Bandas e Fanfarras: agógica, dinâmica e expressividade
por: Maestro Beto Barros
Agógica, termo introduzido por H. Reiman no seu Musicalische Dinamik und Agogik para descrever os desvios e alterações do tempo os quais são necessários para conferir sutileza e um maior interesse na frase musical; o termo é de origem greco-latina (segundo a enciclopédia Collins) e é usado para ressaltar todas as sutilezas da performance, criando agentes de vitalização através do uso inteligente do rubato, precipitações, ralentamento, interrupções, etc.
Inúmeros são os termos e expressões usados na música para caracterizar, definir, alterar, modificar ocasionalmente ou definitivamente os andamentos pré-estabelecidos. Vamos então achar o significado dos termos italianos em uso mais comum com explicações de suas respectivas abreviações. A língua italiana foi quase que exclusivamente usada como a linguagem para expressar as indicações necessárias, assim como a maneira da execução desejada pelo compositor, mas com a chegada do movimento romântico, muitas palavras foram substituídas para a língua mãe do compositor; no entanto o repertório clássico, exibe costumeiramente os termos em italiano e é considerado que os mesmos sejam bem versados nos seus significados e comumente usados com as abreviações e sinais, indispensável para uma adequada performance.
Gostaria ainda de aconselhar que neste campo fossem aprendidos todos os termos em italiano, alemão, inglês e francês, principalmente para os diretores e regentes de orquestras, bandas e fanfarras.
Os termos relacionados com a velocidade dos andamentos foram divididos em duas classes, ou seja, aquelas que denotam somente a velocidade do andamento como classe 1 e aqueles que denotam a maneira ou o caráter no qual o andamento deverá ser tocado como classe 2.
Classe 1
- Adagio – bem devagar (existe muitas divergências de opinião de qual seria o tempo mais devagar possível de adágio, Grave ou Largo, provavelmente na maioria dos casos este tempo situa-se entre o primeiro e o segundo nome)
- Lento – devagar
- Moderato – em tempo moderado
- Presto – rápido ou muito rápido
- Prestíssimo – o mais rápido possível
Classe 2
- Allegro – vivamente (ainda que preferivelmente rápido)
- Alegretto – um pouco menos vivamente (rápido) do que o allegro
- Andante – preferivelmente devagar, o andante sugere um tipo de movimento, um tanto quanto quieto e tranqüilo
- Andantino – um pouco menos devagar do que o andante
- Animato – animadamente (ainda que preferivelmente rápido)
- Grave – lento, de uma maneira grande, solene e austera
- Maestoso – um tempo lento e de caráter majestoso, suntuoso, grandioso, importante
- Vivace – muito vivamente, decididamente rápido
Resumo dos três tipos básicos de andamentos
- (a) Andamentos lentos
- (b) Andamentos moderados
- (c) Andamentos rápidos
As indicações de sinais de expressão referem-se normalmente ao tipo de termos que servem para reafirmar e melhorar, construir os andamentos, como também os vários níveis de volume e, sem os quais a interpretação perde um pouco do seu caráter, ou o que nós chamamos de alma.
A seguinte tabela nos mostra uma relação dos termos em italiano com as suas costumeiras abreviações e significados.
- Forte (f)- intensidade forte, vigoroso
- Fortissimo (ff) – vigorosíssimo, grande intensidade, muito forte
- Forte possibile (fff) – o mais forte possível
- Poco forte (poco f) – preferivelmente um pouco menos do que forte
- Mezzo forte (mf) – meio forte
- Sforzando (sf) – Sforzato (sfz, fz, > ^) –> esforçando, acentuando
- Tenuto (ten.) – sustentado (o valor inteiro da nota)
- Rinforzando (rinf., rfz) – reforçando, referindo-se normalmente a frases pequenas, que devem ser tocadas um pouco mais forte
- Forte piano (fp) – um forte repentino, seguido por um igualmente repentino piano
- Piano subito (p subito) – um repentino piano, seguindo uma passagem forte
- Piano (p) – fraca intensidade, suave, brando
- Pianissimo (pp) – bastante suave
- Piano possibile (ppp) – o mais brando e suave possível
- Mezzo piano (mp) – meio piano
- Crescendo (cresc.,
- Decrescendo (decresc., >) – decrescendo a intensidade do som
- Diminuedo (dim.) – Morendo (mor.) – Smorzando (smorz.) –> apagando-se, perdendo-se, morrendo
- Accelerando (accel.) – para acelerar gradualmente o andamento
- Stringendo (string.) – Affrettando (affrett.) – Ritenuto (rit.) – Ritardando (ritard.) – Rallentando (rall.) – Ritenente (riten.) –> para reprimir, retardar gradualmente o andamento
- Rubato (rub.)- literalmente “roubado”, andamento não vigoroso, flexível, maleável
- A tempo – retornar ao tempo original a partir da indicação
- Tempo primo (Tempo I mo) – retornar ao tempo do princípio
- Ad. Lib. (ad. lib.) – Ad libitum (lat.) e a piacere indicam que se deve executar à vontade e em liberdade o trecho em referência
- Al – indica onde se deve ir
- Alla – no estilo de:
- Alla breve – o andamento deverá ser executado o dobro mais rápido do que o indicado
- A Capella, Alla Capella – música vocal sem acompanhamento
