por: Célio Murilo do Nascimento
Como já estudamos até aqui, encadeamento de acordes e composição de melodias à duas vozes, agora iremos começar a juntar estas duas partes e assim começar a compor pequenas peças para grupo de 6 ou 7 instrumentos.
Partiremos do seguinte:
1. Teremos sempre dada uma melodia cifrada, com a qual trabalharemos.
2. Efetuaremos a instrumentação (redução) com os seguintes passos:
a. Criação do Baixo.
b. Criação da harmonia intermediária partindo daquela linha mestra que aprendemos no início dos encadeamentos.
c. Dobraremos a melodia em 8ª e a partir dessa 8ª, criaremos a segunda voz, e lembre-se, buscando sempre 3ª, 6ª, 8ª e se possível 5ª.
É bom saber que devemos evitar que a melodia entre dentro das notas da harmonia, ou no máximo permitiremos que ela coincida com a 1ª voz do encadeamento.
Assim vejamos o que foi posto realizado passo a passo.
a)
b)
c)
d)
Entendendo a 2ª voz em relação à 1ª voz.
Assim construímos, a partir de uma melodia cifrada, uma peça composta para 7 instrumentos, ou partes.
Dentro dessa lógica, tente realizar pequenos arranjos (redução)com as seguintes melodias dadas:
Nota: Os editores do Música Sacra e Adoração agradecem ao internauta Ricardo Bittencourt pela informação sobre o autor deste curso.
Fonte: http://pt.scribd.com
Aula Anterior | Próxima Aula |