Ouvindo as Cores, Visualizando os Sons

por: Prof.Luiz Netto

Lendo o título acima alguém pode perguntar: não estaria este titulo equivocado? Bem, acho que não como logo verão neste artigo…Quando refletimos acerca dos fenômenos vibratórios e quais desses são detectados pelos seres humanos vemos que somos dotados de apenas alguns sentidos que detectam apenas alguns fenômenos que ocorrem na natureza. Miríades de outros fenômenos vibratórios permanecem desconhecidos por nossos sentidos.Certamente os sentidos que temos são aqueles mínimos necessários para manutenção, defesa e continuidade da nossa vida e que a natureza nos dotou.

Tudo o mais que o homem precisa ele constrói. Se não vemos com nossos olhos o esqueleto humano, o homem constrói máquina para isso. Se não enxergamos os astros a olho nu, construímos telescópios para isso. Se não vemos com nossos sentidos uma onda sonora ou eletromagnética que navega pelo espaço podemos visualizá-la através de um osciloscópio e assim poderíamos enumerar muitos outros dispositivos que funcionam como ferramentas extras ao corpo do homem. O mínimo do que precisamos está em nosso corpo. Assim a natureza nos construiu. E nos quedamos extasiados em estado de contemplação com tanta beleza e engenharia atrás de tudo isso, daí a constante busca do homem para encontrar e conhecer O Grande Arquiteto, buscar sua intimidade, procurar conhecer as leis pelas quais são regidos os fenômenos do universo. Homens inspirados tem dedicados suas vidas na busca de tudo entender, de tudo explicar, ao longo da linha de tempo da humanidade.

Percorrendo o espaço vibratório podemos ver que somos dotados de sentidos que nos permitem ouvir os sons do meio ambiente que estamos e que cobrem uma faixa média de 20 a 20.000 Hertz ou ciclos por segundo. Podemos sentir o Calor e podemos ver as Cores.

Quando estudamos a física do som, verificamos como os sons são percebidos pelos nossos ouvidos, com relação as suas frequências , suas intensidades e o timbre.Por causa das relações entre as frequências de áudio, podemos denominá-las em toda a extensão da faixa de audio sómente por sete nomes diferentes: Do, Re, Mi, Fa, Sol, La, Si.

Ainda em relação às frequências verificamos que a cada 12 intervalos de sons subsequêntes, ou 1 oitava, percebemos uma característica especial cada vez que uma dada frequência é o dobro da outra. A maneira como é organizada a escala musical temperada guarda um intervalo entre cada nota e sua subsequente que é igual em toda a escala. Esse valor é igual a 1,0594631, ou seja o quociente entre o valor da frequência de um som e a frequência do som imediatamente inferior, tem esse valor.

Vendo todo o espectro organizado matematicamente dessa maneira podemos formular a pergunta: – qual seria a relação entre as frequências da faixa auditiva humana e as frequências dos sinais eletromagnéticos que correspondem as cores? Assim poderíamos imaginar um virtuose concertista percorrendo o teclado de um piano e perguntar quais as cores que corresponderiam a cada nota musical tocada. Vou mostrar como isso realmente funciona e depois mostrarei os cálculos para chegar a essa conclusão.

As notas musicais relacionadas na tabela acima são as notas que quando tocadas a um piano, tem suas correspondentes frequências visíveis no espectro das cores. Assim ao tocar essas notas ou em outras oitavas que não as especificadas acima, poderíamos associar a um aparelho eletrônico que relacionasse o som com a cor correspondente e que assim poderiam nos fazer “OUVIR AS CORES”, proposta do nosso título, como já viram uma proposta figurativa.

Ao contemplar o espectro todo vemos como é interessante notar que inicialmente detectamos o áudio, passa-se uma larga faixa de frequências que não percebemos e logo bem distante das frequências de som, percebemos as cores graças aos três tipos de cones de nosso aparelho da visão , cada um deles responsável por um comprimento de onda, o vermelho, o verde, e o azul, cuja intensidade de cada um deles, arranjadas convenientemente , acaba por cobrir todo o espectro de cores, coadjuvados pelos bastonetes, responsáveis pelo brilho da cor, diga-se de passagem método este também utilizado pela televisão, mais um engenho construído pelo homem observando o que existe na natureza.

CÁLCULOS

Assim, aplicando estas fórmulas foi o meio que utilizamos para determinar quais as frequências da faixa de cores correspondem aos 12 intervalos das notas musicais, dados estes constantes da tabela no topo.


O Prof.Luiz Netto é graduado em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Ciências e Letras de Santo André – SP – Brasil


Retornar ao Índice