Curso de Composição Musical – Melodia
Considerações sobre o fraseado
Fraseologia é o estudo da construção do discurso musical, suas articulações e ligações – enfim, o modo como se relacionam os diversos elementos de uma obra. A fraseologia estuda especialmente a construção melódica.
1 – Elementos Fraseológicos:
- Inciso: A menor unidade reconhecível de uma determinada obra musical. O inciso é incompleto em si mesmo, sendo utilizado como ponto de partida para construção de unidades mais extensas. O inciso também é chamado de célula ou motivo. Ex.:
- Semi-frase: (ou membro de frase): A concatenação de diferentes incisos. Ex.:
- Frase: A unidade básica da sintaxe musical – uma ideia musical completa que finaliza com uma cadência. A frase resulta da conexão de duas ou mais semi-frases. A frase pode ser:
- Conclusiva – quando termina com uma cadência conclusiva.
- Suspensiva – quando termina com uma cadência suspensiva.
As cadências conclusivas são aquelas que terminam no acorde de tônica; as cadências suspensivas terminam em outros acordes. Para fazer com que os motivos se desdobrem formando frases, utilizam-se as Técnicas de variação, como: transposição, inversão, expansão, etc.
- Período: A combinação de duas ou mais frases complementares. A segunda frase é ouvida como resposta à primeira.
- Frase antecedente – A primeira frase de um período.
- Frase conseqüente – A frase que serve de resposta.
2 – Reconhecimento dos Elementos Fraseológicos:
Para que se tenha uma compreensão mais presisa da fraseologia, é necessário que consigamos perceber claramente as articulações entre os diversos elementos fraseológicos: saber separar os incisos, as semi-frases, as frases, os períodos: Estas subdivisões na melodia podem ser realizadas mediante:
- Uso de pausa
- Nota longa
- Uso de fermata
- Mudança de direção do movimento melódico
- Salto melódico (geralmente na direção oposta a que a música vinha se movimentando)
- Repetição de nota
- Repetição de padrão melódico ou rítmico
- Mudança de padrão melódico ou rítmico
- Divisão pelo peso do compasso
- Excessão – Quando a nota que cai no tempo forte é estranha ao acorde (suspensão, apojatura, etc) e por isso deve resolver em uma nota do acorde:
Notas ornamentais são notas estranhas ao acorde que podem possuir tanto uma função melódica, como simplesmente ornamental.
- Nota de Passagem (np):
- Bordadura (b):
- Suspensão (retardo) (s):
- Apojatura (ap):
- Antecipação (an):
- Escapata (e):Não resolve por grau conjunto. (Salta).
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