Afinação do Saxofone

por: Carlos Alberto de Alcântara Pereira

Depois de quase uma vida inteira tocando saxofone, aprendi uma lição a respeito de sua afinação que gostaria de compartilhar com quem está começando. Durante muito tempo realizei a afinação do meu instrumento apenas pelas notas agudas, mas, apesar de meu esforço, nunca conseguia achar os resultados suficientemente satisfatórios, pois as notas graves acabaram ficando muito mais baixas em relação as mais agudas. Resolvi, então, mudar de atitude, e começar a afinação pelas notas mais graves. Notei que o resultado era bem mais satisfatório, pois estas notas não sobem sua afinação, gerando maior facilidade para o controle das notas agudas através do diafragma.

Por exemplo, pode-se afinar o Mi, o Fá, e o Fá # com afinador, e depois controlar as outras notas superiores.

Um bom exercício, bastante simples, para ajudar na obtenção de uma boa afinação e de um som mais encorpado no saxofone, é assoprar o instrumento usando a pronúncia “RÔ”.

Não se incomode se, a princípio, seu fôlego não agüentar ir até o final do exercício. Com a prática, isso será possível. Mas lembre-se de que deve praticar sempre.

Outra dica: quanto mais lentamente você fizer o exercício, melhores os resultados. Além disso, é muito bom que antes de praticá-los com o instrumento, você o faça cantando as notas com a mesma pronúncia “RÔ”.

Use esta técnica no início de qualquer exercício. Você sentirá a diferença e a melhora. Outra técnica que funciona muito bem é tocar intervalos de 4ª e 5ª usando o afinador.

Atenção: Quando afinar o instrumento, note o posicionamento do diafragma, memorizando a altura que ele ficou.


Carlos Alberto de Alcântara Pereira é professor de saxofone


Fonte: Publicado na Revista Weril n.º 144