Conhecer a origem dos nomes dados aos acordes ajuda a lembrar a sua estrutura:
Sétima | Origem do Nome |
Sétima de Dominante | É construído sobre o grau dominante (quinto) das escalas maiores e menores harmônicas e melódicas |
Sétima de Sensível | É construído sobre o grau sensível (sétimo) das escalas maiores. Ultimamente se usa com freqüência o termo 7ª MeioDiminuta. |
Sétima Maior | A tríade e a sétima são maiores |
Sétima Menor | A tríade e a sétima são menores |
Sétima Diminuta | A tríade e a sétima são diminutas |
Sétima Meio diminuta | A tríade é diminuta e a sétima é menor; por isso é chamada de meia diminuta. O termo é, provavelmente um anglicismo. Muitos manuais utilizam o termo 7ª de Sensível. |
Conforme mostrado nesta tabela, sétimas dominantes são chamadas pelo nome do grau da escala sobre o qual são formadas. O nome dado às sétimas maiores, menores e diminutas é determinado pelo tipo de tríade e intervalo de sétima sobre a qual são construídas.
Próxima Parte | Índice de Acordes | Índice do Curso |
Fonte: Music Theory Web, © de José Rodríguez Alvira
Traduzido e publicado com autorização do autor