Tópicos
Pauta, Clave, Notas
Valores, Figuras
Ligadura, Ponto de Aumento
Compassos e Marcação de Compassos
Acento Métrico
Síncope e Contratempo
Alterações
Armadura de Clave
Outros Sinais
Andamentos
É o local onde são escritas as notas. São 5 linhas horizontais, paralelas, que formam 4 espaços. As linhas e espaços são contados de baixo para cima. Pode-se acrescentar linhas acima e abaixo da pauta, formando linhas e espaços suplementares superiores (acima da pauta) e inferiores (abaixo).
Clave
É um sinal colocado no início da pauta e serve para determinar o nome da nota e sua altura na escala. Por exemplo, a clave de sol é escrita na segunda linha. Então, sempre que no início da pauta estiver a clave de sol, a nota que vier escrita na segunda linha se chamará sol. Para conhecer as outras notas, basta seguir a escala ascendente (sol, lá, si, dó etc.) ou descendente (sol, fá, mi, ré etc.). As outras claves são as de fá (escrita na terceira e quarta linhas) e a de dó (na 1ª, 2ª, 3ª e 4ª linhas).
Notas
É a representação gráfica dos sons. As notas são dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó. Quando executamos tais notas sucessivamente, formamos uma escala, que pode ser ascendente (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si) ou descendente (dó, si, lá, sol, fá, mi, ré, dó).
Já viram que as notas representam graficamente o som; que tais notas são escritas na pauta; e que o nome dessa nota depende da clave colocada no início da pauta. Agora: quanto tempo vai durar essa nota?
Para que pudéssemos saber as durações de tempo de cada nota foram criados vários desenhos (figuras). Assim, se a nota dó vem representada por certa figura, deverá durar certo tempo. Veja quais são as figuras de som (verde), com suas respectivas pausas (vermelho):
Som |
Pausa |
Nome |
Semibreve |
||
Mínima |
||
Semínima |
||
Colcheia |
||
Semicolcheia |
||
Fusa |
||
Semifusa |
Figuras
Observe que a figura é composta por cabeça, haste e colchete
Existem figuras de som (dizem quanto tempo dura a nota) e figuras de pausa (mostram quanto tempo dura o silêncio). Para cada figura de som existe uma figura de pausa (silêncio) correspondente. Mas afinal, quanto tempo valem a mínima, semínima, a colcheia etc. e suas respectivas pausas? A resposta é: depende. As figuras de som e silêncio não têm tempo fixo. Existe uma relação. Ou seja, uma semibreve vale duas mínimas; uma mínima vale duas semínimas. E assim por diante. Veja a relação abaixo, que também se aplica às figuras de silêncio (pausas).
1 = 2 ; 4 ; 8 ; 16 ; 32 ; 64
1 = 2 ; 4 ; 8 ; 16 ; 32
1 = 2 ; 4 ; 8 ; 16
1 = 2 ; 4 ; 8
1 = 2 ; 4
1 = 2
A semibreve é a figura que compreende todas as outras. Ela é tomada como unidade na divisão proporcional dos valores.
A teoria musical geralmente só se refere à ligação de sons da mesma entonação. Quando ligamos sons iguais, estamos apenas somando seus tempos, ou seja, só o primeiro som é emitido, os demais são apenas um prolongamento do primeiro. A duração será a das respectivas figuras ligadas.
Especificamente em relação á guitarra, além de representar a soma dos tempos de notas da mesma entonação, a ligadura pode indicar uma forma de execução das notas, quando ligamos notas de entonação diferente, mas todos os casos têm uma semelhança: apenas a primeira nota é atacada diretamente. Com os estudos práticos certamente entenderá melhor. Por enquanto saiba que existem duas coisas distintas: 1 – ligação de notas da mesma entonação (somam-se os tempos); 2 – ligação de notas de entonação diferente, indicando a forma de execução das notas. Observe a partitura abaixo, os 4 primeiros ligados são ascendentes (faz-se batendo a segunda nota) e os 4 últimos são descendentes (faz-se puxando a primeira nota para que se ouça a segunda). Como pode ver, todos esses ligados são de notas de entonação diferente.
