Saúde Vocal para Cantores – Parte 2

por: Ana Calvente

Os Efeitos de Fumo, Drogas, Álcool e Medicamentos

Na primeira parte deste artigo foram feitas algumas considerações sobre o que é saúde vocal e como você pode aprender a lidar com ela. Nesta 2ª parte comento aspectos que poderão influenciar sua saúde vocal.

Para que haja produção de voz, é preciso atuação da respiração, da fonação – produção sonora propriamente dita -, e da ampliação e articulação desses sons nas cavidades de ressonância. Qualquer fator que altere um desses componentes pode influenciar a voz. Nunca é demais lembrar que a saúde vocal está relacionada à saúde geral de um indivíduo. Por isso qualquer evento que atue sobre a saúde geral poderá trazer reflexos à saúde vocal.

Vamos começar com os óbvios. São aqueles que, via de regra, todos sabemos que fazem mal para a voz. Vamos, então explicar o porque, os efeitos de cada um sobre a voz:

O fumo é altamente prejudicial causando ressecamento do trato vocal (aparelho fonador) e irritação do trato respiratório. Rouquidão, tosse e até inflamação da laringe poderão aparecer e, muitas vezes o cantor pode perceber um agravamento do seu tom habitual. A mucosa laríngea tem em sua extensão pequenos cílios que ajudam a varrer o excesso de muco retido nas paredes da laringe. O fumo vai provocar uma diminuição dos movimentos ciliares acarretando não só o aumento da produção de muco como acúmulo desta secreção tendo como resultado o famoso pigarro do fumante.

O efeito das drogas também são parecidos com os do cigarro. Vamos falar aqui da maconha e cocaína, as mais usuais. Na maconha , além de todas as conseqüências já citadas, ocorre a inalação de inúmeras impurezas encontradas na erva, inclusive agrotóxicos e inseticidas, e um superaquecimento da região do trato vocal que se dá basicamente pela forma com que se fuma aumentando a pressão com os lábios. Em relação à voz e fala podemos perceber: imprecisão da articulação, alterações no ritmo e na fluência da fala, voz mais grave e, muitas vezes, dificuldade em manter a afinação. A cocaína é altamente irritativa às mucosas do nariz e da laringe. Pode apresentar alterações neurológica e cardiovasculares (vasoconstrição). Quanto às conseqüências podemos encontrar um endurecimento da articulação temporo-mandibular (a famosa “trava”, típica da cocaína) , voz mais aguda e hipernasal e a aceleração da fala.

O álcool também pode causar irritação de todo o trato vocal. Ele atua como vasodilatador alargando os pequenos vasos sanguíneos das pregas (cordas) vocais. O efeito percebido pode ser rouquidão e agravamento do tom de voz. O álcool também relaxa e produz um efeito anestesiante sobre nós. Sob essas circunstâncias o cantor poderá realizar, sem perceber, abuso vocal, realizando um esforço desnecessário, que será mascarado pelo efeito anestésico. É importante destacar também que a associação de cigarro + álcool é um dos maiores causadores do câncer de laringe e pulmão.

Outro fator que gostaria de chamar a sua atenção neste artigo é sobre o uso de medicamentos e sua relação com o uso da voz. Em primeiro lugar não use medicamentos sem consultar um medico, pois ele é o profissional competente para isto. O medicamento usado por um amigo, para um mesmo problema com sucesso, nem sempre terá o mesmo resultado em você. A Segunda coisa é que um medicamento que você está fazendo uso para um outro problema não relacionado necessariamente à voz, poderá ter alguma influência sobre sua voz, trazendo alguma modificação. Por exemplo, um remédio usado para dieta com diurético poderá trazer um grande ressecamento ao trato vocal pela perda excessiva de água , o uso de hormônios pode alterar a tonalidade da voz, etc. Diga sempre ao seu medico que é cantor e questione sobre possíveis implicações em sua voz.

Neste parte do artigo foram abordados os efeitos de fumo, drogas, álcool e remédios relacionados à saúde vocal. No próximo serão tratados aspectos sobre hidratação, alimentação , alergias e problemas gástricos relacionados à voz.


Ana Calvente é fonoaudióloga e cantora.


Parte Anterior

Próxima Parte