Curso de Composição Musical – Contraponto

Cantus Firmus (CF): É uma linha melódica composta de antemão, geralmente escrita com uma única figura rítmica, com uma extensão de oito a doze notas, que serve de base para o contraponto. O contraponto, que é a técnica de condução isolada de várias linhas melódicas soando ao mesmo tempo, pode assumir 5 formas distintas, divididas em cinco espécies diferentes.

  1. Contraponto de 1a. espécie: (nota contra nota) – Para cada nota do CF compõe-se uma nota em contraponto. Não podem haver dissonâncias. Ex:

    cp

  2. Contraponto de 2a. espécie: (2 notas contra 1) – Podem haver dissonâncias somente como notas de passagem. Ex:

    cp

  3. Contraponto de 3a. espécie: (4 notas contra 1) – Podem haver dissonâncias apenas como notas de passagem e bordaduras. Ex:

    cp

  4. Contraponto de 4a. espécie: (Contraponto sincopado) – Este contraponto é escrito sempre em contratempo com relação ao cantus firmus (CF). A duração das notas de ambas as melodias é sempre a mesma, porém sempre em defasagem. A técnica mais importante que se estuda no contraponto de 4a. espécie é o efeito de suspensão, onde a dissonância deve obedecer à um tratamento em 3 fases:

    cp

    1. Preparação: A dissonância é preparada como consonância no tempo anterior.
    2. Apresentação: A dissonância é apresentada.
    3. Resolução: A dissonância é resolvida com grau conjunto descendente em uma consonância imperfeita. (3a. ou 6a.). O modelo mais típico de resolução é a seguinte:

    É comum uma “cadeia de suspensões”, onde um dos três modelos acima é realizado em seqüência.

    cp

  5. Contraponto de 5a. espécie: (Contraponto Florido) – Nesta espécie misturam-se os procedimentos típicos de cada uma das espécies anteriores. Devem-se respeitar as diretrizes de cada espécie que está sendo utilizada. Ex.:

    cp


Harmonia

Movimento Harmônico

Melodia

Contraponto

Técnicas de Variação