mas sem os acidentes quando a escala é descendente.
Próxima Parte | Índice de Escalas | Índice do Curso |
Fonte: Music Theory Web, © de José Rodríguez Alvira
Traduzido e publicado com autorização do autor