O Tempo na Música – Parte IV

Representação do compasso

O Compasso é representado através de números em forma de fração que aparecem no início da música.

Exemplo:

Para podermos entender a representação do compasso precisamos lembrar dos Números Representativos ou Símbolos Numéricos (O Tempo na Música – Parte II). Veja abaixo os Números Representativos das figuras, incluindo as com o ponto de aumento:

Lembre-se que o Número Representativo não é o Tempo das figuras é apenas a proporção delas em relação a semibreve e que este número servirá de símbolo na representação do compasso, por isso também recebe o nome de Símbolo Numérico.

Fórmula da Representação do Compasso

O símbolo da representação do compasso é o resultado matemático da multiplicação do número de tempos do compasso com o número representativo da figura que será a Unidade de tempo (*).

(*) Unidade de tempo é a figura indicada na representação do compasso através de seu número representativo que valerá 1 tempo.

Quando indicamos na representação do compasso o número representativo de uma figura estamos determinando que ela valerá 1 tempo, por isso a chamamos de unidade de tempo.

Conhecendo a unidade de tempo e sabendo quantos tempos existem no compasso, podemos definir a Unidade de Compasso, que é a figura a qual, sozinha, irá representar todos os tempos do compasso. Por exemplo, em um compasso 4/4 a unidade de tempo é a semínima e a unidade de compasso é a semibreve (ou seja, a semibreve é igual a quatro semínimas); em um compasso 2/8 a unidade de tempo é a colcheia e a unidade de compasso é a semínima (ou seja, a semínima é igual a duas colcheias).

Compassos Simples e Compassos compostos

Compasso Simples é aquele em que a figura indicada a valer um tempo (unidade de tempo) for uma figura simples, ou seja, não pontuada. Todas as figuras simples são divisíveis por 2 (O Tempo na Música – Parte II)

Exemplo:

Neste compasso binário (de dois tempos) a semínima valerá 1 tempo e assim proporcionalmente podemos calcular o tempo das outras figuras em relação a ela.

Compasso composto é aquele em que a figura indicada a valer 1 tempo (unidade de tempo) for uma figura com um ponto de aumento. As figuras com um ponto de aumento são divisíveis por 3 (O Tempo na Música – Parte II).

Exemplo:

Neste compasso ternário (de três tempos) a semínima pontuada valerá 1 tempo, por isso este compasso é composto. Veja abaixo o tempo das figuras em relação a semínima pontuada como a unidade de tempo.

Na próxima aula (O Tempo na Música – Exercícios) faremos alguns exercícios para melhor assimilação da matéria. Até a próxima!


Próxima Parte

Voltar ao índice