por: autor desconhecido [*]
Experiência realizada nos Estados Unidos representa uma importante ferramenta no incentivo a prática musical e pode ser considerada, além de uma novidade, uma oportunidade para as escolas de música e revendas brasileiras.
Em funcionamento nos Estados Unidos há 80 anos, a National Association of School Music Dealers (Associação Nacional dos Distribuidores Escolares de Música), exerce uma importante influência na disseminação da música entre as crianças e pessoas interessadas em aprender.
A associação consiste na união entre lojistas que se dedicam a servir o mercado musical escolar, principalmente por meio de programas de aluguel de instrumentos aos alunos das escolas de música e de ensino fundamental americanas que, por lei, são obrigadas a ter formação musical em sua grade escolar.
Com um processo bastante organizado, a escolha do instrumento sempre é decidida em um encontro que conta com a presença do aluno, pai, professor e um lojista associado, que age como um verdadeiro consultor, ajudando a montar o programa que será mais útil à criança.
Conseqüentemente, as crianças passam a contar com alternativas que facilitam o acesso à música e com a possibilidade de conhecer diversos instrumentos musicais.
Além disso, as lojas possuem um setor de assistência técnica que realiza uma revisão nos instrumentos que são devolvidos ou mesmo comprados como usados pela própria escola ou aluno, após o término do contrato de locação. Tudo para garantir a qualidade, proporcionar um aprendizado agradável e seguro para as crianças e um respaldo viável para as escolas.
Não é de conhecimento que esse tipo de atividade seja realizada no Brasil, mas seria interessante para as escolas de música tentarem usar essa ideia que acontece com sucesso em outro país e propor uma negociação parecida com as lojas onde geralmente compram instrumentos.
Sabe-se que algumas escolas de música são resistentes em investir na aquisição de instrumentos para o uso de seus alunos, essa poderia ser uma forma de começar a mudar essa cultura e melhorar o serviço prestado a um estudante de música.
Sabe-se também, que a maioria das revendas de instrumentos são tradicionais em suas formas de comercialização e não possuem esse tipo de serviço de aluguel, mas também fica aqui o compartilhamento de uma informação que, se trabalhada e adaptada, pode ser muito interessante para ampliar o negócio de uma loja e diversificar os serviços prestados aos clientes, como as escolas.
Muitas vezes, iniciativas como essa ou outras que surjam da união entre os participantes de um mercado específico se transformam em oportunidades de viabilizar progressos em negócios. Nesse caso de lojas e escolas de música, além desse progresso comercial, a iniciativa também pode se tornar uma das principais responsáveis por fortalecer a cultura musical de um País e acaba facilitando a abertura das portas para o surgimento de músicos.
[*] – Nota: Os editores do Música Sacra e Adoração não localizaram informações acerca do autor deste artigo. Qualquer contribuição acerca desta informação será bem-vinda.
Fonte: Weril