A Linguagem da Música é Realmente Universal

por: Thomas Fritz, Stefan Koelsch e outros

Africanos nativos, que nunca ouviram rádio conseguiram reconhecer as emoções de alegria, tristeza e medo na música ocidental, de acordo com um novo estudo publicado em Current Biology. O trabalho demonstra que a expressão destas três das emoções básicas na música podem ser reconhecidas de forma universal, segundo os autores.

Estas descobertas podem explicar por que a música ocidental é tão bem sucedida na distribuição de música global, mesmo para culturas musicais que não enfatizam tão fortemente as expressões emocionais em sua música, diz Thomas Fritz, do Instituto Max Planck para Ciências Humanas Cognitivas e Cerebrais.

A expressão de emoções é uma característica básica da música ocidental, e a capacidade da música para traduzir as expressões emocionais é com frequencia considerada como um pré-requisito para a sua apreciação nas culturas ocidentais, explicam os pesquisadores. Em outras tradições musicais, contudo, a música é frequentemente apreciada por outras qualidades, tais como coordenação do grupo em rituais.

Neste novo estudo, Fritz, Stefan Koelsch e seus colegas desejavam descobrir se os aspectos emocionais da música ocidental poderiam ser apreciados por pessoas que nunca tivessem sido expostas anteriormente a ela. Os pesquisadores informaram que estudos anteriores haviam feito perguntas similares a pessoas com pouca experiência em uma forma musical particular, por exemplo, ocidentais ouvindo música hindu. Mas, para compreender os aspectos universais da música é necessário que os participantes sejam completamente inocentes com relação à música ocidental.

Fritz utilizou pessoas do povo Mafa, um dos 250 grupos étnicos dos Camarões. Ele viajou ao extremo norte das montanhas Mandara, onde este povo vive, com um computador portátil e um coletor de energia solar em sua mochila.

Seus estudos demonstraram que tanto ouvintes ocidentais quanto ouvintes do povo Mafa, que nunca haviam ouvido música ocidental, conseguiam reconhecer as expressões emocionais de alegria, tristeza, ou medo mais frequentemente do que seria seria esperado em respostas aleatórias. Porém, eles relatam que as pessoas do povo Mafa demonstraram uma variação considerável em seus resultados, com dois deles, entre vinte e um participantes, tendo resultados do mesmo nível de respostas aleatórias.

Os dois grupos utilizaram-se de características semelhantes para fazer este reconhecimento; tanto os Mafas quanto os ocidentais utilizaram informações temporais e de modo para decidirem a expressão emocional, embora este padrão fosse mais acentuado nos ouvintes ocidentais.

Ao manipular a música, os pesquisadores também descobriram que tanto os ouvintes ocidentais quanto os africanos achavam a música original mais agradável do que as versões alteradas. Esta preferência provavelmente pode ser explicada pela dissonância sensorial amplificada nas melodias manipuladas.

“Concluindo”, os pesquisadores escreveram, ” os ouvintes, tanto do povo Mafa quanto os ocidentais, demonstraram uma capacidade para reconhecer as três expressões emocionais básicas testadas neste estudo de música ocidental, acima do nível de respostas aleatórias. Isto indica que as estas expressões musicais, traduzidas por trechos de música ocidental podem ser reconhecidos universalmente, de maneira análoga ao reconhecimento universal das emoções humanas em expressões faciais e na prosódia emocional.” Prosódia se refere ao ritmo, ênfase e entonação da fala.


Referência de pesquisa:

Thomas Fritz, Sebastian Jentschke, Nathalie Gosselin, Daniela Sammler, Isabelle Peretz, Robert Turner, Angela D. Friederici, Stefan Koelsch – Universal Recognition of Three Basic Emotions in Music. Current Biology, 2009; DOI: 10.1016/j.cub.2009.02.058


Fonte: Publicado originalmente em http://www.sciencedaily.com/releases/2009/03/090319132909.htm