Ponto de Aumento
É um ponto colocado à direita da figura, aumentando-a pela metade. Por exemplo, digamos que a semínima valha 1 tempo, se colocarmos um ponto de aumento à sua direita ela passará a valer 1 + 1/2 tempo. E mais, se colocarmos um segundo ponto de aumento ao lado do primeiro, ele valerá a metade do primeiro. Ou seja, aquela semínima que valia 1 tempo passará a valer 1 +1/ 2 + 1/4.
O mesmo ocorre com as pausas. Por exemplo, digamos que a pausa da mínima valha 2 tempos, se colocarmos um ponto de aumento à sua direita ela passará a valer 3 tempos (2 + 1).
Daí podemos tirar que ou ligamos notas da mesma entonação para aumentar sua duração, ou colocamos pontos de aumento à direita da nota.
São os grupos de tempo nos quais são colocadas as notas. Esses grupos podem ter 2 (binário), 3 (ternário) ou 4 (quaternário) tempos. Os grupos, ou seja, os compassos são divididos por uma linha vertical chamada travessão.
Muito bem, mas para formar um compasso de dois tempos, por exemplo, precisamos saber quanto tempo dura cada nota. Como saber isso, se as notas não têm tempo fixo, e sim relações? É simples, observem que no início do pentagrama (pauta) há uma fração (2/4, 3/4, 4/4 etc.). Vejam como é mole, o número de cima da fração indica quantos tempos deve ter em cada compasso (2, 3 ou 4). Já o número de baixo da fração estabelece qual a figura que valerá 1 tempo no compasso, ou seja, a figura que representa a unidade de tempo.
Amigos, abreviando nosso estudo teórico, não vou mostrar passo a passo as deduções. Saibam o seguinte:
- Quando o 4 for o número de baixo da fração, a semínima valerá um tempo.
- Se o 2 for o número lá de baixo, a mínima valerá um tempo.
- Já se o 8 for o denominador (o número de baixo da fração), a colcheia valerá um tempo.
A teoria musical apresenta muitas outras possibilidades, com outros números no denominador, mas esses são os mais usados. E é o suficiente para estudar aqui. Se quiserem aprofundar, comprem um bom livro de teoria musical e vão em frente.
Vejam os compassos mais comuns, os que veremos em nossos estudos práticos aqui: 4/4, 2/4, 3/4. Observem que em todos aparece o número 4 no denominador da fração, ou seja, a semínima vale 1 tempo no compasso. Aí fica fácil, é só fazer a relação: 1 semibreve = 4 semínimas; 1 mínima = 2 semínimas; 1 colcheia = 1/2 semínima etc. Ou seja, 1 semibreve = 4 tempos; 1mínima = 2 tempos; 1 colcheia = 1/2 tempo etc.
Marcação de Compassos
É preciso muita atenção agora, pois na minha opinião este assunto representa o principal link entre a teoria e a prática. Marcar um compasso é mostrar, através de movimentos com as mãos, como os tempos são divididos.
Recorde alguns elementos da partitura, e partes que formam a figura. Depois veja os exemplos de marcação.
- Conforme já vimos, esta é a pauta ou pentagrama. 5 linhas e 4 espaços, ambos contados de baixo para cima.
- A clave de Sol indica que a nota da 2ª linha é Sol.
- O número 2 da fração mostra que cada grupo de notas (compasso) terá 2 tempos.
- Já o número 4 nos revela que a semínima é a unidade de tempo (vale 1 tempo no compasso).
- O travessão divide os compassos.