- Allargando – alargando
- Al segno – para o sinal Amoroso – amorosamente
- A piacere – para ser tocado ao prazer do executante
- Appassionata – executando com paixão, ardentemente e inflamadamente
- Arco – com arco
- Arioso – no estilo vocal gracioso
- Arpeggio – tocar as notas do acorde não simultaneamente, mas numa sucessão horizontal
- Attaca – escrito normalmente entre movimentos e indica que não deve haver pausa
- Basso – baixo
- Brillante – com brilhantismo
- Brioso – com vigor
- Calando – decrescendo gradualmente com o tempo e o volume. O oposto a alargando
- Cantabile, cautando – no estilo cantado
- Coda – parte conclusiva de um movimento, indica também um certo ponto para onde se deve ir
- Col or colla, Colla parte – com a, tocar junto com determinada parte (colar)
- Colla voce – seguindo a parte da voz, similar a colla parte
- Commode – facilmente, comodamente, sem pressa
- Con – com
- Con amore – amorosamente
- Con anima – com alma
- Con dolore – dolorosamente, com pesar
- Con expressione – com expressividade
- Con energia – com energia
- Con fuoco – com fuogo
- Con grazia – graciosamente
- Con gusto – com gosto
- Con maesta – majestosamente
- Con moto – com movimento, rapidamente, prontamente
- Con passione – apaixonadamente
- Con sordini (sord.) – com surdina
- Con spirito – espirituosamente
- Con tenerezza – com ternura
- Da capo (D.C.) – repetindo do começo
- Dar segno (D.S.) – repetindo a partir do sinal
- Dolce – docemente
- Dolcissimo – o mais docemente possível
- Dolente, Doloroso – doloroso, penoso, angustiante
- E or ed – e
- Energice – energicamente
- E poi – e então
- Espressivo – com expressividade
- Fermata – sinal colocado sobre a nota ou pausa para sustentá-la até o corte do regente
- Feroce – com ferocidade
- Flebile – lamentosamente, tristemente, melancolicamente
- Furioso, furore – com fúria, impetuosamente
- Giocoso – brincalhão, alegremente
- Glissando – deslizar de uma nota para outra
- Grandioso – com grandeza, com dignidade
- Grazioso – graciosamente
- Impetuoso – com impetuosidade
- Incalzando – pressionando
- Intimo – intimamente, emocionadamente
- Lamentoso – lamentosamente
- Largamente – alargadamente
- Larghetto – um pouco menos do que o largo
- Legatto – ligado
- Leggieramente, leggiere – com leveza
- L’istesso – o mesmo
- L’istesso tempo – o mesmo tempo ainda que a unidade de compasso possa ser mudada
- Lunga pausa – pausa longa
- Lusingando – cuidadosamente
- Ma – mas
- Maggiore – maior
- Mano destra – mão direita
- Mano sinistra – mão esquerda
- Marcato – marcado com ênfase e precisão
- Martellato – martelado
- Mesto – pensativamente, de uma maneira triste
- Mezza voce – com força contida, restrita
- Mezze – mais, metade
- Non – não
- Non legatto – não ligado, não conectado
- Non tanto – não tanto
- Parlante – de uma maneira como se estivesse falando
- Pastorale – no estilo pastoral
- Pesante – pesadamente
- Piacevole – agradavelmente, convincentemente, com paixão
- Piangevole – lamentosamente, melancolicamente
- Poco a poco – pouco a pouco
- Poi – então
- Pomposo – pomposidade
- Precipitoso – precipitadamente
- Repetizione – repetição
- Risoluto – resolutamente
- Scherzando – brincando, com humor
- Secco – seco, curto
- Segue – segue-se
- Semplice – simples
- Sempre – sempre, continuadamente
- Senza – sem
- Serioso – com seriedade
- Simile – de uma maneira igual
- Slentando – com afrouxamento, folga
- Soave – suavemente
- Solo – solo, para ser tocado por uma pessoa somente
- Sostenuto – sustentado: se usado no sentido de andamento no início do movimento, ele implica num tempo lento, devagar. Em outro sentido seria referente a um fraseado cantado, sustentado e sem pressa.
- Sotto voce – de uma maneira contida, moderada
- Stacato – curto, destacado, o oposto do legato
- Strepitoso – barulhento, turbulento, tempestuoso
- Stretto – fechado, estreito (parte da fuga)
- Stringere – apertando, acrescentando tensão e usualmente acelerando o tempo
- Subito – imediatamente
- Tacet – indica que uma determinada parte é silente, pausa
- Tanto – tanto, muito
- Tema – o tema ou o assunto, a melodia
Teneramente – com ternura (ternamente) - Tenuto – manter o valor total
- Tosto – rápido
Tranquillo – tranqüilamente - Troppo – muito, bastante
- Tutti – todos, o contrário de Solo
Veloce – rapidamente - Vivo – com vivacidade
- Volta – tempo
Alguns termos usados para acelerar, modificar ou intensificar os andamentos:
- Assai – bastante (ex.: allegro assai – bem vivamente)
- Molto – muito (ex.: allegro molto – muito vivamente)
- Meno – menos (ex.: meno mosso – menos movimento)
- Piu – mais (ex.: piu mosso – mais movimentado)
- Un poco – pouco (ex.: un poco ritenuto) – um pouco mais devagar)
- Quasi – quase (ex.: andante quase allegreto – um pouco mais que andante)
- Non troppo – não tanto (ex.: adágio ma non troppo – não tão lento)
O Maestro Beto Barros dirige sua própria empresa de produções artísticas e culturais.
Fonte: Publicado na Revista Weril n.º 144