Malefícios do Som Alto – Parte II: Perdas Auditivas

por: Fernando A. B. Pinheiro

Continuando a reportagem do jornal A Gazeta, de 24 de Setembro de 2006, o texto passa agora a tratar de perdas auditivas.

“Alto e bom som leva à perda auditiva – Mal pode atingir quem freqüenta boates, ouve música alta, cantores e pessoas que trabalham sem proteção.

As pessoas que apreciam música em “alto e bom som” são aquelas mais sujeitas a perdas auditivas, além dos profissionais que convivem, sem proteção auricular, em ambientes com níveis de decibéis elevados. A constatação vem dos consultórios médicos.

De acordo com o médico (…) músicos, freqüentadores de boates, apreciadores de MP3 (e outros aparelhos com fones) e de carros com aparelhagem de som de alta potência, além de cantores são, entre os jovens, os que mais têm apresentado perdas auditivas precoces e que, por isso, procuram tratamento médico.

Segundo o especialista, todo ruído acima de 80 decibéis, independente do tempo em que a pessoa fica exposta, é prejudicial à saúde. No entanto, algumas delas se mostram mais sensíveis aos ruídos do que outras.

Para o médico, o excesso de barulho é um problema da pós modernidade. “Os ruídos da natureza não ultrapassam o limite de 80 decibéis. O problema tem sido o que a nossa civilização provocou”, disse.

O médico alerta, nesse caso, que é preciso cuidados com a audição para evitar os danos, a maioria irreversível. Para eles, os jovens que utilizam aparelhos com fones, ou seja, MP3 e similares, devem maneirar na exposição ao som, que chega sem qualquer tipo de proteção ao interior dos ouvidos. “Mesmo que esteja num volume baixo, utilizar os fones por mais de 4 horas por dia causa danos”.

Para os que sentem algum tipo de sintoma, como não entender a conversa com um amigo ou precisar aumentar o som da TV, o ideal é realizar o exame de audiometria para verificar os danos já sofridos.

Além disso, a recomendação é reduzir os barulhos domésticos e, no caso dos trabalhadores, usar os equipamentos de segurança individual.”

Sintomas que indicam perda auditiva

1) Se, ao longo de uma conversa, você precisa perguntar várias vezes o que a pessoa está dizendo, pode indicar o início de uma perda auditiva.
(…)
3) Dificuldade em se comunicar bem ao telefone
4) Necessidade de aumentar o volume do rádio ou da televisão
5) Zumbido constante
6) Vertigem (tontura)
7) Necessidade de falar alto

Graus de perda auditiva

A) LEVE – Quando a pessoa escuta, mas não entende a voz fraca
B) MODERADA – Quando a pessoa escuta, mas apresenta dificuldades de entendimento em ambientes ruidosos
C) SEVERO – Quando a pessoa escuta somente com a ajuda do aparelho auditivo.
D) PROFUNDO – Quando a pessoa não escuta, nem mesmo com aparelho auditivo.


Fonte: Som ao Vivo