Marcação
- Conte 1, 2 – 1, 2 – 1, 2- 1, 2- 1, 2 (…)
- Procure pronunciar 1 (um) número por segundo. Não é preciso correria…
- Agora, abaixe e levante a mão. Embaixo, conte 1 (um); em cima, conte 2 (dois):
Exemplos:
– Compasso 2/4 formado por semínimas. Basta executar 1 nota embaixo e 1 em cima:
– Compasso 2/4 formado por colcheias. Prestem atenção, como a colcheia, nesse caso, vale a metade da semínima, precisamos de 2 colcheias para completar 1 tempo. Ou seja, façam 2 notas com a mão lá embaixo (tempo 1) e 2 lá em cima (tempo 2):
– Compasso 3/4 formado por 1 semínima (tempo 1), 2 colcheias (tempo 2), e 4 semicolcheias (tempo 3). Como vocês vêem, o primeiro tempo é formado por 1 nota; o segundo, por 2 (1/2 + 1/2); e o terceiro por 4 (1/4 +1/4 + 1/4 + 1/4).
– Compasso 4/4. Este compasso é também representado por um C, colocado no início do pentagrama. Atenção ao exemplo: 2 colcheias, 1 pausa da semínima, 4 semicolcheias, 2 colcheias.
O acento métrico nos permite saber, através da audição, se o compasso é binário, ternário ou quaternário. E mais, sou da opinião de que a importância da acentuação vai além… Na execução de um trecho musical, a acentuação, entre outros fatores, é quem dá estilo à interpretação, e depende do momento, da receptividade do público, da nossa história de vida, da nossa sensibilidade, do nosso conhecimento da música executada etc. É lógico que a partitura e a teoria musical indicam caminhos a serem seguidos, mas o bom músico não é uma máquina de tocar. Observe como deve ser o acento métrico:
1. Compasso binário: 1º tempo forte; 2º tempo fraco
2. Compasso ternário: 1º tempo forte; 2º tempo fraco; 3º tempo fraco
3. Compasso quaternário: 1º tempo forte; 2º tempo fraco; 3º tempo fraco; 4º tempo fraco;
Note-se que os tempos também são subdivididos em partes fortes e fracas. Nesse caso, a primeira nota do compasso recebe acentuação ligeiramente mais forte que as outras notas também fortes.
Não se esqueça: a acentuação é de extrema utilidade na execução das músicas, pois dá estilo e sentimento à interpretação.
Nos exemplos que demos de marcação de compasso, todos os tempos fortes estavam sendo iniciados por uma nota. Entretanto, pode ocorrer de a nota executada no tempo ou parte fraca anterior ser prolongada até o tempo forte seguinte. Assim, o tempo forte estará preenchido com os “restos” de som da nota anterior. Quando isso ocorre, temos a síncope. Veja:.
Contratempo
Se no tempo ou parte forte não tiver nota nenhuma, e sim uma pausa (silêncio), teremos um contratempo.
Para que vocês entendam rapidamente: saibam que entre algumas notas da escala há outro som. Por exemplo, entre a nota sol e a lá, existe outra nota, que pode receber dois nomes diferentes. Se você parte da nota sol, um pouquinho acima existe o sol sustenido; já um pouquinho abaixo da nota lá existe o lá bemol (), que tem o mesmo som do sol sustenido. Daí concluímos que o sustenido ()é uma alteração ascendente; e o bemol, descendente.
Quando se quer desfazer uma alteração, seja ela ascendente () ou descendente (), usa-se a alteração chamada bequadro ().
Então, se entre sol e lá, por exemplo, há um intervalo de tom, entre sol e sol sustenido haverá um intervalo de apenas meio tom, ou seja, um semitom. Outras alterações existentes são o dobrado sustenido , que eleva a nota em dois semitons, e o dobrado bemol (), abaixa a nota em dois semitons.
Deve-se ter atenção quando um sustenido for usado após um dobrado sustenido, nesse caso terá efeito descendente. Já se um bemol modificar uma nota anteriormente alterada por dobrado bemol, terá efeito ascendente, é lógico.
