Solfejo Aplicado ao Canto

por: Adriano Andrade

Sabemos que a arte de cantar exige muito de todos os cantores em geral, além de cuidar da nossa saúde bucal e também das cordas vocais, respiração que acredito seja a base de todo o processo de canto e técnicas com a dicção das palavras e articulação.

Solfejo: é arte de cantar os sons em forma de notas musicais dentro de sua afinação ou seja sua altura (definição própria). Quando você aplicar o estudo do solfejo nas nossas canções, hinos, as coisas acontecem com facilidade. Cantamos através de música, ou seja, partitura, lendo as notas musicais com seu valor e sua altura (afinação) exata. Fazendo assim ganhamos tempo e fugimos desta coisa que às vezes atrapalha, que é cantar as músicas decoradas.

Para se ter um bom solfejo é preciso estudar escalas no piano acompanhando com a voz nota por nota. Escalas: é a sucessão de 7 notas uma após a outra, da mais grave a mais aguda (ascendente) e vice- versa (descendente). Os sons musicais, ou seja, as notas das escalas, são: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si, que cantamos com a sua afinação correta seguida pelo o piano.

Quanto mais praticamos exercícios de escalas, mais conseguimos vencer as dificuldades de cantar afinado. É preciso muita dedicação.

Sempre que cantar antes faça um exercício de no mínimo 5 minutos, praticando as escalas, variando as formas e modelos para melhor assimilação; faça diferentes pronúncias de frases e silabas com as escalas.

Por exemplo: u…u…u…u…u , tátátátá, dádádadádá, iaiaiaia, i………a……i………..a. Crie outras formas, mas sempre respeitando as formas ascendentes e descendentes e nota por nota.

Espero que após você assimilar bem estas dicas e colocá-las em prática, você descubra a arte de cantar com toda a suas artimanhas. É preciso vencer as dificuldades; “não existe cantor desafinado, mas vozes mal trabalhadas”.

Pratique muito os exercícios de escalas, que com certeza você vai aprimorar muito sua maneira de cantar. Ser um cantor afinado é ser um adorador integrado com a obra de DEUS. Que sempre pensemos no melhor, porque Ele é merecedor!!! O segredo do solfejo está na disciplina e principalmente nas escalas.


Fonte: Vidanova Music