Teoria Musical

Aula 6 – Iniciação ao Arranjo, com Melodia a Duas Vozes Mais Harmonia

por: Célio Murilo do Nascimento

Como já estudamos até aqui, encadeamento de acordes e composição de melodias à duas vozes, agora iremos começar a juntar estas duas partes e assim começar a compor pequenas peças para grupo de 6 ou 7 instrumentos.

Partiremos do seguinte:

1. Teremos sempre dada uma melodia cifrada, com a qual trabalharemos.

2. Efetuaremos a instrumentação (redução) com os seguintes passos:

a. Criação do Baixo.

b. Criação da harmonia intermediária partindo daquela linha mestra que aprendemos no início dos encadeamentos.

c. Dobraremos a melodia em 8ª e a partir dessa 8ª, criaremos a segunda voz, e lembre-se, buscando sempre 3ª, 6ª, 8ª e se possível 5ª.

É bom saber que devemos evitar que a melodia entre dentro das notas da harmonia, ou no máximo permitiremos que ela coincida com a 1ª voz do encadeamento.

Assim vejamos o que foi posto realizado passo a passo.

a)

b)

c)

d)

Entendendo a 2ª voz em relação à 1ª voz.

Assim construímos, a partir de uma melodia cifrada, uma peça composta para 7 instrumentos, ou partes.

Dentro dessa lógica, tente realizar pequenos arranjos (redução)com as seguintes melodias dadas:


Nota: Os editores do Música Sacra e Adoração agradecem ao internauta Ricardo Bittencourt pela informação sobre o autor deste curso.


Fonte: http://pt.scribd.com


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