Saúde Vocal para Cantores – Parte 4

por: Ana Calvente

Produção Vocal

Neste 4º. e último artigo sobre Saúde Vocal vamos abordar pontos gerais que podem influenciar a produção vocal.

O primeiro ponto a destacar, é a importância de uma boa noite de sono para a voz (bem como para o corpo inteiro!). Dormir o suficiente para descansar! No geral, são recomendadas 8 horas de sono, mas isto pode ser variável, pense em quanto tempo você precisa para descansar! As condições do local em que você dorme também serão importantes: um bom colchão, um local arejado, sem poeira e silencioso.

Um dos problemas com o qual o cantor mais se depara é a situação de competição sonora. Cantar em locais fechados barulhentos e com pouco retorno, nos faz imediatamente aumentar o volume da voz para ser melhor entendido. Estas situações em que precisamos falar ou cantar com maior intensidade para suplantar o ruído ambiente levam a um esforço vocal que não será benéfico à voz. A competição sonora é uma situação bem corriqueira: conversamos no carro enquanto ouvimos música e os carros buzinam do lado de fora, conversamos durante shows e em boates, falamos no celular no ônibus ou no metrô. Devemos ter consciência que também nestes momentos estamos cometendo um grande abuso vocal e tentar evitá-los!

A tosse é um grande abuso para as cordas vocais. Quando tossimos, nossas pregas vocais se chocam com grande intensidade. Devemos consultar um médico especialista para tratar a tosse. Da mesma forma o pigarro promove um atrito entre as pregas vocais. O pigarro pode ser um vício, e geralmente não nos damos conta disto. A ingestão de líquidos é indicada para fluidificar o muco e tentar diminuir o incômodo.

A prática de exercícios físicos é importante para a saúde em geral. Contudo devemos tomar cuidado para não falar durante a atividade física porque isto gera um aumento do fechamento glótico. Atividades com movimento violento dos braços como tênis, vôlei, basquete, boxe, etc. que podem causar tensão na área do pescoço, tórax e ombros devem ser evitadas. Atividades com baixo impacto, alongamento, ioga, natação são indicadas para pessoas que usam sua voz profissionalmente.

O ar condicionado pode ressecar a mucosa do trato vocal porque o ambiente é resfriado através da diminuição da umidade do ar [*]. Aconselhamos a ingestão de água quando ficamos por muito tempo num local com ar condicionado. Devemos tomar cuidado com as mudanças bruscas de temperatura, que podem causar problemas inflamatórios, edemas na mucosa ou uma maior descarga de muco na laringe. O excesso de frio ou de calor pode ser prejudicial à sua voz. Se você sabe que vai passar por uma situação como esta, por exemplo, numa turnê, tente ter sempre uma opção de roupa mais quente, agasalhe bem a área do peito e pescoço, mas tenha também uma opção mais fresca, pois se a temperatura esquentar, o suor o fará ficar com a roupa molhada no corpo.

Lembre-se também que a produção da voz é feita com todo seu corpo e assim qualquer coisa que não esteja indo bem, tanto fisicamente quanto e emocionalmente pode afetar sua performance vocal.

Para manter sua voz saudável é preciso conhecê-la. Observe sua voz e verifique o que mais a afeta. Você agora já tem algumas informações que poderão ajudá-lo a prevenir eventuais problemas vocais!


Ana Calvente é fonoaudióloga e cantora.


Nota:

[*] Na verdade, a diminuição da umidade do ar é uma conseqüência do resfriamento do ar. No aparelho condicionador de ar, o ar é resfriado diretamente, ao passar por uma serpentina que gera frio da mesma forma que a geladeira doméstica. Ao ser resfriado, o ar se contrai e, ao se contrair, diminui a capacidade de reter umidade entre as suas moléculas. Esta umidade se condensa e é eliminada do aparelho na forma de água. Esta é a razão pela qual o ar condicionado é mais seco do que o normal. Assim, o correto seria dizer que “O ar condicionado pode ressecar a mucosa do trato vocal porque o ambiente é resfriado, causando a diminuição da umidade do ar.”

Um outro problema associado aos aparelhos condicionadores de ar é a falta de limpeza nos filtros, o que favorece a proliferação de bactérias e fungos, os quais podem causar irritação nas vias respiratórias e/ou desencadear crises de alergia. (Nota dos editores do Música Sacra e Adoração). (voltar)


Parte Anterior

Bibliografia