Curso de Composição Musical – Movimento Harmônico

Neste tópico iremos estudar alguns tipos de preparação usuais para os acordes de uma determinada escala. A preparação amplia as possibilidades harmônicas e propicia o uso de uma harmonização interessante para as notas de passagem cromáticas, tanto no baixo quanto na melodia principal. (ver Notas Ornamentais).

Preparação da Tônica

  1. Preparação V7 – I (Cadência Perfeita):

  2. Preparação SubV7 – I (Substituto da Sétima da Dominante):

    O SubV7 (substituto da sétima da dominante) é um acorde encontrado sobre o segundo grau abaixado um tom acima do acorde que irá resolver.

  3. Preparação VII – I

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Preparação dos demais graus

  1. Dominante secundário:

    Os dominantes secundários são os dominantes dos demais graus diatônicos.

  2. Dominante auxiliar:

    São os dominantes dos Acordes de Empréstimo Modal (AEM).

  3. SubV7 secundário:

    É o substituto do quinto grau dos graus diatônicos. Resolve por movimento de meio tom para baixo.

  4. Resolução Deceptiva:

    É quando os acordes preparatórios (V7 e SubV7) não resolvem no acorde esperado, causando um efeito de surpresa. No exemplo seguinte a resolução esperada de B7 seria Em; C no caso é surpresa.

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