Curso de Canto Popular – Aula 07

Tipos de Canto

Existem dois tipos básicos de canto, com técnicas diferenciadas: o Lírico e o Popular.

O lírico, também chamado de Bel Canto, tem a voz como instrumento – o que emociona é o som, não tanto o texto. É o caminho da virtuose, como a ópera. Exige um esforço físico e emocional muito maior, são horas de treino para ter a voz em boas condições de cantar, há muito trabalho por trás de um cantor lírico, a impostação da voz é bem diferente do canto popular.

O popular, ao qual nos dirigimos neste curso, além do timbre e emoção, importa também o assunto, o sentido da mensagem e o modo como ela é passada (forma, melodia, o sentimento aliado à palavra). Por isso, ao escolher canções para seu repertório, procure ver se o que a letra está dizendo tem a ver com o que você pensa, ou se só está repetindo mecanicamente o que ouve. Isso é importante para você aliar emoção à palavra, para cantar de maneira mais integral, corpo e alma.

Procure a sua forma de cantar, que deve ser única, você pode ter cantores e cantoras como parâmetros mas nunca cantará igual a ninguém, pois para isso precisaria ter a mesma estrutura física e emocional que aquela pessoa. Impossível, certo?

Procure também os estilos que mais gosta. Estes estilos são muitos e variados, dentro da MPB mesmo há diversos estilos. Romântico, pop, rock, samba, blues, heavy, bossa, enfim, você pode cantar em português ou qualquer outra língua qualquer estilo. Invente, crie, pesquise. Procure ouvir muito, ver bons shows, não se atenha só ao que a mídia, como TV e rádio, lhe impõe, há muita música de qualidade excelente que não aparece na mídia.

Procure rádios alternativas e TVs educativas se quiser aprimorar seu conhecimento musical. Busque nos jornais de sua cidade os cadernos culturais, onde com certeza há indicações semanais de ótimos shows, e por fim procure em lojas de CD onde possa ouvir e escolher o quer levar.

Lembre-se que nenhum professor tem o poder de lhe transformar num cantor assim ou assado, ele é só um instrumento para lhe mostrar o caminho, mas o esforço maior para encontrá-lo é seu, pois só você pode saber o que realmente sua alma, mente e corpo necessitam. Se você prefere ser autodidata, recomendo que procure vídeos e livros sobre o assunto, além de ouvir muita música. A dica que posso dar é o livro da Clara Sandroni, “260 dicas para o cantor popular”. O curso pela Internet é limitado pois impede a demonstração, por isso você deve procurar um professor em sua cidade, para depois que aprender o básico, tentar sozinho.

Vamos falar um porquinho sobre os elementos básicos da canção, que é o casamento da música com a letra.

Os elementos que estruturam uma composição musical são a Melodia, a Harmonia e o Ritmo. Pode ser só instrumental ou com letra, habituamos a chamar esta última de canção.

Melodia é a sucessão ascendente e descendente de notas, a intervalos e alturas variáveis, formando um fraseado, de forma consecutiva. É o que faz a voz do cantor ou o solista do instrumento.

Harmonia é a sucessão de acordes combinados a partir da tonalidade da canção, que formam a base e a sustentação para a melodia. Acordes são conjuntos de notas combinadas tocadas simultaneamente. É aquilo que faz o violão, o piano, o acordeão, quando acompanham o melodista.

Ritmo é a sucessão regular de tempos fortes e fracos, cuja função é estruturar uma canção. A lei do ritmo baseia-se na divisão ordenada do tempo. As mais comuns são: compasso binário (2/4), ternário (3/4) e o quaternário 4/4.

Existem diversas outras combinações e só um estudo mais aprofundado de música nos dá esse conhecimento. Dadas as nossas limitações, falarei um pouquinho de cada um desses três, mais usados na nossa MPB.

O dois por quatro (2/4) tem o acento forte no primeiro tempo e fraco no segundo, e é muito usado nos sambas e algumas bossas.

O três por quatro(3/4) tem o primeiro tempo forte e os dois seguintes fracos, são as valsas, como por ex: Rosa, de Pixinguina, João e Maria, do Chico Buarque, Romaria, do Renato Teixeira, Coleção do Cassiano, etc.

O quatro por quatro (4/4) é o mais comum, se encontra na maioria das canções. Tem o primeiro acento forte, o segundo fraco, o terceiro meio forte e o quarto fraco. O andamento indica se o ritmo é rápido, lento ou médio. A intensidade, se é tocado ou cantado de maneira suave, mediana ou forte.

A letra tem muita importância na canção popular brasileira, e é bom se pensar na mensagem que está passando quando canta uma canção. A mensagem está na letra e na música, faça as suas escolhas conscientemente, o cantor também é um educador, certo? Já pensou nisso? O que você quer dizer para as pessoas a quem dirige o seu canto? Que emoção quer passar?


Aula anterior

Próxima aula

Escolher outra aula