Equalizadores II

por: David Distler

Respondida a função da equalização, vejamos alguns procedimentos para realizá-la de modo adequado a proporcionar a qualidade que buscamos.

Dissemos que o propósito da equalização era proporcionar um som amplificado que reproduzia fielmente a fonte original sem sobras ou faltas de freqüências.

O primeiro passo, portanto, é termos uma fonte original que seja uma referência segura e repetível com a qual mediremos o desempenho do nosso sistema de sonorização dentro do universo acústico em que nós o inserimos e ajustaremos o equalizador para que o som emitido pela caixa fique o mais próximo possível deste som original.

Como as variações que podem roubar a qualidade de reprodução do nosso sistema podem ocorrer desde os mais graves até os mais agudos, é interessante que a nossa referência abranja todas estas freqüências. O sinal que nos apresenta todas as freqüências, em intensidade igual por oitava, desde o mais grave até o extremo agudo é chamado de Ruído Rosa.

Portanto ao passarmos esse sinal de referência com sua característica linear de freqüências pelo nosso sistema de som o som, que sair das caixas deverá ser também linear, ou seja, apresentar o mesmo tanto de energia em cada uma das oitavas. Como isto acontece?

Alimentamos um CD com ruído rosa na entrada de um dos canais de nossa mesa, deixando todos os controles de equalização na posição meio-dia (zerados) o equalizador gráfico ou paramétrico com todos os seus controles também na posição neutra e tomando o devido cuidado com a estrutura de ganho para que o sinal não esteja sobrecarregando nenhum dos equipamentos na cadeia de sinal. O som amplificado é projetado pela/s caixa/s no ambiente, porém como saber se o que sai da caixa é uma reprodução fiel do ruído rosa apresentado na entrada da mesa?

Perceba que se faz necessário algum processo de comparação que seja objetivo e, se possível, mensurável com o qual poderemos ajustar o equalizador até que o som no ambiente seja fiel ao original.

O primeiro método, mais econômico, usará a sua principal ferramenta de trabalho como operador de som – o seu ouvido – para fazer esta comparação. Acrescido a um toca CD, uma caixa igual à do PA ou o melhor fone de ouvido que tiver ao seu alcance, você poderá fazer os ajustes iniciais com a gravação do ruído rosa. Como?

Ligue o fone de ouvido à saída de fone da mesa, escute o ruído rosa nele e busque aproximar o som que sai da caixa de PA àquele que você está escutando no fone. Lembre-se que haverá também a diferença de sonoridade causada pela distância entre você e a caixa e que esta reverberação deixará o som da caixa mais molhado, porém o seu alvo é buscar a igualdade das freqüências. No segundo caso você coloca uma caixa de som do mesmo modelo da caixa de PA a uns 2 ou 3 metros de onde está a mesa e escuta a caixa próxima com o ruído tentando desligando a seguir (ou alterando o controle de Pan da mesa se estiver no canal oposto à caixa do PA) até chegar com o som o mais parecido possível. A deficiência deste método está na possível má resposta da caixa que será mantida à medida que você acerta a equalização da caixa mais distante eliminando apenas as distorções impostas pela acústica da sala são ajustadas. Vale também a observação feita acima quanto à reverberação do ambiente.

Este processo deve sempre ser realizado com o mínimo de ruídos possíveis a menos que estes sejam constantes durante os cultos (por exemplo ventiladores) quando a equalização pode ajudar a superar sinais mascarados pelo ruído.

Mais preciso do que este primeiro método, é empregar-se um software analisador de espectro. Este nos apresenta um gráfico com a energia por oitava ou terço de oitava do sinal que é apresentado a uma das entradas da placa de áudio de um computador. Enquanto que nos primeiros métodos descritos acima dependia-se dos ouvidos como microfones e do cérebro para a análise, agora o analisador, um aplicativo que irá fazer as conversões por FFT, precisa de um microfone como ouvido. A colocação deste microfone bem como sua qualidade são os elementos mais importantes para o bom andamento da equalização.

O microfone deve ser, de preferência, um condensador por sua superior sensibilidade. Ele deve ter a resposta em freqüência mais plana possível e deve ser colocado a uma distância suficiente para a captar o som da caixa após os sons emitidos por seu falante e driver/s terem se combinado. Por outro lado, este microfone não deve ficar tão distante de modo que sons refletidos de superfícies próximas possam chegar à sua cápsula. Caso isto ocorra você acabará tentando corrigir anomalias que não existem nem na caixa nem no auditório como um todo, mas que representam apenas a conjuntura de somas e cancelamentos de freqüências criado pela chegada defasada da reflexão ou reflexões de superfícies próximas.

David B. Distler
A Fé vem pelo ouvir da Palavra


David B. Distler – Com mais de 20 anos de experiência, David, é consultor associado à Audio Engineering Society e à National Systems Contractors Association. David projeta sistemas de som, sonoriza eventos e tem ministrado cursos para centenas de operadores de som e músicos.


Fonte: Publicado originalmente em: http://www.proclaim.com.br/Artigo24.html