por: Célio Murilo do Nascimento
Pontos importantes:
A que se deixar bem claro que alguns intervalos tem efeito mais agradáveis que outros quando ouvimos uma melodia paralela a duas vozes, estes, por esta razão, devem ser preferidos como possibilidade para uma harmonização de uma melodia para dois instrumentos.
São eles, 3ª, 6ª, 8ª e eventualmente 5ª (precedida e seguida de um dos anteriores).
Deixemos bem claro que não se trata de harmonização de baixo e melodia, mas sim de uma melodia paralela à outra.
Ex:
O procedimento para se compor esta harmonização é o seguinte:
1. Dentro do que a cifra permita escolher um dos intervalos citados de forma que ele possa ser usado nas demais notas que estão sob a harmonia aquele acorde. Dê preferência para que todos as notas dentro de um determinado acorde figurem no mesmo intervalo.
Ex:
Melodia | ||
Melodia Harmonizada |
OU
Melodia Harmonizada |
Note que na primeira harmonização usou se 3ª no primeiro acorde, mas na segunda harmonização usou se 6ª. O mesmo ocorreu no compasso 2, onde primeiro se harmonizou com 3ª e depois com 6ª e 5ª.
Como foi dito quando não der para se manter o mesmo intervalo dentro de todo o acorde, pode se lançar mão do intervalo de 5ª.
Deve se evitar saltos muito altos nas duas vozes, quando a primeira fizer um salto muito alto deverá se compensar na segunda voz com salto menor ou movimento oblíquo/contrário.
Ex:
No 1º compasso a primeira voz fez um salto de 8ª porem a segunda efetuou um salto de 3ª, compensando se com um intervalo menor. Poderia ser um movimento oblíquo como:
Nota: Os editores do Música Sacra e Adoração agradecem ao internauta Ricardo Bittencourt pela informação sobre o autor deste curso.
Fonte: Scribd
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