As Primeiras Notas Musicais na Clarineta

por: W. Hipólito da Silva

Durante alguns anos convivendo com o ensino da clarineta para crianças e adolescentes, observei que existe uma certa dificuldade dos alunos no primeiro contato com este instrumento e a produção do som.

Isso acontece porque o aluno, ao se deparar com a complexidade desse instrumento musical (composto por palheta, boquilha, barrilete, corpo menor, corpo maior, chaves de acionamento, orifícios e campana), pressupõe encontrar dificuldades em aprender a tocá-lo, o que não corresponde à realidade.

É preciso então alertar o candidato a instrumentista para alguns pontos, lembrando que:

– O mecanismo evoluiu para a forma tal conhecemos hoje exatamente para ajudar e facilitar a execução das escalas musicais.
– Apesar de ser muito comum o iniciante acreditar que, para tocar as primeiras notas musicais será necessário fechar todas as aberturas e chaves, esse não é o caminho indicado.
– A falta de familiaridade das mãos com o instrumento e a pequena abertura entre os dedos da criança não favorecem um bom desempenho aos iniciantes.

Para não correr o risco de perder um futuro clarinetista, aqui vão algumas dicas para um bom início de aprendizado.

Monte o instrumento com atenção, observe o encaixe do corpo inferior com o corpo superior, evite remontar as chaves de ligação dos dois corpos, pois caso isso aconteça bloqueará o som.

Utilize preferencialmente palheta de nº 1.1/2 para iniciantes, por ser mais flexível.

O instrumento deve ser colocado na boca, firmando- se com os dentes incisivos superiores a parte superior da boquilha e dobrando-se um pouco o lábio inferior sobre os incisivos inferiores. Dessa maneira, será formada uma espécie de acolchoado, que protegerá a palheta e permitirá que ela vibre ao receber a pressão do ar enviada. Isso feito, o instrumento deve ser soprado sem se acionar qualquer mecanismo; tentando- se pronunciar a sílaba “TU”. A nota tocada será SOL. Para melhor desempenho, repita o exercício várias vezes.

Em seguida, feche o orifício na parte inferior junto ao registro com o dedo polegar esquerdo e sopre no instrumento novamente, tentando pronunciar a sílaba “TU”. A nota tocada será FA.

Continue com o dedo polegar preso sobre a “abertura” inferior, vedando o orifício; faça o mesmo movimento com o indicador esquerdo, no primeiro orifício superior. A resposta obtida será a nota MI.

Mantenha o exercício anterior, acrescente o dedo anular no segundo orifício, e a nota será RE.

Finalizando as primeiras notas, mantenha o exercício anterior e acrescente o dedo médio sobre o terceiro orifício, para obter a nota DO.

Vale ressaltar que para atingir uma boa embocadura e o controle completo pela boca e língua da boquilha, o aluno deve tomar os devidos cuidados:

– Controlar a pressão do ar emitido na boquiha;
– Tocar a língua levemente na palheta a cada execução de notas;
– Ter delicadeza e leveza na sonoridade.

Bibliografia:

– H.Klosé. Celebrated Method for the Clarinet, by Cark Fuscher Inc. 1971, New York. USA.
– Pecci, Domingos.Método para Clarineta e Saxofone Ed. Bandeirante Musical Ltda, 1965, São Paulo, Brasil.


W. Hipólito da Silva é professor da Escola Cromática Music Center, em Sales, e do Conservatório Musical Strauss, na cidade de Urupês, ambas no interior de São Paulo


Fonte: Publicado na Revista Weril n.º 140