Higiene Vocal

Como manter a saúde do Sistema Fonatório

  1. Cantar/Falar requer gasto de energia, portanto cante/fale quando estiver em boas condições de saúde, a fim de não cometer esforços físicos.
  2. Use roupas confortáveis, que não apertem principalmente na garganta, peito, cintura e abdômen.
  3. Adote o hábito de beber água, principalmente quando souber que fará uso maior de sua voz.
  4. Aqueça e desaqueça a voz, antes e depois de usar a voz por muito tempo. O aquecimento trabalha a flexibilidade muscular, necessária para que a extensão vocal ocorra sem tensão. O desaquecimento é necessário para retornar à voz falada natural (sem projeção, laringe elevada, etc.).
  5. Ingira alimentos leves e de fácil digestão para evitar o refluxo gastroesofágico.
  6. Evite pastilhas refrescantes antes de cantar/falar. Estas geralmente têm efeito “anestésico” e você pode cometer abuso vocal sem se dar conta.
  7. Monitore sua voz; aprenda a ouvir sua qualidade vocal e a reconhecer suas sensações de tensão/esforço desnecessários.
  8. Procure evitar conversar em lugares ruidosos como: reuniões sociais, ruas muito movimentadas, dentro de carro em funcionamento, dentro do metrô, em danceterias ou shows de música, etc.
  9. Quando estiver em grupo (como em sala de aula, por exemplo), procure falar no centro do ambiente, para que a acústica do local se encarregue de propagar sua voz; assim, você estará poupando-se de um esforço desnecessário.
  10. Procure falar/cantar de forma tranqüila: respire adequadamente, pausadamente, procurando não esmagar a voz nem usar o “ar de reserva” durante uma conversa/canto.
  11. Evite pigarrear, pois este ato é extremamente agressivo para a mucosa da região.
  12. Quando for inevitável o uso prolongado de sua voz, procure contrabalançar, fazendo um repouso vocal de pelo menos 30 minutos, a fim de poupar a musculatura fonatória e irrigar as cordas (pregas) vocais.
  13. SEMPRE ESTEJA ATENTO À SUA RESPIRAÇÃO. Aprenda a descobrir as pistas que o seu corpo dá: Como ele está antes do relaxamento? Qual é a parte de seu corpo que mais demora a relaxar? Quais são os músculos que você retesa quando fica tenso? Como está sua respiração? Questione sempre! OBSERVE!
  14. NÃO USE DROGAS! O fumo irrita e altera a estrutura celular do aparelho fonatório; o álcool, além de ser considerado “droga pesada” pela O.M.S. (Organização Mundial de Saúde), tem um efeito anestésico e relaxante muscular que leva ao esforço e à fadiga vocal; outras drogas, como canabinóides ou alucinógenos, são ilegais e podem causar severos danos à saúde vocal (não apenas pelo efeito direto da ação do fármaco mas também pelas conseqüências da situação como um todo).

Autores:

M. Celina M. B. Mello

Eduardo Bernini

Fonoaudióloga

Maestro

CRFª 8437

OMB: 27.800