A Embocadura no Trombone de Vara

por: Paulo Lacerda

Embocadura Focalizada

Dentre os diversos tipos de embocadura, a focalizada (ver desenho) é a que considero menos nociva, pois é a que melhor direciona o ar através do tubo do amplificador trombone, sem apertar ou mesmo pressionar o bocal contra os lábios superior e inferior.

Com uma embocadura focalizada, poderemos melhor atingir todas as regiões do amplificador trombone, sem que ocorram mudanças exageradas ou bruscas da fôrma labial entre as regiões subgraves, graves, médias, agudas e superagudas. Assim o instrumentista/ trombonista poderá obter uma maior resistência e controle dos pequenos movimentos exigidos para os intervalos das regiões.

Uma Embocadura Saudável

Para o trombonista, os dois pontos mais importantes no processo de aprendizagem são o ar e a embocadura. Se o iniciante conseguir superar estes obstáculos logo nos dois primeiros anos de estudos, terá encontrado a solução adequada para a realização da tarefa principal, que é fazer música através do amplificador trombone. Minha experiência através dos anos me mostrou que o começo de qualquer aprendizado é sempre muito importante ­ no nosso caso o trombone de vara.

Muitas vezes iniciamos o estudo de forma desfavorável e isso pode nos acarretar empecilhos para a nossa carreira. Por isso, o estudante deve procurar um professor reconhecido, para que o mesmo possa orientá-lo nos primeiros anos do aprendizado.

É sempre bom lembrar que a presença do bom professor torna-se fator de decisão para a carreira profissional ou amadora. O fato de às vezes sermos amadores não significa tocar mal, mas sim não receber cachês como alguém que viva daquela profissão.

Enfim, espero que todos possam ter mais uma informação adequada sobre este tópico, tão vital para nós trombonistas.

Exercícios Recomendados

Natação e Yoga, sempre sob orientação de um professor capacitado.

Bibliografia:

Gagliardi, Gilberto – Coletânea de exercícios diários para Trombone; Direitos reservados para o autor.
Gagliardi, Gilberto – Método para Trombone Tenor; Direitos reservados para o autor.
Gagliardi, Gilberto – Método para Trombone Baixo; Direitos reservados para o autor.
Lafosse – Méthode complète de Trombone, três vols, Editora Alphonse Leduc.
Derbolowisky, Udo – Respirar Direito; Editora Ediouro.


Paulo Lacerda é professor da Escola de Música da UFMG, presidente da Associação Brasileira de Trombonistas e artista Weril.


Fonte: Publicado na Revista Weril n.º 137