Resumo das alterações |
|
Sustenido |
|
Bemol |
|
Bequadro |
|
Dobrado Sustenido |
|
Dobrado Bemol |
Obs.: Não se considera, neste estudo básico, a diferença entre os instrumentos temperados e os não-temperados.
É um meio para se conhecer o tom de um trecho musical. Não vou mostrar aqui como se chega a cada armadura. Um bom livro de teoria musical poderá auxiliá-los.
Com sustenidos:
# |
Local (acumulativo) |
Tom |
0# |
– |
dó maior ou lá menor |
1# |
5ª linha, nota fá |
sol maior ou mi menor |
2# |
4º espaço, nota dó |
ré maior ou si menor |
3# |
2ª linha, nota sol |
lá maior ou fá# menor |
4# |
4ª linha, nota ré |
mi maior ou dó# menor |
5# |
2º espaço, nota lá |
si maior ou sol# menor |
6# |
4º espaço, nota mi |
fá# maior ou ré# menor |
7# |
3ª linha, nota si |
dó# maior ou lá# menor |
Com bemóis:
b |
Local (acumulativo) |
Tom |
0b |
– |
dó maior ou lá menor |
1b |
3ª linha, nota si |
fá maior ou ré menor |
2b |
4º espaço, nota mi |
si bemol maior ou sol menor |
3b |
2º espaço, nota lá |
mi bemol maior ou dó menor |
4b |
4ª linha, nota ré |
lá bemol maior ou fá menor |
5b |
2ª linha, nota sol |
ré bemol maior ou si bemol menor |
6b |
3º espaço, nota dó |
sol bemol maior ou mi bemol menor |
7b |
1º espaço, nota fá |
dó bemol maior ou lá bemol menor |
Assim, fique atento, pois a armadura faz com que a nota seja alterada sempre que esta aparecer dentro da música. Se quisermos evitar que a armadura altere a nota precisamos colocar uma alteração (um bequadro, por exemplo) no lado da nota alterada pela armadura.
As alterações que aparecem no decorrer do trecho musical, sem constar da armadura, são consideradas alterações acidentais, e só atuam sobre notas de mesmo nome (qualquer lugar da pauta) localizadas dentro de um compasso, e depois do seu aparecimento.
Veja no pentagrama (pauta):
Tom de lá maior ou fá sustenido menor.
Completa, nas notas fá, dó, sol, ré, lá, mí, si.
Completa, nas notas si, mi, lá, ré, sol, dó, fá.
Lembre-se: Não havendo armadura alguma no início do pentagrama, a música estará ou em dó maior, ou em lá menor. Estes são os chamados tons naturais.
Quiálteras
Mudança na quantidade de nota que deveria ter no compasso. A mais usada é a de 3 colcheias valendo apenas 1 tempo. Veja:
Há uma colcheia a mais em cada grupo, originando uma quiáltera. |
Fermata
Sinal colocado sobre ou sob uma nota, fazendo com que se prolongue o som mais do que o tempo estabelecido. Como a fermata não indica o tempo do prolongamento do som, a execução fica por conta do intérprete. Entretanto, palavras como “longa” ou “curta” podem ser colocadas sobre a fermata, sinalizando maior ou menor sustentação do som.
A fermata sobre uma pausa é chamada de Suspensão.
Ritornello
São os 2 pontos colocados no final de um trecho musical, indicando que este deve ser executado duas vezes.
Diz respeito à velocidade com que a música é executada. É importante que você conheça os andamentos, pois são uma forma já padronizada.
Lentos |
Grave |
o mais lento |
Largo |
||
Larghetto |
pouco mais rápido que o largo |
|
Lento |
||
Adágio |
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Moderados |
Andante |
|
Andantino |
||
Moderato |
||
Rápidos |
Allegro |
rápido |
Allegretto |
||
Vivace |
||
Vivo |
||
Presto |
||
Prestíssimo |
o mais rápido |
Fonte: Publicado originalmente em http://www.geocities.com/musicospt/teoria/teoria.htm